Doença de Niemann-Pick

A doença de Niemann-Pick (NPD) é um grupo de doenças transmitidas por famílias (herdadas) nas quais substâncias gordurosas chamadas lipídios se acumulam nas células do baço, fígado e cérebro.
Existem três formas comuns da doença:
- Tipo A
- Tipo B
- Tipo C
Cada tipo envolve órgãos diferentes. Pode ou não envolver o sistema nervoso e a respiração. Cada um pode causar sintomas diferentes e pode ocorrer em momentos diferentes ao longo da vida.
NPD tipos A e B ocorrem quando as células do corpo não possuem uma enzima chamada esfingomielinase ácida (ASM). Esta substância ajuda a quebrar (metabolizar) uma substância gordurosa chamada esfingomielina, que se encontra em todas as células do corpo.
Se o ASM estiver ausente ou não funcionar corretamente, a esfingomielina se acumula dentro das células. Isso mata as células e dificulta o funcionamento adequado dos órgãos.
O tipo A ocorre em todas as raças e etnias. É mais comum na população judaica Ashkenazi (Europa Oriental).
O tipo C ocorre quando o corpo não consegue decompor adequadamente o colesterol e outras gorduras (lipídios). Isso leva a muito colesterol no fígado e no baço e a muitos outros lipídios no cérebro. O tipo C é mais comum entre os porto-riquenhos de ascendência espanhola.
O tipo C1 é uma variante do tipo C. Envolve um defeito que interfere na forma como o colesterol se move entre as células cerebrais. Esse tipo só foi visto em franco-canadenses no condado de Yarmouth, na Nova Escócia.
Os sintomas variam. Outras condições de saúde podem causar sintomas semelhantes. Os estágios iniciais da doença podem causar apenas alguns sintomas. Uma pessoa pode nunca apresentar todos os sintomas.
O tipo A geralmente começa nos primeiros meses de vida. Os sintomas podem incluir:
- Edema abdominal (área da barriga) dentro de 3 a 6 meses
- Mancha vermelho-cereja na parte de trás do olho (na retina)
- Dificuldades de alimentação
- Perda de habilidades motoras iniciais (piora com o tempo)
Os sintomas do tipo B são geralmente mais leves. Eles ocorrem no final da infância ou na adolescência. Edema abdominal pode ocorrer em crianças pequenas. Quase não há envolvimento do cérebro e do sistema nervoso, como perda de habilidades motoras. Algumas crianças podem ter infecções respiratórias de repetição.
Os tipos C e C1 geralmente afetam crianças em idade escolar. No entanto, pode ocorrer a qualquer momento entre a primeira infância e a idade adulta. Os sintomas podem incluir:
- Dificuldade em mover membros que pode levar a marcha instável, falta de jeito, problemas de locomoção
- Baço dilatado
- Fígado dilatado
- Icterícia no (ou logo após) o nascimento
- Dificuldades de aprendizagem e declínio intelectual
- Convulsões
- Fala arrastada e irregular
- Perda repentina de tônus muscular que pode levar a quedas
- Tremores
- Problemas para mover os olhos para cima e para baixo
Um teste de sangue ou medula óssea pode ser feito para diagnosticar os tipos A e B. O teste pode dizer quem tem a doença, mas não mostra se você é portador. Os testes de DNA podem ser feitos para diagnosticar portadores dos tipos A e B.
Uma biópsia de pele geralmente é feita para diagnosticar os tipos C e D. O profissional de saúde observa como as células da pele crescem, se movem e armazenam o colesterol. Os testes de DNA também podem ser feitos para procurar os 2 genes que causam esse tipo de doença.
Outros testes podem incluir:
- Aspiração de medula óssea
- Biópsia hepática (geralmente não necessária)
- Exame oftalmológico com lâmpada de fenda
- Testes para verificar o nível de ASM
No momento, não há tratamento eficaz para o tipo A.
Os transplantes de medula óssea podem ser tentados para o tipo B. Os pesquisadores continuam a estudar possíveis tratamentos, incluindo reposição enzimática e terapia genética.
Um novo medicamento chamado miglustato está disponível para os sintomas do sistema nervoso do tipo C.
O colesterol alto pode ser controlado com uma dieta saudável com baixo teor de colesterol ou medicamentos. No entanto, a pesquisa não mostra que esses métodos impedem o agravamento da doença ou alteram a forma como as células quebram o colesterol. Existem medicamentos disponíveis para controlar ou aliviar muitos sintomas, como perda súbita do tônus muscular e convulsões.
Essas organizações podem fornecer suporte e mais informações sobre a doença de Niemann-Pick:
- Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame - www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Niemann-Pick-Disease-Information-Page
- National Niemann-Pick Disease Foundation - nnpdf.org
- Organização Nacional para Doenças Raras - rarediseases.org/rare-diseases/niemann-pick-disease-type-c
NPD tipo A é uma doença grave. Geralmente leva à morte por volta dos 2 ou 3 anos de idade.
Aqueles com tipo B podem viver até o final da infância ou idade adulta.
Uma criança que mostra sinais do tipo C antes de 1 ano de idade pode não viver até a idade escolar. Aqueles que apresentam sintomas após entrarem na escola podem viver até o final da adolescência. Alguns podem chegar aos 20 anos.
Marque uma consulta com seu provedor se você tiver histórico familiar de doença de Niemann-Pick e se planeja ter filhos. Aconselhamento genético e rastreamento são recomendados.
Ligue para o seu provedor se seu filho tiver sintomas desta doença, incluindo:
- Problemas de desenvolvimento
- Problemas de alimentação
- Baixo ganho de peso
Todos os tipos de Niemann-Pick são autossômicos recessivos. Isso significa que ambos os pais são portadores. Cada pai tem uma cópia do gene anormal sem ter nenhum sinal da doença.
Quando ambos os pais são portadores, há 25% de chance de seu filho ter a doença e 50% de chance de seu filho ser portador.
O teste de detecção de portadora só é possível se o defeito genético for identificado. Os defeitos envolvidos nos tipos A e B foram bem estudados. Testes de DNA para essas formas de Niemann-Pick estão disponíveis.
Defeitos genéticos foram identificados no DNA de muitas pessoas com tipo C. Pode ser possível diagnosticar pessoas que carregam o gene anormal.
Alguns centros oferecem testes para diagnosticar um bebê ainda no útero.
NPD; Deficiência de esfingomielinase; Distúrbio de armazenamento de lipídios - doença de Niemann-Pick; Doença de armazenamento lisossomal - Niemann-Pick
Células espumosas de Niemann-Pick
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM .. Defeitos no metabolismo de lipídios. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 104.
Turnpenny PD, Ellard S, Cleaver R. Inborn errors of metabolism. In: Turnpenny PD, Ellard S, Cleaver R, eds. Elementos de Genética Médica e Genômica de Emery. 16ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2022: cap 18.