Perda auditiva ocupacional
A perda auditiva ocupacional é um dano ao ouvido interno devido a ruídos ou vibrações devido a certos tipos de trabalhos.
Com o tempo, a exposição repetida a ruídos altos e música pode causar perda de audição.
Sons acima de 80 decibéis (dB, uma medida do volume ou intensidade da vibração do som) podem causar vibrações intensas o suficiente para danificar o ouvido interno. É mais provável que isso aconteça se o som continuar por muito tempo.
- 90 dB - um grande caminhão a 5 jardas (4,5 metros) de distância (motocicletas, veículos para neve e motores semelhantes variam de 85 a 90 dB)
- 100 dB - alguns shows de rock
- 120 dB - uma britadeira a cerca de 1 metro de distância
- 130 dB - um motor a jato de 100 pés (30 metros) de distância
Uma regra geral é que se você precisa gritar para ser ouvido, o som está na faixa que pode prejudicar a audição.
Alguns trabalhos apresentam alto risco de perda auditiva, como:
- Manutenção terrestre da companhia aérea
- Construção
- Agricultura
- Trabalhos envolvendo música alta ou maquinário
- Trabalhos militares que envolvam combate, ruído de aeronaves ou outros postos de alto ruído
Nos Estados Unidos, as leis regulam a exposição máxima permitida ao ruído no trabalho. Tanto a duração da exposição quanto o nível de decibéis são considerados. Se o som estiver igual ou superior aos níveis máximos recomendados, você precisará tomar medidas para proteger sua audição.
O principal sintoma é a perda auditiva parcial ou total. A perda auditiva provavelmente piorará com o tempo com a exposição contínua.
Ruído no ouvido (zumbido) pode acompanhar a perda auditiva.
Um exame físico não mostrará nenhuma alteração específica na maioria dos casos. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Audiologia / audiometria
- Tomografia computadorizada da cabeça
- Ressonância magnética do cérebro
A perda auditiva muitas vezes é permanente. Os objetivos do tratamento são:
- Previna mais perda de audição
- Melhore a comunicação com qualquer audiência restante
- Desenvolva habilidades de enfrentamento (como leitura labial)
Você pode precisar aprender a conviver com a perda auditiva. Existem técnicas que você pode aprender para melhorar a comunicação e evitar o estresse. Muitas coisas ao seu redor podem afetar o quão bem você ouve e entende o que os outros estão dizendo.
O uso de um aparelho auditivo pode ajudá-lo a compreender a fala. Você também pode usar outros dispositivos para ajudar com a perda auditiva. Se a perda auditiva for severa o suficiente, um implante coclear pode ajudar.
Proteger seus ouvidos de qualquer dano adicional e perda auditiva é uma parte fundamental do tratamento. Proteja seus ouvidos quando for exposto a ruídos altos. Use protetores de ouvido ou protetores de ouvido para se proteger contra danos causados por equipamentos barulhentos.
Esteja ciente dos riscos relacionados à recreação, como atirar com uma arma, dirigir motos de neve ou outras atividades semelhantes.
Aprenda a proteger seus ouvidos ao ouvir música em casa ou em shows.
A perda auditiva geralmente é permanente. A perda pode piorar se você não tomar medidas para evitar mais danos.
Ligue para seu médico se:
- Voce tem perda auditiva
- A perda auditiva piora
- Você desenvolve outros novos sintomas
As etapas a seguir podem ajudar a prevenir a perda auditiva.
- Proteja seus ouvidos quando for exposto a ruídos altos. Use protetores auriculares ou protetores de ouvido quando estiver perto de equipamentos barulhentos.
- Esteja ciente dos riscos de ouvir em atividades recreativas, como atirar com uma arma ou dirigir motos de neve.
- NÃO ouça música alta por longos períodos, inclusive usando fones de ouvido.
Perda auditiva - ocupacional; Perda auditiva induzida por ruído; Entalhe de ruído
- Anatomia da orelha
Arts HA, Adams ME. Perda auditiva neurossensorial em adultos. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap. 152.
Eggermont JJ. Causas da perda auditiva adquirida. In: Eggermont JJ, ed. Perda de audição. Cambridge, MA: Elsevier Academic Press; 2017: cap 6.
Le Prell CG. Perda auditiva induzida por ruído. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 154.
Site do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD). Perda auditiva induzida por ruído. NIH Pub. No. 14-4233. www.nidcd.nih.gov/health/noise-induced-hearing-loss. Atualizado em 31 de maio de 2019. Acessado em 22 de junho de 2020.