Transtorno de personalidade esquizóide
O transtorno da personalidade esquizóide é uma condição mental em que uma pessoa apresenta um padrão vitalício de indiferença pelos outros e isolamento social.
A causa deste distúrbio é desconhecida. Pode estar relacionado à esquizofrenia e compartilha muitos dos mesmos fatores de risco.
O transtorno da personalidade esquizóide não é tão incapacitante quanto a esquizofrenia. Não causa a desconexão da realidade (na forma de alucinações ou delírios) que ocorre na esquizofrenia.
Uma pessoa com transtorno de personalidade esquizóide frequentemente:
- Parece distante e independente
- Evita atividades sociais que envolvam proximidade emocional com outras pessoas
- Não quer ou não gosta de relacionamentos próximos, mesmo com familiares
Este transtorno é diagnosticado com base em uma avaliação psicológica. O médico irá considerar por quanto tempo e quão graves são os sintomas da pessoa.
Pessoas com esse transtorno geralmente não procuram tratamento. Por esse motivo, pouco se sabe sobre quais tratamentos funcionam. A psicoterapia pode não ser eficaz. Isso ocorre porque as pessoas com esse transtorno podem ter dificuldade em estabelecer uma boa relação de trabalho com um terapeuta.
Uma abordagem que parece ajudar é colocar menos exigências de proximidade ou intimidade emocional sobre a pessoa.
Pessoas com transtorno de personalidade esquizóide geralmente se dão bem em relacionamentos que não se concentram na proximidade emocional. Eles tendem a ser melhores em lidar com relacionamentos que se concentram em:
- Trabalhos
- Atividades intelectuais
- Expectativas
O transtorno da personalidade esquizóide é uma doença de longa duração (crônica) que geralmente não melhora muito com o tempo. O isolamento social muitas vezes impede a pessoa de pedir ajuda ou apoio.
Limitar as expectativas de intimidade emocional pode ajudar as pessoas com essa condição a fazer e manter conexões com outras pessoas.
Transtorno de personalidade - esquizóide
American Psychiatric Association. Transtorno de personalidade esquizóide. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013: 652-655.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personalidade e transtornos de personalidade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.