Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 17 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Tumores de glândula salivar - Medicamento
Tumores de glândula salivar - Medicamento

Os tumores das glândulas salivares são células anormais que crescem na glândula ou nos tubos (dutos) que drenam as glândulas salivares.

As glândulas salivares estão localizadas ao redor da boca. Eles produzem saliva, que umedece os alimentos para ajudar na mastigação e deglutição. A saliva também ajuda a proteger os dentes das cáries.

Existem 3 pares principais de glândulas salivares. As glândulas parótidas são as maiores. Eles estão localizados em cada bochecha na frente das orelhas. Duas glândulas submandibulares estão sob o assoalho da boca, em ambos os lados da mandíbula. Duas glândulas sublinguais estão sob o assoalho da boca. Existem também centenas de pequenas glândulas salivares que revestem o resto da boca. Elas são chamadas de glândulas salivares menores.

As glândulas salivares esvaziam a saliva na boca por meio de dutos que se abrem em vários pontos da boca.

Os tumores de glândulas salivares são raros. O inchaço das glândulas salivares é principalmente devido a:

  • Grandes cirurgias abdominais e de quadril
  • Cirrose do fígado
  • Infecções
  • Outros cânceres
  • Pedras do ducto salivar
  • Infecções das glândulas salivares
  • Desidratação
  • Sarcoidose
  • Síndrome de Sjögren

O tipo mais comum de tumor de glândula salivar é um tumor benigno não canceroso de crescimento lento da glândula parótida. O tumor aumenta gradualmente o tamanho da glândula. Alguns desses tumores podem ser cancerosos (malignos).


Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:

  • Edema firme e geralmente indolor em uma das glândulas salivares (na frente das orelhas, sob o queixo ou no assoalho da boca). O inchaço aumenta gradualmente.
  • Dificuldade de mover um lado do rosto, conhecida como paralisia do nervo facial.

Um exame feito por um profissional de saúde ou dentista mostra uma glândula salivar maior do que o normal, geralmente uma das glândulas parótidas.

Os testes podem incluir:

  • Raios-X da glândula salivar (chamados de sialograma) para procurar um tumor
  • Ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para confirmar se há um crescimento e para ver se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos no pescoço
  • Biópsia da glândula salivar ou aspiração por agulha fina para determinar se o tumor é benigno (não canceroso) ou maligno (canceroso)

A cirurgia é mais frequentemente realizada para remover a glândula salivar afetada. Se o tumor for benigno, nenhum outro tratamento é necessário.

A radioterapia ou cirurgia extensa podem ser necessárias se o tumor for canceroso. A quimioterapia pode ser usada quando a doença se espalhou para além das glândulas salivares.


A maioria dos tumores de glândulas salivares não é cancerosa e tem crescimento lento. A remoção do tumor com cirurgia geralmente cura a doença. Em casos raros, o tumor é canceroso e é necessário tratamento adicional.

As complicações do câncer ou seu tratamento podem incluir:

  • Propagação do câncer para outros órgãos (metástase).
  • Em casos raros, lesão durante a cirurgia no nervo que controla o movimento da face.

Ligue para o seu provedor se você tiver algum dos seguintes:

  • Dor ao comer ou mastigar
  • Você nota um caroço na boca, sob a mandíbula ou no pescoço que não desaparece em 2 a 3 semanas ou está ficando maior

Tumor - ducto salivar

  • Glândulas de cabeça e pescoço

Jackson NM, Mitchell JL, Walvekar RR. Doenças inflamatórias das glândulas salivares. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 85.


Markiewicz MR, Fernandes RP, Ord RA. Doença das glândulas salivares. In: Fonseca RJ, ed. Cirurgia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: capítulo 20.

Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de glândula salivar (adulto) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/head-and-neck/hp/adult/salivary-gland-treatment-pdq. Atualizado em 17 de dezembro de 2019. Acessado em 31 de março de 2020.

Saade RE, Bell DM, Hanna EY. Neoplasias benignas das glândulas salivares. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 86.

Popular No Site

10 músicas em execução que você não ouvirá no rádio

10 músicas em execução que você não ouvirá no rádio

Para a maioria da pe oa , "mú ica de treino" e " uce o de rádio" ão inônimo . A mú ica ão familiare e geralmente otimi ta , então ão e colha...
Como Philipps Ocupado Está Ensinando Confiança Corporal às Filhas

Como Philipps Ocupado Está Ensinando Confiança Corporal às Filhas

Bu y Philipp é uma da celebridade mai #realtalk que exi tem, nunca e e quivando de compartilhar a dura verdade obre maternidade, an iedade ou autoconfiança corporal, para citar apena algun d...