Catarata adulta
A catarata é uma turvação do cristalino do olho.
A lente do olho é normalmente transparente. Ele age como a lente de uma câmera, focalizando a luz conforme ela passa para a parte de trás do olho.
Até que uma pessoa tenha cerca de 45 anos, o formato da lente pode mudar. Isso permite que a lente focalize um objeto, esteja ele próximo ou distante.
Conforme a pessoa envelhece, as proteínas do cristalino começam a se decompor. Como resultado, a lente fica turva. O que o olho vê pode parecer embaçado. Essa condição é conhecida como catarata.
Os fatores que podem acelerar a formação de catarata são:
- Diabetes
- Inflamação dos olhos
- Lesão ocular
- História familiar de catarata
- Uso prolongado de corticosteroides (tomados por via oral) ou certos outros medicamentos
- Exposição à radiação
- Fumar
- Cirurgia para outro problema ocular
- Muita exposição à luz ultravioleta (luz solar)
A catarata se desenvolve lentamente e sem dor. A visão do olho afetado piora lentamente.
- O turvamento leve do cristalino geralmente ocorre após os 60 anos. Mas pode não causar problemas de visão.
- Aos 75 anos, a maioria das pessoas tem catarata que afeta sua visão.
Os problemas de visão podem incluir:
- Ser sensível ao brilho
- Visão nublada, nebulosa, nebulosa ou nublada
- Dificuldade em enxergar à noite ou com pouca luz
- Visão dupla
- Perda de intensidade de cor
- Problemas para ver formas contra um fundo ou a diferença entre tons de cores
- Ver halos ao redor das luzes
- Mudanças frequentes nas prescrições de óculos
A catarata leva à diminuição da visão, mesmo à luz do dia. A maioria das pessoas com catarata apresenta alterações semelhantes em ambos os olhos, embora um olho possa ser pior do que o outro. Freqüentemente, há apenas mudanças leves na visão.
Um exame oftalmológico padrão e um exame com lâmpada de fenda são usados para diagnosticar a catarata. Outros testes raramente são necessários, exceto para descartar outras causas de visão deficiente.
Para catarata precoce, o oftalmologista (oftalmologista) pode recomendar o seguinte:
- Mudança na prescrição de óculos
- Melhor iluminação
- Lentes de aumento
- Oculos escuros
À medida que a visão piora, pode ser necessário fazer alterações em casa para evitar quedas e lesões.
O único tratamento para a catarata é a cirurgia para removê-la. Se a catarata não estiver dificultando a visão, a cirurgia geralmente não é necessária. A catarata geralmente não prejudica o olho, portanto, você pode fazer a cirurgia quando você e seu oftalmologista decidirem que é a certa para você. A cirurgia geralmente é recomendada quando você não pode realizar atividades normais como dirigir, ler ou olhar para o computador ou telas de vídeo, mesmo com óculos.
Algumas pessoas podem ter outros problemas oculares, como retinopatia diabética, que não podem ser tratados sem primeiro fazer uma cirurgia de catarata.
A visão pode não melhorar para 20/20 após a cirurgia de catarata se outras doenças oculares, como degeneração macular, estiverem presentes. Muitas vezes, o oftalmologista pode determinar isso com antecedência.
O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo adequado são essenciais para prevenir problemas permanentes de visão.
Embora rara, uma catarata que chega a um estágio avançado (chamada de catarata hipermatura) pode começar a vazar para outras partes do olho. Isso pode causar uma forma dolorosa de glaucoma e inflamação dentro do olho.
Marque uma consulta com seu oftalmologista se você tiver:
- Visão noturna diminuída
- Problemas com brilho
- Perda de visão
A melhor prevenção envolve o controle de doenças que aumentam o risco de catarata. Evitar a exposição a coisas que promovem a formação de catarata também pode ajudar. Por exemplo, se você fuma, agora é a hora de parar. Além disso, quando estiver ao ar livre, use óculos escuros para proteger os olhos dos nocivos raios UV.
Opacidade da lente; Catarata relacionada à idade; Perda de visão - catarata
- Catarata - o que perguntar ao seu médico
- Olho
- Exame de lâmpada de fenda
- Catarata - close-up do olho
- Cirurgia de catarata - série
Site da American Academy of Ophthalmology. Padrão de prática preferencial Catarata e painel de segmento anterior, Hoskins Center for Quality Eye Care. Catarata no olho adulto PPP - 2016. www.aao.org/preferred-practice-pattern/cataract-in-adult-eye-ppp-2016. Atualizado em outubro de 2016. Acessado em 4 de setembro de 2019.
Site do National Eye Institute. Fatos sobre catarata. www.nei.nih.gov/health/cataract/cataract_facts. Atualizado em setembro de 2015. Acessado em 4 de setembro de 2019.
Wevill M. Epidemiologia, fisiopatologia, causas, morfologia e efeitos visuais da catarata. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 5.3.