Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 15 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como eu uso propafenona!
Vídeo: Como eu uso propafenona!

Contente

Em estudos clínicos, pessoas que tiveram um ataque cardíaco recentemente e tomaram certos medicamentos para batimentos cardíacos irregulares semelhantes à propafenona tinham maior probabilidade de morrer do que pessoas que não tomaram nenhum dos medicamentos. A propafenona também pode causar batimentos cardíacos irregulares com risco de vida e aumentar o risco de morte em alguns pacientes. Informe o seu médico se você teve um ataque cardíaco nos últimos dois anos ou se tem uma doença cardíaca.

Devido aos riscos de tomar propafenona, ela deve ser usada apenas para tratar batimentos cardíacos irregulares com risco de vida. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar propafenona.

Seu médico pode examiná-lo e pode solicitar alguns testes de laboratório e testes de eletrocardiograma (EKG) para verificar a resposta do seu corpo à propafenona. Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.

A propafenona é usada para tratar a arritmia (batimento cardíaco irregular) e para manter uma frequência cardíaca normal. A propafenona está em uma classe de medicamentos chamados antiarrítmicos. Ele age agindo no músculo cardíaco para melhorar o ritmo do coração.


A propafenona é apresentada na forma de comprimido e cápsula de liberação prolongada (ação prolongada) para administração oral. O comprimido é geralmente tomado três vezes ao dia, uma vez a cada 8 horas. A cápsula de liberação prolongada é geralmente tomada duas vezes ao dia, uma vez a cada 12 horas, com ou sem alimentos. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome propafenona exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Engula as cápsulas inteiras; não esmague ou abra as cápsulas, nem divida o conteúdo de uma cápsula em mais de uma dose.

Você pode começar a tomar propafenona em um hospital para que seu médico possa monitorá-lo cuidadosamente enquanto seu corpo se acostuma com a medicação. O seu médico pode começar com uma dose baixa de propafenona e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez a cada 5 dias.

A propafenona pode controlar o batimento cardíaco irregular, mas não o cura. Continue a tomar propafenona mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar propafenona sem falar com seu médico. O seu batimento cardíaco pode tornar-se irregular se parar repentinamente de tomar propafenona.


Este medicamento não deve ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar propafenona,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à propafenona, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou cápsulas de liberação prolongada de propafenona. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin); certos antibióticos, tais como azitromicina (Zithromax), claritromicina (Biaxin, em Prevpac) e eritromicina (E.E.S., outros); anti-histamínicos; beta-bloqueadores, tais como atenolol (Tenormin), carteolol (Cartrol), labetalol (Normodyne, Trandate), metoprolol (Lopressor), nadolol (Corgard), propranolol (Inderal), sotalol (Betapace) e timolol (Blocadren); certos antidepressivos, tais como desipramina (Norpramin) e imipramina (Tofranil), cimetidina (Tagamet); cisaprida (Propulsid) (não disponível nos EUA); digoxina (Lanoxin); haloperidol (Haldol); cetoconazol (Nizoral); lidocaína; medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Cordarone, Pacerona), bepredil (não disponível nos EUA), dofetilida (Tikosyn), disopiramida (Norpace), ibutilida (Corvert), procainamida e quinidina (Quinaglute, outros). medicamentos para doenças mentais e náuseas; orlistat (Alli, Xenical); ritonavir (Norvir), rifampicina (Rifadin, Rimactane); saquinavir (Invirase); inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como fluoxetina (Prozac, Sarafem, em Symbyax), paroxetina (Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft); e venlafaxina (Effexor).
  • informe o seu médico se tiver diarreia excessiva, suores, vômitos, perda de apetite ou diminuição da sede e se você tem ou já teve batimento cardíaco lento; pressão sanguínea baixa; níveis baixos ou altos de sódio, potássio, cloreto ou bicarbonato no sangue; insuficiência cardíaca; ou asma ou qualquer outra condição que faça com que suas vias respiratórias se tornem estreitas. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar propafenona.
  • além das condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE, informe o seu médico se você tem ou já teve um marca-passo; miastenia gravis (um distúrbio do sistema nervoso que causa fraqueza muscular), ou doença renal ou hepática,
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma propafenona, chame seu médico.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar propafenona.
  • você deve saber que este medicamento pode causar sonolência ou tontura. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como isso o afeta.
  • informe o seu médico se você usa produtos de tabaco. O tabagismo pode diminuir a eficácia deste medicamento.

Converse com seu médico sobre a ingestão de alimentos e substitutos do sal que contenham potássio.


Converse com seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A propafenona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tontura
  • boca seca
  • dor de cabeça
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • perda de apetite
  • gosto incomum na boca
  • gás
  • cansaço
  • ansiedade
  • visão embaçada
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • dificuldade de coordenação

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dificuldade ao respirar
  • respiração ofegante
  • dor no peito
  • batimento cardíaco irregular novo ou piorando
  • batimento cardíaco lento, rápido ou acelerado
  • inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • ganho de peso repentino e inexplicável
  • desmaio
  • erupção cutânea
  • febre inexplicada, calafrios, fraqueza ou dor de garganta

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • cansaço
  • batimento cardíaco lento ou irregular
  • apreensões

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Rythmol®
  • Rythmol® SR
Última revisão - 15/01/2018

Escolha De Leitores

Fazer terapia como psiquiatra não me ajudou apenas. Ajudou meus pacientes.

Fazer terapia como psiquiatra não me ajudou apenas. Ajudou meus pacientes.

Um piquiatra dicute como ir à terapia ajudou tanto ela quanto eu paciente. Durante meu primeiro ano como reidente de piquiatria em treinamento, enfrentei muito deafio peoai, principalmente me mud...
5 alongamentos para liberar e aliviar a parte média das costas

5 alongamentos para liberar e aliviar a parte média das costas

Alongamento do meio da cotae ficar debruçado obre uma mea o dia todo deixou o meio da cota infeliz, o alívio etá a apena algun pao de ditância.O movimento que alongam a coluna, al...