Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Codigo transito brasileiro Completo Atualizado
Vídeo: Codigo transito brasileiro Completo Atualizado

Contente

Nos últimos anos, o consumo de água engarrafada aumentou significativamente porque é considerado mais seguro e com melhor sabor do que a água da torneira.

De fato, nos Estados Unidos, cada pessoa bebe aproximadamente 30 galões (114 litros) de água engarrafada por ano (1).

No entanto, devido a preocupações ambientais e potenciais efeitos à saúde, muitas pessoas estão começando a se perguntar se a água da torneira é melhor.

Este artigo compara a torneira e a água engarrafada para ajudar você a decidir qual beber.

Prós e contras da água da torneira

A água da torneira, também chamada de água municipal, vem de grandes poços, lagos, rios ou reservatórios. Essa água normalmente passa por uma estação de tratamento de água antes de ser canalizada para residências e empresas (2).


Embora a água potável contaminada seja um problema em algumas regiões, a água da torneira geralmente é segura, conveniente e ecológica.

A segurança pode variar de acordo com a sua localização

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os Estados Unidos têm um dos suprimentos de água potável mais seguros do mundo (3).

A água da torneira pública dos EUA é regulada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA). A EPA é responsável por identificar e estabelecer limites legais para possíveis contaminantes na água potável sob a Lei de Água Potável Segura (SDWA) (4, 5).

Atualmente, a EPA estabeleceu limites legais para mais de 90 contaminantes, incluindo metais pesados ​​como chumbo e micróbios como E. coli (6).

No entanto, a contaminação da água potável ainda pode ocorrer. Por exemplo, certas regiões podem ter maior exposição a toxinas, como poluentes industriais ou bactérias do escoamento agrícola (7).


Além disso, o encanamento antigo pode introduzir contaminantes como chumbo, e desastres naturais como inundações podem poluir temporariamente os sistemas públicos de água (7).

Muitas organizações de saúde pública também afirmam que os limites atuais da EPA para certas toxinas não são rigorosos o suficiente.

De acordo com o Environmental Working Group (EWG), os regulamentos de água dos EUA não são atualizados há quase 20 anos. Como resultado, certas toxinas podem estar prejudicando populações vulneráveis, como crianças e mulheres grávidas (8).

Embora a EPA exija que as concessionárias de água forneçam relatórios anuais de qualidade, o Banco de Dados de Água Potável do EWG também permite que os indivíduos visualizem relatórios de contaminação para o abastecimento de água local.

Além disso, os filtros de água domésticos podem melhorar a segurança da água da torneira (3).

Lembre-se de que a EPA supervisiona apenas fontes públicas de água. Se você obtém sua água de um poço particular, é responsável por testá-la quanto à segurança.

Tem um sabor tão bom quanto a água engarrafada

Diz-se que a água engarrafada tem um gosto melhor do que a água da torneira.


No entanto, em testes de sabor cego, a maioria das pessoas não sabe a diferença entre água da torneira e água engarrafada (9, 10).

Em geral, a água da torneira tem o mesmo gosto que a água engarrafada. Ainda assim, fatores como o conteúdo mineral ou o tipo e a idade dos canos de água podem afetar o sabor.

O impacto ambiental é muito menor do que o engarrafado

Antes de chegar à sua casa, a água é armazenada em uma estação de tratamento na qual passa por vários processos para remover possíveis contaminantes. Durante a desinfecção, podem ser adicionados produtos químicos para matar todos os micróbios restantes e proteger contra germes (3).

Depois de beber água de um copo, você provavelmente lavará o copo à mão ou na máquina de lavar louça.

Todas essas etapas utilizam produtos químicos e energia, resultando em um impacto ambiental. Ainda assim, os efeitos ambientais gerais da água da torneira são significativamente menores que os engarrafados (11).

Além disso, a água da torneira não requer recipientes plásticos ou outros descartáveis ​​que possam acabar em aterros sanitários.

Barato e conveniente

Os maiores benefícios da água da torneira talvez sejam seu baixo custo e conveniência.

É simples encher uma garrafa reutilizável com água da torneira antes de sair pela porta. A água da torneira também está disponível em restaurantes, bares e bebedouros públicos - e quase sempre é grátis.

resumo

Embora a qualidade possa variar de acordo com a região, a água da torneira é geralmente segura, barata e ecológica.

Prós e contras de água engarrafada

A água engarrafada vem de uma variedade de fontes.

Alguns produtos simplesmente compreendem água da torneira engarrafada, enquanto outros usam água fresca da nascente ou outra fonte.

A água engarrafada de fontes subterrâneas geralmente apresenta um rótulo que foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), como (12):

  • água de poço artesiano
  • água mineral
  • água de nascente
  • água de poço

Enquanto algumas pessoas acreditam que a água engarrafada é mais segura, com melhor sabor e mais conveniente do que a água da torneira, várias preocupações envolvem seu impacto ambiental e de segurança.

Pode conter microplásticos

Ao contrário da água da torneira, que é regulada pela EPA, a água engarrafada é supervisionada pelo FDA. Os requisitos de segurança e qualidade do FDA para os fabricantes incluem (13):

  • o uso de condições sanitárias para processamento, engarrafamento, armazenamento e transporte
  • proteger a água de contaminantes, como bactérias e produtos químicos
  • implementação de controle de qualidade para proteger ainda mais contra contaminantes químicos e microbianos
  • amostragem e teste da água de origem e do produto final para contaminantes

Embora a água engarrafada seja ocasionalmente recuperada devido a contaminantes, ela geralmente é considerada segura.

