Autor: Joan Hall
Data De Criação: 28 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Transtorno de Ansiedade Social [TAS] - Entenda mais sobre a Ansiedade Social ou Fobia Social
Vídeo: Transtorno de Ansiedade Social [TAS] - Entenda mais sobre a Ansiedade Social ou Fobia Social

O transtorno de ansiedade social é um medo persistente e irracional de situações que podem envolver o escrutínio ou o julgamento de outras pessoas, como em festas e outros eventos sociais.

Pessoas com transtorno de ansiedade social temem e evitam situações em que possam ser julgadas por outras pessoas. Pode começar na adolescência e pode ter a ver com pais superprotetores ou oportunidades sociais limitadas. Homens e mulheres são igualmente afetados por esse transtorno.

Pessoas com fobia social correm alto risco de uso de álcool ou outras drogas. Isso ocorre porque eles podem vir a contar com essas substâncias para relaxar em situações sociais.

Pessoas com ansiedade social tornam-se muito ansiosas e constrangidas nas situações sociais cotidianas. Eles têm um medo intenso, persistente e crônico de serem observados e julgados por outras pessoas e de fazer coisas que os embaraçam. Eles podem se preocupar por dias ou semanas antes de uma situação terrível. Esse medo pode se tornar tão forte que interfere no trabalho, na escola e em outras atividades comuns, e pode dificultar fazer e manter amigos.


Alguns dos medos mais comuns das pessoas com esse transtorno incluem:

  • Participar de festas e outras ocasiões sociais
  • Comer, beber e escrever em público
  • Conhecendo pessoas novas
  • Falar em público
  • Usando banheiros públicos

Os sintomas físicos que ocorrem frequentemente incluem:

  • Rubor
  • Dificuldade em falar
  • Náusea
  • Transpiração intensa
  • Tremendo

O transtorno de ansiedade social é diferente de timidez. Pessoas tímidas podem participar de funções sociais. O transtorno de ansiedade social afeta a capacidade de funcionar no trabalho e nos relacionamentos.

O profissional de saúde examinará seu histórico de ansiedade social e obterá uma descrição do comportamento de você, sua família e amigos.

O objetivo do tratamento é ajudá-lo a funcionar de forma eficaz. O sucesso do tratamento geralmente depende da gravidade de seus medos.

O tratamento comportamental geralmente é tentado primeiro e pode ter benefícios de longa duração:


  • A terapia cognitivo-comportamental ajuda a compreender e mudar os pensamentos que estão causando sua condição, bem como aprender a reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico.
  • A dessensibilização sistemática ou a terapia de exposição podem ser usadas. É-lhe pedido que relaxe e, em seguida, imagine as situações que causam a ansiedade, trabalhando da menos amedrontadora para a mais amedrontadora. A exposição gradual à situação da vida real também foi usada com sucesso para ajudar as pessoas a superar seus medos.
  • O treinamento de habilidades sociais pode envolver contato social em uma situação de terapia de grupo para praticar habilidades sociais. A dramatização e a modelagem são técnicas usadas para ajudá-lo a se sentir mais à vontade no relacionamento com outras pessoas em uma situação social.

Certos medicamentos, geralmente usados ​​para tratar a depressão, podem ser muito úteis para esse distúrbio. Eles atuam prevenindo seus sintomas ou tornando-os menos graves. Você deve tomar esses medicamentos todos os dias. NÃO pare de tomá-los sem falar com seu provedor.

Medicamentos chamados sedativos (ou hipnóticos) também podem ser prescritos.


  • Esses medicamentos só devem ser tomados sob a orientação de um médico.
  • Seu médico irá prescrever uma quantidade limitada desses medicamentos. Eles não devem ser usados ​​todos os dias.
  • Eles podem ser usados ​​quando os sintomas se tornam muito graves ou quando você está prestes a ser exposto a algo que sempre provoca os seus sintomas.
  • Se lhe foi prescrito um sedativo, não beba álcool enquanto estiver a tomar este medicamento.

Mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência com que os ataques ocorrem.

  • Faça exercícios regularmente, durma o suficiente e faça refeições regulares.
  • Reduza ou evite o uso de cafeína, alguns remédios para resfriado e outros estimulantes.

Você pode aliviar o estresse de ter ansiedade social ingressando em um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Os grupos de apoio geralmente não são um bom substituto para a terapia da conversa ou para tomar remédios, mas podem ser uma adição útil.

Os recursos para obter mais informações incluem:

  • Anxiety and Depression Association of America - adaa.org
  • Instituto Nacional de Saúde Mental - www.nimh.nih.gov/health/publications/social-anxiety-disorder-more-than-just-shyness/index.shtml

O resultado costuma ser bom com o tratamento. Os medicamentos antidepressivos também podem ser eficazes.

O uso de álcool ou outras drogas pode ocorrer com o transtorno de ansiedade social. Pode ocorrer solidão e isolamento social.

Ligue para o seu provedor se o medo estiver afetando seu trabalho e relacionamento com outras pessoas.

Fobia - social; Transtorno de ansiedade - social; Fobia social; TAS - transtorno de ansiedade social

Site da American Psychiatric Association. Transtornos de ansiedade. In: American Psychiatric Association, ed. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013: 189-234.

Calkins AW, Bui E, Taylor CT, Pollack MH, LeBeau RT, Simon NM. Transtornos de ansiedade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 32.

Lyness JM. Transtornos psiquiátricos na prática médica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 369.

Site do Instituto Nacional de Saúde Mental. Transtornos de ansiedade. www.nimh.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders/index.shtml. Atualizado em julho de 2018. Acessado em 17 de junho de 2020.

Walter HJ, Bukstein OG, Abright AR, et al. Diretriz de prática clínica para avaliação e tratamento de crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade. J Am Acad Criança Adolescente Psiquiatria. 2020; 59 (10): 1107-1124. PMID: 32439401 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32439401/.

Nós Aconselhamos Você A Ver

O que esperar de um transplante de sobrancelha: procedimento, custo e efeitos colaterais

O que esperar de um transplante de sobrancelha: procedimento, custo e efeitos colaterais

Tradicionalmente, o remédio para obrancelha fina ou epara tem ido confiar em produto de maquiagem para “preencher” o pelo da obrancelha. No entanto, há um interee crecente em uma oluç&#...
Você consegue se exercitar depois de fazer uma tatuagem?

Você consegue se exercitar depois de fazer uma tatuagem?

Você não deve malhar imediatamente apó fazer uma tatuagem. Você deve dar tempo à pele para cicatrizar ante de retomar a maioria do exercício fíico. Continue lendo pa...