Varicocele
A varicocele é o inchaço das veias dentro do escroto. Essas veias são encontradas ao longo do cordão que sustenta os testículos do homem (cordão espermático).
A varicocele se forma quando as válvulas dentro das veias que correm ao longo do cordão espermático impedem o sangue de fluir adequadamente. O sangue volta a aumentar, causando inchaço e dilatação das veias. (Isso é semelhante às veias varicosas nas pernas.)
Na maioria das vezes, as varicoceles se desenvolvem lentamente. Eles são mais comuns em homens com idades entre 15 e 25 anos e são mais freqüentemente vistos no lado esquerdo do escroto.
Uma varicocele em um homem idoso que aparece de repente pode ser causada por um tumor nos rins, que pode bloquear o fluxo sanguíneo para uma veia.
Os sintomas incluem:
- Veias dilatadas e torcidas no escroto
- Dor ou desconforto surdo
- Nódulo testicular indolor, inchaço escrotal ou protuberância no escroto
- Possíveis problemas de fertilidade ou diminuição da contagem de espermatozoides
Alguns homens não apresentam sintomas.
Você fará um exame da região da virilha, incluindo escroto e testículos. O médico pode sentir um crescimento torcido ao longo do cordão espermático.
Às vezes, o tumor pode não ser visto ou sentido, especialmente quando você está deitado.
O testículo do lado da varicocele pode ser menor do que o do outro lado.
Você também pode fazer uma ultrassonografia do escroto e testículos, bem como uma ultrassonografia dos rins.
Uma cinta atlética ou roupa íntima confortável pode ajudar a aliviar o desconforto. Você pode precisar de outro tratamento se a dor não passar ou se você desenvolver outros sintomas.
A cirurgia para corrigir uma varicocele é chamada de varicocelectomia. Para este procedimento:
- Você receberá algum tipo de anestesia.
- O urologista fará um corte, mais frequentemente na parte inferior do abdômen, e amarrará as veias anormais. Isso direciona o fluxo sanguíneo na área para as veias normais. A operação também pode ser feita como um procedimento laparoscópico (por meio de pequenas incisões com uma câmera).
- Você poderá deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia.
- Você precisará manter uma bolsa de gelo na área nas primeiras 24 horas após a cirurgia para reduzir o inchaço.
Uma alternativa à cirurgia é a embolização de varicocele. Para este procedimento:
- Um pequeno tubo oco chamado cateter (tubo) é colocado em uma veia na região da virilha ou do pescoço.
- O profissional move o tubo para a varicocele usando raios-x como guia.
- Uma pequena bobina passa pelo tubo até a varicocele. A bobina bloqueia o fluxo sanguíneo para a veia ruim e o envia para as veias normais.
- Você precisará manter uma bolsa de gelo na área para reduzir o inchaço e usar um suporte escrotal por um tempo.
Este método também é feito sem uma internação hospitalar durante a noite. Ele usa um corte muito menor do que a cirurgia, então você vai cicatrizar mais rápido.
A varicocele geralmente é inofensiva e geralmente não precisa ser tratada, a menos que haja uma alteração no tamanho do testículo ou um problema de fertilidade.
Se você fizer uma cirurgia, sua contagem de esperma provavelmente aumentará e poderá melhorar sua fertilidade. Na maioria dos casos, a perda testicular (atrofia) não melhora, a menos que a cirurgia seja feita no início da adolescência.
A infertilidade é uma complicação da varicocele.
As complicações do tratamento podem incluir:
- Testículo atrófico
- Formação de coágulo sanguíneo
- Infecção
- Lesão no escroto ou vaso sanguíneo próximo
Ligue para seu provedor se você descobrir um nódulo no testículo ou precisar tratar uma varicocele diagnosticada.
Varizes - escroto
- Varicocele
- Sistema reprodutor masculino
Barak S, