Recuperação de concussão 101
Contente
- Quanto tempo leva a recuperação da concussão?
- Como posso acelerar a recuperação de concussão?
- 1. Reduza o tempo de uso
- 2. Limite a exposição a luzes brilhantes e sons altos
- 3. Evite movimentos desnecessários de sua cabeça e pescoço
- 4. Mantenha-se hidratado
- 5. Descansar
- 6. Coma mais proteína
- 7. Coma alimentos ricos em ômega-3
- 8. Coma alimentos com muitos antioxidantes
- 9. Seja paciente
- 10. Siga todas as ordens do seu médico
- Há algum sintoma que devo observar?
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é uma concussão?
As concussões são lesões cerebrais que resultam da batida do cérebro no crânio ou de uma tensão no tecido neural devido à força excessiva. Essa força pode ser direta, como um golpe na cabeça, ou indireta, como uma chicotada em um acidente de carro.
Os sintomas de concussão variam de leves a graves e incluem:
- perda de consciência
- dor de cabeça, que pode variar em intensidade de leve a grave
- falta de memória ou concentração
- sensibilidade a ruído, luz ou ambos
- tontura ou vertigem
- visão embaçada
- mudanças repentinas de humor, incluindo irritabilidade, choro inexplicável ou depressão
- náusea ou vômito
- equilíbrio ruim
- sonolência
- fadiga
- audição reduzida
- dificuldade em dormir
Embora concussões possam causar perda de consciência com o impacto, isso nem sempre acontece. Na verdade, 81 a 92 por cento das concussões não envolvem perda de consciência. Além disso, os sintomas podem aparecer em qualquer lugar desde o momento do impacto até vários dias após a lesão inicial.
Quanto tempo leva a recuperação da concussão?
Na maioria dos casos, a recuperação da concussão ocorre. No entanto, se você não descansar o suficiente ou não seguir as recomendações do seu médico, a recuperação pode demorar um pouco mais. Saiba mais sobre quanto tempo duram as concussões.
Além disso, algumas pessoas desenvolvem uma condição chamada síndrome pós-concussão. Os especialistas não sabem ao certo por que isso acontece. Se você tem essa condição, a recuperação da concussão pode levar vários meses ou até mais. Durante este tempo, você pode sentir dor de cabeça e outros sintomas de concussão, conforme listado acima.
Se você teve recentemente uma concussão e ainda apresenta sintomas após 7 a 10 dias, marque uma consulta com seu médico para verificar se há sinais de síndrome pós-concussão.
Como posso acelerar a recuperação de concussão?
É sempre uma boa ideia verificar com seu médico se você acha que teve uma concussão. Eles podem determinar a gravidade da sua concussão e fornecer dicas de recuperação mais específicas.
Enquanto isso, tente estas dicas para ajudá-lo a se recuperar rapidamente de uma concussão e voltar às suas atividades normais.
1. Reduza o tempo de uso
Luzes brilhantes e a fadiga ocular associada ao olhar para elas às vezes podem piorar os sintomas de concussão, especialmente dores de cabeça. Conforme você se recupera, tente limitar a quantidade de tempo que você gasta olhando para o seu telefone, laptop, TV ou outras telas.
Você também pode ajudar a neutralizar os problemas de sono associados a concussões, evitando telas por duas horas antes de dormir.
Saiba mais sobre a conexão entre menos tempo de tela e melhor sono.
2. Limite a exposição a luzes brilhantes e sons altos
Após uma concussão, você pode notar que é especialmente sensível a luzes brilhantes e sons altos. Você pode tentar evitar grandes multidões e luzes fluorescentes fortes por alguns dias enquanto se recupera. Isso dará ao seu corpo tempo para se curar e evitar que as sensibilidades à luz ou ao som piorem.
3. Evite movimentos desnecessários de sua cabeça e pescoço
Tente evitar qualquer coisa que faça sua cabeça ou pescoço balançar. Esses são os tipos de movimentos que podem causar uma concussão em primeiro lugar, e minimizá-los dá ao seu cérebro a chance de se recuperar. Embora alguns desses movimentos possam ser inevitáveis, evite montanhas-russas e atividades físicas excessivas por algumas semanas.
