Overdose de flúor
O flúor é um produto químico comumente usado para prevenir a cárie dentária. A overdose de flúor ocorre quando alguém ingere mais do que a quantidade normal ou recomendada dessa substância. Isso pode ser acidental ou propositalmente.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está tendo uma overdose, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente pelo telefone nacional gratuito Poison Help (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O flúor pode ser prejudicial em grandes quantidades. A exposição aguda a quantidades perigosas de flúor é rara e geralmente ocorre em crianças pequenas.
O flúor é encontrado em muitos produtos de venda livre e com receita, incluindo:
- Certos enxaguatórios bucais e cremes dentais
- Certas vitaminas (Tri-Vi-Flor, Poly-Vi-Flor, Vi-Daylin F)
- Água que tem flúor adicionado a ela
- Fluoreto de sódio líquido e comprimidos
O flúor também pode ser encontrado em outros utensílios domésticos, incluindo:
- Creme ácido (também chamado de creme ácido, usado para gravar desenhos em copos)
- Pó de Barata
Outros produtos também podem conter flúor.
Os sintomas de uma overdose de flúor incluem:
- Dor abdominal
- Gosto anormal na boca (gosto salgado ou ensaboado)
- Diarréia
- Babando
- Irritação nos olhos (se entrar em contato com os olhos)
- Dor de cabeça
- Níveis anormais de cálcio e potássio no sangue
- Batimento cardíaco irregular ou lento
- Parada cardíaca (em casos graves)
- Nausea e vomito
- Respiração superficial
- Tremores (movimentos rítmicos)
- Fraqueza
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa (por exemplo, a pessoa está acordada ou alerta?)
- Nome do produto (ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
Peça ajuda mesmo se você não souber essas informações.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Remédios para tratar os sintomas
- Cálcio ou leite
- Laxante
- Suporte respiratório, incluindo um tubo através da boca até os pulmões e conectado a uma máquina de respiração (ventilador)
Os testes e tratamentos acima são mais prováveis de serem feitos se alguém tomar uma overdose de flúor em produtos domésticos, como ácido fluorídrico no removedor de ferrugem. É menos provável que sejam feitas para uma overdose de flúor de pasta de dente e outros produtos de saúde.
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de flúor ingerida e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido uma pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
A quantidade de flúor na pasta de dente geralmente não é engolida em quantidade suficiente para causar danos.
Aronson JK. Sais de flúor e derivados. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 366-367.
Levine MD. Lesões químicas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 57.