Depressão grave com características psicóticas
A depressão maior com características psicóticas é um transtorno mental no qual uma pessoa apresenta depressão juntamente com perda de contato com a realidade (psicose).
A causa é desconhecida. Uma história familiar ou pessoal de depressão ou doença psicótica aumenta a probabilidade de você desenvolver essa condição.
Pessoas com depressão psicótica apresentam sintomas de depressão e psicose.
A psicose é uma perda de contato com a realidade. Geralmente inclui:
- Delírios: falsas crenças sobre o que está acontecendo ou quem é
- Alucinações: ver ou ouvir coisas que não existem
Os tipos de delírios e alucinações geralmente estão relacionados aos seus sentimentos depressivos. Por exemplo, algumas pessoas podem ouvir vozes as criticando ou dizendo que não merecem viver. A pessoa pode desenvolver falsas crenças sobre seu corpo, como acreditar que tem câncer.
Seu médico fará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico e sintomas. Suas respostas e alguns questionários podem ajudar seu provedor a diagnosticar essa condição e determinar o quão grave ela pode ser.
Podem ser feitos exames de sangue e urina e, possivelmente, uma varredura do cérebro para descartar outras condições médicas com sintomas semelhantes.
A depressão psicótica requer cuidados médicos e tratamento imediato.
O tratamento geralmente envolve medicamentos antidepressivos e antipsicóticos. Você pode precisar de medicamento antipsicótico apenas por um curto período de tempo.
A eletroconvulsoterapia pode ajudar a tratar a depressão com sintomas psicóticos. No entanto, o medicamento geralmente é tentado primeiro.
Esta é uma condição séria. Você precisará de tratamento imediato e acompanhamento rigoroso de um provedor.
Pode ser que você precise tomar remédios por muito tempo para evitar que a depressão volte. Os sintomas de depressão têm maior probabilidade de retornar do que os sintomas psicóticos.
O risco de suicídio é muito maior em pessoas com depressão com sintomas psicóticos do que naquelas sem psicose. Pode ser necessário permanecer no hospital se tiver pensamentos suicidas. A segurança de outras pessoas também deve ser considerada.
Se você estiver pensando em se machucar ou machucar outras pessoas, ligue para o número de emergência local (como 911) imediatamente. Ou vá para o pronto-socorro do hospital. Não atrase.
Você também pode ligar para a National Suicide Prevention Lifeline em 1-800-273-8255 (1-800-273-TALK), onde você pode receber suporte gratuito e confidencial a qualquer hora do dia ou da noite.
Ligue para seu provedor imediatamente se:
- Você ouve vozes que não estão lá.
- Você tem crises de choro frequentes com pouco ou nenhum motivo.
- Sua depressão está atrapalhando o trabalho, a escola ou a vida familiar.
- Você acha que seus medicamentos atuais não estão funcionando ou estão causando efeitos colaterais. Nunca mude ou interrompa qualquer medicamento sem primeiro falar com seu provedor.
Depressão psicótica; Depressão delirante
- Formas de depressão
American Psychiatric Association. Transtorno depressivo maior. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013: 160-168.
Fava M, Ostergaard SD, Cassano P. Transtornos do humor: transtornos depressivos (transtorno depressivo maior). In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 29.