Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Diabetes gestacional
Vídeo: Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é um alto nível de açúcar no sangue (glicose) que começa ou é diagnosticado pela primeira vez durante a gravidez.

Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina faça seu trabalho. Quando isso acontece, o nível de glicose pode aumentar no sangue de uma mulher grávida.

Você corre maior risco de desenvolver diabetes gestacional se:

  • Ter mais de 25 anos quando estiver grávida
  • Venha de um grupo étnico de alto risco, como latino, afro-americano, nativo americano, asiático ou das ilhas do Pacífico
  • Ter um histórico familiar de diabetes
  • Deu à luz um bebê que pesava mais de 4 kg ou tinha um defeito de nascença
  • Tem pressão alta
  • Ter muito líquido amniótico
  • Teve um aborto inexplicável ou natimorto
  • Estava acima do peso antes da gravidez
  • Ganhar muito peso durante a gravidez
  • Tem síndrome do ovário policístico

Na maioria das vezes, não há sintomas. O diagnóstico é feito durante uma triagem pré-natal de rotina.

Sintomas leves, como aumento da sede ou tremores, podem estar presentes. Esses sintomas geralmente não são fatais para a mulher grávida.


Outros sintomas podem incluir:

  • Visão embaçada
  • Fadiga
  • Infecções frequentes, incluindo as da bexiga, vagina e pele
  • Sede aumentada
  • Aumento da micção

O diabetes gestacional geralmente começa na metade da gravidez. Todas as mulheres grávidas devem fazer um teste oral de tolerância à glicose (teste de desafio de glicose) entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez para verificar a condição. Mulheres com fatores de risco para diabetes gestacional podem fazer este teste no início da gravidez.

Depois de ser diagnosticado com diabetes gestacional, você pode ver como está indo, testando seu nível de glicose em casa. A forma mais comum envolve picar o dedo e colocar uma gota de sangue em uma máquina que fará a leitura da glicose.

Os objetivos do tratamento são manter o nível de açúcar no sangue (glicose) dentro dos limites normais durante a gravidez e garantir que o bebê em crescimento seja saudável.

CUIDANDO DO SEU BEBÊ

Seu médico deve examinar cuidadosamente você e seu bebê durante a gravidez. O monitoramento fetal verificará o tamanho e a saúde do feto.


Um teste sem estresse é um teste muito simples e indolor para você e seu bebê.

  • Uma máquina que ouve e exibe os batimentos cardíacos do seu bebê (monitor fetal eletrônico) é colocada em seu abdômen.
  • Seu provedor pode comparar o padrão de batimentos cardíacos do seu bebê com os movimentos e descobrir se o bebê está bem.

Se você toma remédios para controlar o diabetes, talvez precise ser monitorado com mais frequência no final da gravidez.

DIETA E EXERCÍCIO

Em muitos casos, comer alimentos saudáveis, manter-se ativo e controlar o peso é tudo o que você precisa para tratar o diabetes gestacional.

A melhor maneira de melhorar sua dieta é comer uma variedade de alimentos saudáveis. Você deve aprender a ler os rótulos dos alimentos e verificá-los ao tomar decisões alimentares. Fale com o seu provedor se você for vegetariano ou estiver em outra dieta especial.

Em geral, quando você tem diabetes gestacional, sua dieta deve:

  • Seja moderado em gordura e proteína
  • Fornece carboidratos por meio de alimentos que incluem frutas, vegetais e carboidratos complexos (como pão, cereais, massas e arroz)
  • Ter baixo consumo de alimentos que contenham muito açúcar, como refrigerantes, sucos de frutas e doces

Converse com seu provedor sobre as atividades físicas certas para você. Exercícios de baixo impacto, como natação, caminhada rápida ou uso de aparelho elíptico são maneiras seguras de controlar o açúcar no sangue e o peso.


Se o controle da dieta e os exercícios não controlam o açúcar no sangue, podem ser prescritos remédios para diabetes ou terapia com insulina.

Existem muitos riscos de se ter diabetes durante a gravidez quando o açúcar no sangue não está bem controlado. Com um bom controle, a maioria das gestações tem bons resultados.

Mulheres grávidas com diabetes gestacional tendem a ter bebês maiores ao nascer. Isso pode aumentar a chance de problemas no momento da entrega, incluindo:

  • Lesão de parto (trauma) devido ao grande tamanho do bebê
  • Entrega por cesariana

É mais provável que seu bebê tenha períodos de baixo açúcar no sangue (hipoglicemia) durante os primeiros dias de vida e pode precisar ser monitorado em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por alguns dias.

Mães com diabetes gestacional apresentam risco aumentado de hipertensão durante a gravidez e risco aumentado de parto prematuro. Mães com glicemia gravemente descontrolada apresentam maior risco de natimortalidade.

Depois da entrega:

  • Seu nível alto de açúcar no sangue (glicose) geralmente volta ao normal.
  • Você deve ser seguido de perto quanto a sinais de diabetes nos próximos 5 a 10 anos após o parto.

Entre em contato com o seu provedor se estiver grávida e tiver sintomas de diabetes.

O cuidado pré-natal precoce e a realização de exames regulares ajudam a melhorar sua saúde e a de seu bebê. Fazer o rastreamento pré-natal entre 24 e 28 semanas de gravidez ajudará a detectar o diabetes gestacional precocemente.

Se você estiver acima do peso, obter seu peso dentro da faixa normal do índice de massa corporal (IMC) diminuirá o risco de diabetes gestacional.

Intolerância à glicose durante a gravidez

  • Pâncreas
  • Diabetes gestacional

American Diabetes Association. 14. Manejo do diabetes na gravidez: padrões de cuidados médicos no diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S183-S192. PMID: 31862757 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862757/.

Landon MB, Catalano PM, Gabbe SG. Diabetes mellitus complicando a gravidez. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 45.

Metzger BE. Diabetes mellitus e gravidez. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 45.

Moyer VA; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para diabetes mellitus gestacional: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2014; 160 (6): 414-420. PMID: 24424622 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24424622/.

Posts Interessantes

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

Um e tudo recente publicado na revi ta Fi iologia Aplicada, Nutrição e Metaboli mo ugere que a mulhere têm maior re i tência mu cular do que o homen .O e tudo foi pequeno - te tou ...
Dormir com sono é bom para sua saúde?

Dormir com sono é bom para sua saúde?

e o eu padrão típico de ono con i te em exercício matinai durante a emana e happy hour que vão um pouco tarde demai , eguido por fin de emana pa ado ​​na cama até o meio-dia,...