No entanto, alguns produtos podem abrigar pedaços muito pequenos de plástico chamados microplásticos (14).

Estudos em animais e outras pesquisas sugerem que os microplásticos agem como substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino, promovem inflamação, resultam em efeitos negativos à saúde e se acumulam ao longo do tempo em órgãos como fígado, rins e intestinos (14, 15, 16, 17).

Um estudo de 2018 testou 11 produtos de água engarrafada amplamente disponíveis de 9 países, concluindo que 93% das 259 garrafas amostradas continham microplásticos. Essa contaminação deveu-se em parte às embalagens e ao próprio processo de engarrafamento (18).

Diferenças de sabor

A maioria das pessoas não consegue distinguir a água engarrafada da água da torneira em testes de sabor cego (9, 10).

Ainda assim, o sabor da água engarrafada varia muito, dependendo da fonte e da embalagem da água. Por exemplo, a água mineral tem um sabor distinto, dependendo dos tipos e níveis de minerais presentes.

Algumas pessoas também preferem águas gaseificadas ou com sabor devido ao seu sabor único.

Menos ecológico que a água da torneira

Uma das principais desvantagens da água engarrafada é o seu impacto ambiental.

Do tratamento e engarrafamento ao transporte e refrigeração, a água engarrafada requer grandes quantidades de energia.

De fato, a produção de água engarrafada nos Estados Unidos utilizou 1,8 bilhão de libras (1,8 bilhões de kg) de plástico somente em 2016. O aporte de energia necessário para produzir essa quantidade é igual a 64 milhões de barris de petróleo (19).

Além disso, estima-se que apenas 20% das garrafas de água plásticas nos Estados Unidos sejam recicladas. A maioria acaba em aterros ou corpos de água (1).

Isso é particularmente problemático, pois as garrafas de plástico liberam toxinas à medida que se degradam (20, 21, 22).

Para minimizar a pegada ecológica da água engarrafada, alguns municípios do mundo proibiram a venda de garrafas plásticas descartáveis.

Além disso, algumas empresas pesquisaram a fabricação de garrafas com materiais biodegradáveis, o que pode ter menos efeitos ambientais (23).

Caro, mas conveniente

Estudos revelam que uma das principais razões pelas quais os consumidores escolhem a água engarrafada é que ela é conveniente (24).

Quer você esteja viajando ou viajando, a água engarrafada está disponível em muitas lojas.

No entanto, essa conveniência vem com um preço elevado.

3,8 litros de água da torneira custam aproximadamente US $ 0,005 nos Estados Unidos, enquanto a mesma quantidade de água engarrafada, obtida pela combinação de garrafas de água de serviço único, custa cerca de US $ 9,47 (18).

Isso não significa apenas que a água engarrafada é mais cara que o leite e a gasolina, mas também quase 2.000 vezes mais cara que a água da torneira (18).

Ainda assim, algumas pessoas podem achar que o custo vale a pena pela conveniência.

resumo

A água engarrafada é conveniente e geralmente segura, mas é mais cara e menos ecológica do que a água da torneira. Além disso, os microplásticos em alguns produtos podem representar riscos à saúde.

Qual é melhor?

No geral, tanto a torneira quanto a água engarrafada são consideradas boas maneiras de se hidratar.

No entanto, a água da torneira geralmente é uma opção melhor, pois é tão segura quanto a água engarrafada, mas custa consideravelmente menos e tem um impacto ambiental muito menor.

Além disso, com uma garrafa de água reutilizável, a água da torneira pode ser tão conveniente quanto engarrafada. Você pode até adicionar frutas frescas para criar sua própria água com sabor e infusão.

Se a segurança ou a qualidade da água é sua principal preocupação, considere a compra de um sistema de filtração ou jarro de filtro em vez de comprar água engarrafada regularmente.

Mesmo assim, pode haver momentos em que a água engarrafada é melhor, especialmente se o suprimento de água potável estiver contaminado.

Além disso, certas populações, como aquelas com sistema imunológico comprometido, podem precisar comprar certos tipos de água engarrafada ou ferver a água da torneira antes de beber (25).

resumo

Como é mais barato e tem menor impacto ambiental, a água da torneira geralmente é melhor que a garrafa. No entanto, certas circunstâncias podem tornar a água engarrafada uma necessidade.

A linha inferior

Embora a água da torneira e a água engarrafada tenham prós e contras, a água da torneira geralmente é a melhor opção. É menos caro, mais ecológico e menos provável de conter microplásticos.

Além disso, a maioria das pessoas não consegue sentir a diferença entre os dois.

Você pode usar um filtro doméstico para aumentar a qualidade da água ou aumentar seu sabor com fatias de melancia ou pepino.

Recomendado Por Nós

Alho pode tratar uma infecção por fungos?

Alho pode tratar uma infecção por fungos?

Levedura infecçõe ão uma ocorrência relativamente comum para a mulhere. egundo a Harvard Health, 75% de toda a mulhere têm ou terão pelo meno uma infecção vagin...
Posso ser alérgico à mostarda?

Posso ser alérgico à mostarda?

Uma alergia alimentar ocorre quando o itema imunológico tem uma reação negativa a um alimento epecífico. O corpo produz um anticorpo alérgico ao alimento, memo que eja inofeni...