O colágeno hidrolisado é uma cura milagrosa?
Contente
- Reivindicação 1: ele pode ajudar a dor nas articulações
- Reivindicação 2: ele pode tratar a osteoporose
- Reivindicação 3: ajuda a corrigir rugas
- Segurança primeiro
Muitos produtos contêm colágeno hidrolisado e existem muitos suplementos no mercado. Mas o que o colágeno hidrolisado pode realmente fazer por você?
O colágeno é uma proteína encontrada no corpo de todos os animais, incluindo seres humanos. Compõe o tecido conjuntivo, como pele, tendões, cartilagem, órgãos e ossos.
Quando o colágeno é hidrolisado, é dividido em partículas menores e fáceis de processar. Essas partículas são usadas em produtos projetados para curar tudo, desde a pele por fora até dores nas articulações por dentro.
Reivindicação 1: ele pode ajudar a dor nas articulações
Como a cartilagem articular contém colágeno e a dor nas articulações geralmente vem da perda de colágeno, acredita-se que o colágeno possa reduzir a dor nas articulações.
Estudos mostram que o colágeno hidrolisado (ou hidrolisado de colágeno) pode ajudar a fortalecer as articulações e a dor causada por condições como osteoartrite.
No entanto, lembre-se de que a maioria dos estudos que demonstraram melhora da dor nas articulações com o consumo de colágeno utilizou suplementos de hidrolisado de colágeno em altas doses.
Não está claro se o simples aumento da ingestão de alimentos ricos em colágeno, como cortes de carne difíceis, teria o mesmo efeito.
Reivindicação 2: ele pode tratar a osteoporose
Enquanto a pesquisa ainda está nos estágios iniciais, alguns estudos mostram que o colágeno hidrolisado pode desempenhar um papel na prevenção e tratamento da osteoporose.
Um estudo em mulheres na pós-menopausa constatou que o tratamento com 5 gramas de peptídeos de colágeno por dia durante um ano aumentou a densidade mineral óssea e melhorou os marcadores indicando aumento da formação óssea e redução da degradação óssea.
Mais pesquisas são necessárias para determinar se outras fontes de colágeno de outras formas também ajudam.
Reivindicação 3: ajuda a corrigir rugas
Sua pele é composta de proteínas de colágeno, por isso faz sentido que os suplementos de colágeno possam curá-la. A eficácia dos produtos depende de como o colágeno é produzido e como o corpo o utiliza.
Algumas pesquisas mostraram que tomar suplementos de colágeno pode beneficiar a pele, reduzindo certos marcadores do envelhecimento.
Um estudo envolvendo 64 participantes constatou que o tratamento com 1 grama de peptídeos de colágeno por 12 semanas reduziu significativamente as rugas e melhorou a hidratação e a elasticidade da pele em comparação com um grupo placebo.
A Food and Drug Administration (FDA) também aprovou o uso de implantes de colágeno para suavizar rugas e corrigir cicatrizes de acne.
Há outras alegações de que o colágeno pode ser usado em cremes para a pele para melhorar a estrutura da pele, mas eles não são apoiados por pesquisas.
Segurança primeiro
O FDA retirou muitos produtos contendo colágeno hidrolisado porque os fabricantes fizeram alegações falsas sobre o que podem fazer. Às vezes, os rótulos prometem correções que realmente requerem atenção médica, disse o FDA em um comunicado de 2014.
Como com qualquer suplemento ou cosmético, você deve sempre ler as declarações cuidadosamente. Embora os medicamentos precisem obter a aprovação do FDA antes de serem comercializados, os cosméticos não precisam de aprovação antes de serem vendidos.
Sempre desconfie de qualquer produto que afirme ser mágica, instantânea ou milagrosa.