Ânus imperfurado
Ânus imperfurado é um defeito em que a abertura para o ânus está ausente ou bloqueada. O ânus é a abertura para o reto através da qual as fezes deixam o corpo. Está presente desde o nascimento (congênito).
Ânus imperfurado pode ocorrer de várias formas:
- O reto pode terminar em uma bolsa que não se conecta ao cólon.
- O reto pode ter aberturas para outras estruturas. Isso pode incluir a uretra, bexiga, base do pênis ou escroto em meninos ou vagina em meninas.
- Pode haver estreitamento (estenose) do ânus ou ausência de ânus.
É causada pelo desenvolvimento anormal do feto. Muitas formas de ânus imperfurado ocorrem com outros defeitos de nascença.
Os sintomas do problema podem incluir:
- Abertura anal muito perto da abertura da vagina em meninas
- As primeiras fezes não são eliminadas dentro de 24 a 48 horas após o nascimento
- Abertura do ânus ausente ou movida
- As fezes saem da vagina, base do pênis, escroto ou uretra
- Área da barriga inchada
Um profissional de saúde pode diagnosticar essa condição durante um exame físico. Testes de imagem podem ser solicitados.
O bebê deve ser examinado para outros problemas, como anormalidades nos órgãos genitais, trato urinário e coluna vertebral.
A cirurgia para corrigir o defeito é necessária. Se o reto se conectar com outros órgãos, esses órgãos também precisarão ser reparados. Uma colostomia temporária (conectando a extremidade do intestino grosso à parede do abdômen para que as fezes possam ser coletadas em uma bolsa) costuma ser necessária.
A maioria dos defeitos pode ser corrigida com sucesso com cirurgia. A maioria das crianças com defeitos leves se sai muito bem. No entanto, a prisão de ventre pode ser um problema.
Crianças que passam por cirurgias mais complexas ainda têm controle sobre os movimentos intestinais na maior parte do tempo. No entanto, muitas vezes eles precisam seguir um programa intestinal. Isso inclui comer alimentos ricos em fibras, tomar amaciantes de fezes e, às vezes, usar enemas.
Algumas crianças podem precisar de mais cirurgia.
Este problema é freqüentemente encontrado quando o recém-nascido é examinado pela primeira vez.
Ligue para o seu provedor se uma criança tratada para ânus imperfurado apresentar:
- Dor abdominal
- Constipação difícil de controlar
- Falha em desenvolver qualquer controle intestinal aos 3 anos de idade
Não há nenhuma prevenção conhecida. Os pais com histórico familiar desse defeito podem buscar aconselhamento genético.
Malformação anorretal; Atresia anal
- Ânus imperfurado
- Reparo ânus imperfurado - série
Dingelsein M. Anomalias gastrointestinais selecionadas no recém-nascido. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 84.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Condições cirúrgicas do ânus e reto. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 371.