4. Mantenha-se hidratado
Há evidências preliminares de que a desidratação pode aumentar o risco de concussão. Isso sugere que manter-se hidratado é provavelmente uma boa ideia enquanto você se recupera também. A hidratação adequada também é importante para sua saúde geral, especialmente durante a cura do corpo.
Quanta água você deve beber? Descobrir.
5. Descansar
Descansar pode ser a coisa mais importante que você pode fazer durante a recuperação de uma concussão. Dar bastante descanso a sua mente e corpo reduz seus níveis de estresse e ajuda seu corpo a se recuperar.
Evite qualquer exercício extenuante por uma semana ou mais. Se você quiser continuar se exercitando, tente mantê-lo leve. Se você é um corredor, por exemplo, tente caminhar. Também é melhor evitar qualquer levantamento de peso por uma semana.
6. Coma mais proteína
Um estudo descobriu que os aminoácidos de cadeia ramificada, que são os blocos de construção das proteínas, podem melhorar alguns dos sintomas cognitivos de uma concussão. Conforme você se recupera, tente comer muitas proteínas. Carnes, feijões, nozes e peixes são ótimas fontes de aminoácidos de cadeia ramificada.
Procurando mais opções? Aqui estão 20 alimentos ricos em proteínas para ajudá-lo a se recuperar.
7. Coma alimentos ricos em ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3 também têm melhorado a cognição e a recuperação dos neurônios em concussões sustentadas por ratos em um ambiente de laboratório. Eles também são bons para a saúde geral, então há muitos benefícios em incorporá-los em sua dieta.
Os alimentos ricos em ômega-3 incluem peixes gordurosos, como salmão, nozes, sementes de linhaça, soja e sementes de chia. Você também pode tomar suplementos de óleo de peixe, disponíveis na Amazon, para aumentar a ingestão de ômega-3.
8. Coma alimentos com muitos antioxidantes
sugere que os antioxidantes podem melhorar a memória e o funcionamento neural geral. Eles não foram relacionados especificamente à recuperação após uma concussão, no entanto.
Para obter mais antioxidantes, experimente comer esses 12 alimentos.
9. Seja paciente
Tente resistir ao impulso de voltar às suas atividades diárias normais. Isso pode ser especialmente difícil se os sintomas aparecem e desaparecem. No entanto, relaxar durante uma semana o ajudará a voltar mais rápido à sua vida cotidiana.
Tente usar esse tempo para dormir e reduzir o estresse geral.
10. Siga todas as ordens do seu médico
Seu médico provavelmente lhe dará algumas dicas adicionais de recuperação. Isso pode incluir acordar regularmente durante a primeira noite ou tirar algum tempo do trabalho.
Se as dores de cabeça forem um componente da concussão, o médico pode prescrever medicamentos para tratá-las.
Eles também podem informá-lo sobre os sinais a serem observados e orientá-lo quando for uma boa ideia dirigir-se ao pronto-socorro.
Há algum sintoma que devo observar?
A maioria das concussões resolve sozinha, sem nenhum efeito duradouro.No entanto, algumas contusões podem acompanhar uma lesão mais séria que requer tratamento.
Procure tratamento de emergência se notar algum dos seguintes sintomas após uma concussão:
- dores de cabeça intensas repentinas
- dificuldade em falar ou encontrar as palavras certas
- formigamento ou dormência
- dificuldade em engolir
- letargia
- senso de gosto incomum
- perda de consciência
- apreensões
- fraqueza no braço ou perna
- aumento da frequência cardíaca
- visão dupla
- perda de equilíbrio
- paralisia em qualquer parte do corpo, incluindo apenas um lado do rosto
Para estar seguro, é melhor falar com um médico depois de sofrer qualquer tipo de lesão na cabeça. Se for sério, suas chances de se recuperar totalmente são muito melhores se você procurar tratamento o quanto antes.