Autor: Joan Hall
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Câncer cervical - rastreamento e prevenção - Medicamento
Câncer cervical - rastreamento e prevenção - Medicamento

O câncer cervical é um câncer que começa no colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero (útero) que se abre na parte superior da vagina.

Há muitas coisas que você pode fazer para diminuir sua chance de ter câncer do colo do útero. Além disso, o seu médico pode fazer testes para descobrir mudanças precoces que podem levar ao câncer, ou para detectar o câncer cervical nos estágios iniciais.

Quase todos os cânceres cervicais são causados ​​pelo HPV (vírus do papiloma humano).

  • O HPV é um vírus comum que se espalha por meio do contato sexual.
  • Certos tipos de HPV têm maior probabilidade de causar câncer cervical. São os chamados tipos de HPV de alto risco.
  • Outros tipos de HPV causam verrugas genitais.

O HPV pode ser transmitido de pessoa para pessoa mesmo quando não há verrugas visíveis ou outros sintomas.

Uma vacina está disponível para proteger contra os tipos de HPV que causam a maioria do câncer cervical em mulheres. A vacina é:

  • Recomendado para meninas e mulheres de 9 a 26 anos.
  • Administrado como 2 injeções em meninas de 9 a 14 anos e como 3 injeções em adolescentes de 15 anos ou mais.
  • Melhor para as meninas chegarem aos 11 anos ou antes de se tornarem sexualmente ativas. No entanto, meninas e mulheres mais jovens que já são sexualmente ativas ainda podem ser protegidas pela vacina se nunca tiverem sido infectadas.

Essas práticas de sexo seguro também podem ajudar a reduzir o risco de contrair HPV e câncer cervical:


  • Sempre use preservativos. Mas esteja ciente de que os preservativos não podem protegê-lo totalmente. Isso ocorre porque o vírus ou verrugas também podem estar na pele próxima.
  • Tenha apenas um parceiro sexual, que você sabe que está livre de infecções.
  • Limite o número de parceiros sexuais que você tem ao longo do tempo.
  • NÃO se envolva com parceiros que participam de atividades sexuais de alto risco.
  • Não fume. O tabagismo aumenta o risco de câncer cervical.

O câncer cervical geralmente se desenvolve lentamente. Começa como alterações pré-cancerosas chamadas displasia. A displasia pode ser detectada por um exame médico denominado esfregaço de Papanicolaou.

A displasia é totalmente tratável. É por isso que é importante que as mulheres façam exames de Papanicolau regularmente, para que as células pré-cancerosas possam ser removidas antes que se tornem câncer.

O exame de Papanicolaou deve começar aos 21 anos. Após o primeiro teste:

  • Mulheres de 21 a 29 anos devem fazer um teste de Papanicolaou a cada 3 anos. O teste de HPV não é recomendado para essa faixa etária.
  • Mulheres com idades entre 30 e 65 anos devem ser rastreadas com um esfregaço de Papanicolaou a cada 3 anos ou o teste de HPV a cada 5 anos.
  • Se você ou seu parceiro sexual tem outros novos parceiros, você deve fazer um teste de Papanicolaou a cada 3 anos.
  • Mulheres com idades entre 65 e 70 anos podem parar de fazer o teste de Papanicolaou, contanto que tenham feito 3 testes normais nos últimos 10 anos.
  • Mulheres que foram tratadas para pré-câncer (displasia cervical) devem continuar a fazer o teste de Papanicolaou por 20 anos após o tratamento ou até os 65 anos, o que for mais longo.

Converse com seu provedor sobre a frequência com que você deve fazer um teste de Papanicolaou ou HPV.


Câncer de colo do útero - triagem; HPV - rastreamento do câncer cervical; Displasia - rastreamento do câncer cervical; Câncer cervical - vacina contra HPV

  • Esfregaço de Papanicolaou

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vírus do papiloma humano (HPV). Cronograma e dosagem da vacina contra HPV. www.cdc.gov/hpv/hcp/schedules-recommendations.html. Atualizado em 10 de março de 2017. Acessado em 5 de agosto de 2019.

Salcedo MP, Baker ES, Schmeler KM. Neoplasia intraepitelial do trato genital inferior (colo do útero, vagina, vulva): etiologia, rastreio, diagnóstico, gestão. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 28.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, Comitê de Atenção à Saúde do Adolescente, Grupo de Trabalho de Especialistas em Imunização. Committee Opinion Number 704, June 2017. www.acog.org/Clinical-Guidance-and-Publications/Committee-Opinions/Committee-on-Adolescent-Health-Care/Human-Papillomavirus-Vaccination. Acessado em 5 de agosto de 2019.


Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, Curry SJ, Krist AH, Owens DK, et al. Rastreio do cancro do colo do útero: declaração de recomendação da US Preventive Services Task Force. JAMA. 2018; 320 (7): 674-686. PMID: 30140884 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30140884.

  • Câncer cervical
  • Rastreio do cancro do colo do útero
  • HPV
  • Exame de saúde feminino

Artigos Para Você

Dor nas costas é um sintoma de câncer de próstata?

Dor nas costas é um sintoma de câncer de próstata?

A maioria do homen provavelmente conhece ea pontada familiar na cota, cauada por levantar algo muito peado ou exercitar-e muito. Ma o que ignifica quando a dor não reponde a um remédio caeir...
Causas dos pêlos do queixo

Causas dos pêlos do queixo

A decoberta do pêlo etranho no queixo é perfeitamente normal e geralmente não é motivo de preocupação. Hormônio variávei, envelhecimento e até genétic...