Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é um câncer que começa na glândula tireoide. A glândula tireóide está localizada na parte frontal da parte inferior do pescoço.
O câncer de tireoide pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.
A radiação aumenta o risco de desenvolver câncer de tireoide. A exposição pode ocorrer a partir de:
- Radioterapia para o pescoço (especialmente na infância)
- Exposição à radiação de desastres em usinas nucleares
Outros fatores de risco são história familiar de câncer de tireoide e bócio crônico (aumento da tireoide).
Existem vários tipos de câncer de tireoide:
- O carcinoma anaplásico (também chamado de câncer de células gigantes e fusiformes) é a forma mais perigosa de câncer de tireoide. É raro e se espalha rapidamente.
- O tumor folicular tem maior probabilidade de voltar e se espalhar.
- O carcinoma medular é um câncer de células não produtoras de hormônio da tireoide que normalmente estão presentes na glândula tireoide. Esta forma de câncer de tireoide tende a ocorrer em famílias.
- O carcinoma papilífero é o tipo mais comum e geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. Ele se espalha lentamente e é o tipo menos perigoso de câncer de tireoide.
Os sintomas variam dependendo do tipo de câncer de tireoide, mas podem incluir:
- Tosse
- Dificuldade em engolir
- Aumento da glândula tireóide
- Rouquidão ou mudança de voz
- Inchaço do pescoço
- Nódulo da tireoide (nódulo)
Seu médico fará um exame físico. Isso pode revelar um nódulo na tireoide ou gânglios linfáticos inchados no pescoço.
Os seguintes testes podem ser feitos:
- Exame de calcitonina para verificar se há câncer medular de tireoide
- Laringoscopia (olhar dentro da garganta usando um espelho ou tubo flexível chamado laringoscópio colocado através da boca) para avaliar a função das cordas vocais
- Biópsia da tireoide, que pode incluir testes genéticos das células obtidas na biópsia
- Tomografia
- TSH, T4 livre (exames de sangue para função da tireoide)
- Ultra-som da tireóide e dos gânglios linfáticos do pescoço
- Tomografia computadorizada do pescoço (para determinar a extensão da massa cancerosa)
- PET scan
O tratamento depende do tipo de câncer de tireoide. O tratamento da maioria dos tipos de câncer de tireoide é eficaz se diagnosticado precocemente.
A cirurgia é feita com mais frequência. Toda ou parte da glândula tireóide pode ser removida. Se o seu provedor suspeitar que o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos do pescoço, eles também serão removidos. Se alguma de sua glândula tireóide permanecer, você precisará de ultrassom de acompanhamento e possivelmente outros estudos para detectar qualquer novo crescimento do câncer de tireóide.
A radioterapia pode ser feita com ou sem cirurgia. Pode ser realizado por:
- Tomando iodo radioativo por via oral
- Mirando a radiação de feixe externo (raio-x) na tireoide
Após o tratamento para câncer de tireoide, você deve tomar comprimidos de hormônio da tireoide pelo resto de sua vida. A dosagem é geralmente um pouco maior do que o seu corpo precisa. Isso ajuda a evitar que o câncer volte.Os comprimidos também substituem o hormônio tireoidiano de que seu corpo precisa para funcionar normalmente.
Se o câncer não responder à cirurgia ou radiação e se espalhar para outras partes do corpo, pode-se usar quimioterapia ou terapia direcionada. Eles só são eficazes para um pequeno número de pessoas.
Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
As complicações do câncer de tireoide podem incluir:
- Lesão na caixa vocal e rouquidão após cirurgia da tireoide
- Baixo nível de cálcio devido à remoção acidental das glândulas paratireoides durante a cirurgia
- Propagação do câncer para os pulmões, ossos ou outras partes do corpo
Ligue para o seu provedor se notar um caroço no pescoço.
Não há nenhuma prevenção conhecida. A consciência do risco (como a radioterapia anterior no pescoço) pode permitir o diagnóstico e o tratamento mais precoces.
Às vezes, pessoas com histórico familiar e mutações genéticas relacionadas ao câncer de tireoide terão sua glândula tireoide removida para prevenir o câncer.
Tumor - tireóide; Câncer - tireóide; Nódulo - câncer de tireoide; Carcinoma papilífero da tireóide; Carcinoma medular da tireóide; Carcinoma anaplásico da tireóide; Câncer folicular de tireoide
- Remoção da glândula tireóide - secreção
Glândulas endócrinas
Câncer de tireoide - tomografia computadorizada
Câncer de tireoide - tomografia computadorizada
Incisão para cirurgia da glândula tireóide
Glândula tireóide
Haugen BR, Alexander Erik K., Bible KC, et al. 2015 American Thyroid Association Management Guidelines para pacientes adultos com nódulos tireoidianos e câncer diferenciado de tireóide: The American Thyroid Association Guidelines Task Force sobre nódulos tireoidianos e câncer diferenciado de tireóide. Tireoide. 2016; 26 (1): 1-133. PMID: 26462967 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26462967/.
Jonklaas J, Cooper DS. Tireoide. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 213.
Site do National Cancer Institute. Tratamento de câncer de tireoide (adulto) (PDQ) - versão provisória de saúde. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/thyroid/HealthProfessional. Atualizado em 14 de maio de 2020. Acessado em 3 de agosto de 2020.
Smith PW, Hanks LR, Salomone LJ, Hanks JB. Tireoide. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 36.
Thompson LDR. Neoplasias malignas da glândula tireóide. In: Thompson LDR, Bishop JA, eds. Patologia de Cabeça e Pescoço. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 25.