Abscesso retrofaríngeo
O abscesso retrofaríngeo é um acúmulo de pus nos tecidos da parte posterior da garganta. Pode ser uma condição médica com risco de vida.
O abscesso retrofaríngeo afeta com mais frequência crianças menores de 5 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
O material infectado (pus) se acumula no espaço ao redor dos tecidos na parte posterior da garganta. Isso pode ocorrer durante ou logo após uma infecção na garganta.
Os sintomas incluem:
- Dificuldade respiratória
- Dificuldade em engolir
- Babando
- Febre alta
- Som de alta frequência ao inalar (estridor)
- Os músculos entre as costelas contraem ao respirar (retrações intercostais)
- Forte dor de garganta
- Dificuldade em virar a cabeça
O profissional de saúde fará um exame físico e examinará o interior da garganta. O provedor pode esfregar suavemente a parte de trás da garganta com um cotonete. Isso é para tirar uma amostra de tecido para verificá-lo mais de perto. É chamada de cultura da garganta.
Outros testes podem incluir:
- Hemograma completo (CBC)
- Tomografia computadorizada do pescoço
- Radiografia do pescoço
- Endoscopia de fibra óptica
A cirurgia é necessária para drenar a área infectada. Corticosteróides são algumas vezes administrados para reduzir o inchaço das vias aéreas. Antibióticos em altas doses são administrados através de uma veia (intravenosa) para tratar a infecção.
As vias aéreas serão protegidas para que não sejam completamente bloqueadas pelo inchaço.
É importante obter ajuda médica imediatamente. Essa condição pode levar ao bloqueio das vias aéreas. Isso é uma ameaça à vida. Com o tratamento imediato, espera-se uma recuperação completa.
As complicações podem incluir:
- Obstrução de vias aéreas
- Aspiração
- Mediastinite
- Osteomielite
Ligue para o seu provedor se você ou seu filho desenvolver febre alta com forte dor de garganta.
Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver:
- Dificuldade respiratória
- Sons respiratórios agudos (estridor)
- Retração dos músculos entre as costelas ao respirar
- Dificuldade em virar a cabeça
- Dificuldade em engolir
O diagnóstico e o tratamento imediatos de uma dor de garganta ou infecção respiratória superior podem prevenir esse problema.
- Anatomia da garganta
- Orofaringe
Melio FR. Infecções do trato respiratório superior. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 65.
Meyer A. Doença infecciosa pediátrica. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 197.
Pappas DE, Hendley JO. Abscesso retrofaríngeo, abscesso faríngeo lateral (parafaríngeo) e celulite / abscesso periamigdaliano. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 382.