Vício em oxicodona
Contente
- visão global
- Sinais e sintomas do vício em oxicodona
- O que causa o vício em oxicodona?
- Oxicodona vs. vício em morfina
- O takeaway
visão global
A oxicodona é um medicamento de prescrição para o alívio da dor que está disponível sozinho e em combinação com outros analgésicos. Existem vários nomes de marcas, incluindo:
- OxyContin
- OxyIR e Oxyfast
- Percodan
- Percocet
A oxicodona é um opióide e pode causar dependência. Continue lendo para aprender os sinais e sintomas do vício em oxicodona e como obter ajuda para um ente querido ou para você mesmo.
Sinais e sintomas do vício em oxicodona
Existem sinais físicos, psicológicos e comportamentais do vício em oxicodona. Eles incluem:
- usar oxicodona com muita frequência ou em uma dose muito alta, mesmo sem a intenção de uso indevido
- uma incapacidade de reduzir ou parar de usar oxicodona
- gastando uma grande quantidade de tempo adquirindo oxicodona, usando-a e se recuperando dela
- desejo por oxicodona
- uma interferência da vida doméstica, trabalho, escola ou atividades recreativas do uso de oxicodona
- uma incapacidade de parar de usar oxicodona, mesmo que a pessoa saiba que está causando problemas
- continuar a usar oxicodona, mesmo que a pessoa saiba que está se colocando em situações perigosas, como dirigir sob a influência de drogas
- a incapacidade de parar de usar oxicodona, mesmo que a pessoa tenha dificuldades físicas ou psicológicas como resultado do uso excessivo
- desenvolver uma tolerância à oxicodona, exigindo, portanto, uma dose mais alta para o resultado desejado
- tendo sintomas de abstinência ao reduzir a ingestão regular de oxicodona
Os sintomas de uso indevido de oxicodona podem incluir:
- constipação
- coceira
- suando
- perda de apetite
- náusea
- vomitando
- boca seca
- dor de cabeça
- fadiga
- pensamentos e sonhos anormais
- confusão
- ansiedade
- insônia
- depressão
- agitação
- despersonalização
- alucinações
- sonolência
- respiração lenta
O que causa o vício em oxicodona?
A oxicodona pode desencadear um aumento de dopamina no cérebro. Isso causa uma euforia. Embora muitas pessoas usem oxicodona para controlar a dor após uma lesão, doença ou cirurgia, algumas pessoas desejam os efeitos eufóricos.
Quando a receita expira, eles dizem ao médico que ainda precisam de oxicodona para lidar com a dor, embora possa ser mais sobre suas capacidades de alterar o humor. Este é um dos primeiros sinais de dependência.
Oxicodona vs. vício em morfina
Morfina e oxicodona são drogas que alteram a maneira como você percebe a dor. Eles são altamente viciantes e são mal utilizados rotineiramente. No entanto, sua origem é diferente:
- A morfina, como a codeína e a heroína, é um derivado natural da flor da papoila do ópio. Essas drogas naturais costumavam ser classificadas como opiáceos.
- A oxicodona, assim como a metadona, a hidrocodona e o fentanil, é uma droga sintética feita para ter os efeitos da droga natural. Drogas feitas em laboratório costumavam ser classificadas como opioides.
Hoje, o termo “opioide” é usado para descrever os tipos naturais e sintéticos dessas drogas.
Independentemente de suas origens, tanto a morfina quanto a oxicodona têm propriedades idênticas:
- Eles atuam ligando-se a proteínas chamadas receptores opióides. Os receptores opióides são encontrados no cérebro, medula espinhal e trato gastrointestinal. Quando os opioides se ligam aos receptores opioides, eles mudam a maneira como você sente a dor.
- Eles também interagem com o sistema de recompensa encontrado em seu cérebro. As drogas ativam neurotransmissores que criam uma sensação de euforia.
A natureza e os sintomas de dependência de morfina ou oxicodona são virtualmente os mesmos.
O takeaway
Os opióides como a oxicodona atendem a uma necessidade médica: dor persistente. No entanto, suas qualidades aditivas têm causado controvérsia e confusão sobre o papel que devem desempenhar no tratamento da dor.
Use opióides apenas sob a supervisão direta de seu médico. Eles monitorarão sua dosagem e resposta à droga, incluindo o potencial de uso indevido e dependência.
Você também pode monitorar e registrar seus níveis de dor para ver como você está progredindo e deixar seu médico saber se sua dor está diminuindo.
Se você acha que você ou um ente querido tem dependência de oxicodona, fale com um profissional de saúde. Eles podem responder a quaisquer perguntas, realizar um exame físico, se necessário, e encaminhá-lo a um centro de tratamento.
Você também pode aprender mais sobre os efeitos colaterais e os riscos dos distúrbios causados pelo uso de opioides, incluindo os sinais de intoxicação e overdose.
Quanto mais você souber sobre a oxicodona e como reage a ela, maior será a probabilidade de evitar o vício.