Obter apoio quando seu filho tem câncer

Ter um filho com câncer é uma das coisas mais difíceis com que você lidará como pai. Você não está apenas cheio de preocupação e preocupação, mas também deve acompanhar os tratamentos, as visitas médicas, o seguro e assim por diante do seu filho.
Você e seu parceiro estão acostumados a administrar sua vida familiar sozinhos, mas o câncer adiciona um fardo extra. Aprenda a obter ajuda e suporte para lidar com a situação com mais facilidade. Assim, você terá mais tempo e energia para ajudar seu filho.
O câncer infantil é difícil para a família, mas também é difícil para parentes e amigos da família. Deixe-os saber que seu filho está sendo tratado para câncer. Peça ajuda a familiares e amigos próximos de confiança nas tarefas domésticas ou no cuidado de irmãos. Ter um filho com câncer é uma crise em sua família, e outras pessoas podem e querem ajudar.
Você também pode contar às pessoas em sua comunidade, no trabalho, na escola e na comunidade religiosa. Ajuda quando as pessoas ao seu redor entendem o que você está passando. Além disso, as pessoas podem ajudá-lo de maneiras diferentes. Eles podem ter uma história semelhante e podem oferecer apoio, ou podem ajudá-lo a fazer recados ou cobrir um turno de trabalho.
Pode ser difícil manter todos atualizados sobre o que está acontecendo. Repetir notícias pode ser cansativo. E-mails online ou redes sociais são uma ótima maneira de atualizar as pessoas em sua vida. Você também pode receber palavras amáveis de apoio desta forma. Você pode pedir a outro membro da família para ser o encarregado de informar as pessoas e dizer o que podem fazer para ajudar. Isso permitirá que você obtenha suporte sem ter que gerenciá-lo.
Depois de informar as pessoas, não tenha medo de estabelecer limites. Você pode se sentir grato porque as pessoas querem ajudar. Mas às vezes essa ajuda e apoio podem ser opressores. O mais importante para você e sua família é se concentrar em cuidar de seu filho e um do outro. Ao falar com outras pessoas:
- Seja aberto e honesto
- Mostre e diga aos outros como você e seu filho querem ser tratados
- Deixe as pessoas saberem se eles estão dando a você ou a seu filho muita atenção
Muitos profissionais de saúde e grupos estão disponíveis para ajudá-lo a lidar com o fato de ter um filho com câncer. Você pode entrar em contato com:
- Sua equipe de saúde
- Conselheiros de saúde mental
- Grupos de suporte online e de mídia social
- Grupos comunitários
- Classes e grupos de hospitais locais
- Congregação religiosa
- Livros de auto-ajuda
Fale com a assistente social de um hospital ou com uma fundação local para obter ajuda com serviços ou despesas. Empresas privadas e organizações comunitárias também podem ajudar com o pedido de seguro e encontrar dinheiro para pagar as despesas.
Ao cuidar de si mesmo, você mostrará a seu filho como aproveitar o que a vida tem a oferecer.
- Pratique exercícios regularmente e tenha uma dieta saudável. Cuidar do seu corpo pode lhe dar energia para trabalhar com seu filho e com os profissionais de saúde. Seu filho se beneficiará por ter pais saudáveis.
- Passe um tempo especial a sós com seu cônjuge e outros filhos e amigos. Fale sobre outras coisas além do câncer do seu filho.
- Reserve um tempo para si mesma para fazer as coisas que gostava de fazer antes que seu filho adoecesse. Fazer coisas de que você gosta ajuda a mantê-lo equilibrado e a reduzir o estresse. Se você se sentir calmo, será mais capaz de lidar com o que vier em seu caminho.
- Você pode ter que passar muito tempo em salas de espera. Pense em algo silencioso de que você goste, como ler livros ou revistas, tricotar, arte ou montar um quebra-cabeça. Traga essas coisas com você para desfrutar enquanto espera. Você pode até fazer exercícios de respiração ou ioga para ajudar a reduzir o estresse.
Não se sinta culpado por ter prazer na vida. É saudável para o seu filho ver você sorrir e ouvir você rir. Isso faz com que seu filho também se sinta positivo.
Esses sites têm grupos de apoio online, livros, conselhos e informações sobre como lidar com o câncer infantil.
- American Cancer Society - www.cancer.org
- Grupo de Oncologia Infantil - www.childrensoncologygroup.org
- Organização Americana do Câncer Infantil - www.acco.org
- CureSearch for Children’s Cancer - curesearch.org
- Instituto Nacional do Câncer - www.cancer.gov
Site da American Cancer Society. Encontrar ajuda e apoio quando seu filho tem câncer. www.cancer.org/content/cancer/en/treatment/children-and-cancer/when-your-child-has-cancer/during-treatment/help-and-support.html. Atualizado em 18 de setembro de 2017. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Liptak C, Zeltzer LM, Recklitis CJ. Atenção psicossocial à criança e família. In: Orkin SH, Fisher DE, Ginsburg D, Look AT, Lux SE, Nathan DG, eds. Hematologia e Oncologia da Infância e da Infância de Nathan e Oski. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 73.
Site do National Cancer Institute. Crianças com câncer: um guia para pais. www.cancer.gov/publications/patient-education/children-with-cancer.pdf. Atualizado em setembro de 2015. Acessado em 7 de outubro de 2020.
- Câncer em Crianças