Tendinite

Os tendões são as estruturas fibrosas que unem os músculos aos ossos. Quando esses tendões ficam inchados ou inflamados, isso é chamado de tendinite. Em muitos casos, a tendinose (degeneração do tendão) também está presente.
A tendinite pode ocorrer como resultado de lesão ou uso excessivo. Praticar esportes é uma causa comum. A tendinite também pode ocorrer com o envelhecimento, pois o tendão perde elasticidade. Doenças que afetam todo o corpo (sistêmicas), como artrite reumatoide ou diabetes, também podem causar tendinite.
A tendinite pode ocorrer em qualquer tendão. Os sites comumente afetados incluem:
- Cotovelo
- Calcanhar (tendinite de Aquiles)
- Joelho
- Ombro
- Polegar
- Pulso
Os sintomas de tendinite podem variar com a atividade ou causa. Os principais sintomas podem incluir:
- Dor e sensibilidade ao longo de um tendão, geralmente perto de uma articulação
- Dor à noite
- Dor que piora com movimento ou atividade
- Rigidez pela manhã
O profissional de saúde fará um exame físico. Durante o exame, o profissional de saúde procurará sinais de dor e sensibilidade quando o músculo conectado ao tendão for movido de determinadas maneiras. Existem testes específicos para tendões específicos.
O tendão pode estar inflamado e a pele sobre ele pode estar quente e vermelha.
Outros testes que podem ser feitos incluem:
- Ultrassom
- Raio X
- Ressonância magnética
O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação.
O provedor recomendará colocar o tendão afetado em repouso para ajudá-lo a se recuperar. Isso pode ser feito usando uma tala ou uma cinta removível. Aplicar calor ou frio na área afetada pode ajudar.
Analgésicos de venda livre, como AINEs, como aspirina ou ibuprofeno, também podem reduzir a dor e a inflamação. As injeções de esteróides na bainha do tendão também podem ser muito úteis para controlar a dor.
O provedor também pode sugerir fisioterapia para alongar e fortalecer os músculos e tendões. Isso pode restaurar a capacidade do tendão de funcionar adequadamente, melhorar a cicatrização e prevenir lesões futuras.
Em casos raros, a cirurgia é necessária para remover o tecido inflamado ao redor do tendão.
Os sintomas melhoram com tratamento e repouso. Se a lesão for causada por uso excessivo, pode ser necessária uma mudança nos hábitos de trabalho para evitar que o problema volte.
As complicações da tendinite podem incluir:
- A inflamação de longo prazo aumenta o risco de novas lesões, como ruptura
- Retorno dos sintomas de tendinite
Marque uma consulta com seu provedor se ocorrerem sintomas de tendinite.
A tendinite pode ser prevenida por:
- Evitando movimentos repetitivos e uso excessivo de braços e pernas.
- Manter todos os músculos fortes e flexíveis.
- Fazer exercícios de aquecimento em um ritmo relaxado antes de uma atividade vigorosa.
Tendinite calcária; Tendinite bicipital
Tendão vs. ligamento
Tendinite
Biundo JJ. Bursite, tendinite e outras doenças periarticulares e medicina esportiva. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 247.
Geiderman JM, Katz D. Princípios gerais de lesões ortopédicas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 42.