Limpeza, desinfecção e higienização
Contente
- Resumo
- Onde os germes são encontrados?
- Como posso evitar o contágio de germes de superfícies e objetos?
- Qual é a diferença entre limpar, higienizar e desinfetar?
- Quais superfícies e objetos eu preciso limpar e desinfetar?
- Como posso limpar e desinfetar com segurança?
Resumo
Onde os germes são encontrados?
Os germes fazem parte da vida cotidiana. Alguns deles são úteis, mas outros são prejudiciais e causam doenças. Eles podem ser encontrados em todos os lugares - em nosso ar, solo e água. Eles estão em nossa pele e em nossos corpos. Os germes também estão nas superfícies e objetos que tocamos.
Às vezes, esses germes podem se espalhar para você e deixá-lo doente. Por exemplo, pode haver germes em um controle remoto de TV. Você pode se infectar com os germes se tocar no controle remoto e, em seguida, esfregar os olhos ou o nariz ou comer com as mãos.
Como posso evitar o contágio de germes de superfícies e objetos?
Para evitar a infecção por germes de superfícies e objetos, é importante lavar as mãos com frequência. Mas você não pode lavar as mãos toda vez que tocar em algo. Portanto, também é importante limpar e desinfetar superfícies e objetos regularmente.
Qual é a diferença entre limpar, higienizar e desinfetar?
Algumas pessoas pensam que desinfetar é a mesma coisa que limpar ou higienizar. Mas eles são realmente diferentes:
- Limpeza remove sujeira, poeira, migalhas e germes de superfícies ou objetos. Ao limpar, você provavelmente usará sabão (ou detergente) e água para limpar fisicamente as superfícies e objetos. Isso pode não necessariamente matar os germes. Mas, como você removeu alguns deles, há menos germes que podem espalhar a infecção para você.
- Desinfecção usa produtos químicos (desinfetantes) para matar germes em superfícies e objetos. Alguns desinfetantes comuns são soluções de alvejante e álcool. Normalmente, você precisa deixar o desinfetante nas superfícies e objetos por um determinado período de tempo para matar os germes. A desinfecção não limpa necessariamente as superfícies sujas nem remove os germes.
- Saneando pode ser feito por limpeza, desinfecção ou ambos. Desinfetar significa que você está reduzindo o número de germes a um nível seguro. O que é considerado um nível seguro depende dos padrões ou requisitos de saúde pública de um local de trabalho, escola, etc. Por exemplo, existem procedimentos de higienização para restaurantes e outras instalações que preparam alimentos. O que você faz para higienizar varia de acordo com suas necessidades. Você pode estar esfregando o chão com um esfregão, um produto químico e água. Você pode usar uma máquina de lavar louça para higienizar os pratos. Ou você pode estar usando um pano antibacteriano no controle remoto da TV.
Se você limpar e desinfetar uma superfície ou objeto, poderá diminuir ainda mais o risco de propagação da infecção. Existem produtos que limpam e desinfetam ao mesmo tempo.
Quais superfícies e objetos eu preciso limpar e desinfetar?
Para evitar a propagação da infecção, você deve limpar e desinfetar regularmente as superfícies e objetos que são tocados com frequência. Por exemplo, em sua casa, isso incluiria bancadas, maçanetas, torneiras e puxadores de banheiro, interruptores de luz, controles remotos e brinquedos.
Como posso limpar e desinfetar com segurança?
É importante estar seguro ao usar produtos de limpeza e desinfecção:
- Guarde-os nos recipientes em que vieram. Siga sempre as instruções e preste atenção aos avisos do rótulo.
- Não misture produtos de limpeza e desinfetantes, a menos que os rótulos digam que é seguro fazê-lo. A combinação de certos produtos (como alvejante com cloro e produtos de limpeza com amônia) pode causar ferimentos graves ou até a morte.
- Verifique o rótulo para ver se você precisa usar luvas para proteger as mãos e / ou proteção para os olhos ao usar os produtos
- Se engolir, inalar ou entrar em contato com a pele, siga as instruções do rótulo ou peça ajuda médica
- Guarde-os fora do alcance das crianças