Cardiomiopatia
A cardiomiopatia é uma doença do músculo cardíaco anormal em que o músculo cardíaco fica enfraquecido, alongado ou apresenta outro problema estrutural. Muitas vezes contribui para a incapacidade do coração de bombear ou funcionar bem.
Muitas pessoas com cardiomiopatia têm insuficiência cardíaca.
Existem muitos tipos de cardiomiopatia, com diferentes causas. Alguns dos mais comuns são:
- A cardiomiopatia dilatada (também chamada de cardiomiopatia dilatada idiopática) é uma condição em que o coração fica fraco e as câmaras aumentam de tamanho. Como resultado, o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Pode ser causado por muitos problemas médicos.
- A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma condição na qual o músculo cardíaco se torna espesso. Isso torna mais difícil o sangue sair do coração. Esse tipo de cardiomiopatia costuma ser transmitido de forma familiar.
- A cardiomiopatia isquêmica é causada por um estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Isso torna as paredes do coração mais finas, de modo que não funcionam bem.
- A cardiomiopatia restritiva é um grupo de doenças. As câmaras cardíacas não conseguem se encher de sangue porque o músculo cardíaco está rígido. As causas mais comuns desse tipo de cardiomiopatia são amiloidose e cicatrizes no coração de causa desconhecida.
- A cardiomiopatia periparto ocorre durante a gravidez ou nos primeiros 5 meses após.
Quando possível, a causa da cardiomiopatia é tratada. Remédios e mudanças no estilo de vida são freqüentemente necessários para tratar os sintomas de insuficiência cardíaca, angina e ritmos cardíacos anormais.
Procedimentos ou cirurgias também podem ser usados, incluindo:
- Um desfibrilador que envia um pulso elétrico para interromper ritmos cardíacos anormais com risco de vida
- Um marcapasso que trata uma frequência cardíaca lenta ou ajuda o coração a bater de forma mais coordenada
- Cirurgia de bypass da artéria coronária (CABG) ou angioplastia que pode melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco danificado ou enfraquecido
- Transplante de coração que pode ser tentado quando todos os outros tratamentos falharam
Foram desenvolvidas bombas cardíacas mecânicas parcial e totalmente implantáveis. Eles podem ser usados para casos muito graves. No entanto, nem todas as pessoas precisam desse tratamento avançado.
A perspectiva depende de muitas coisas diferentes, incluindo:
- Causa e tipo de cardiomiopatia
- A gravidade do problema cardíaco
- Quão bem a condição responde ao tratamento
A insuficiência cardíaca é geralmente uma doença de longo prazo (crônica). Pode piorar com o tempo. Algumas pessoas desenvolvem insuficiência cardíaca grave. Nesse caso, medicamentos, cirurgia e outros tratamentos podem não ajudar mais.
Pessoas com certos tipos de cardiomiopatia correm o risco de ter problemas de ritmo cardíaco perigosos.
- Insuficiência cardíaca - o que perguntar ao seu médico
- Coração - seção no meio
- Coração - vista frontal
- Cardiomiopatia dilatada
- Cardiomiopatia hipertrófica
- Cardiomiopatia periparto
Falk RH e Hershberger RE. As cardiomiopatias dilatadas, restritivas e infiltrativas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 77.
McKenna WJ, Elliott PM. Doenças do miocárdio e endocárdio. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 54.
McMurray JJV, Pfeffer MA. Insuficiência cardíaca: manejo e prognóstico. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 53.
Rogers JG, O'Connor. CM. Insuficiência cardíaca: fisiopatologia e diagnóstico. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.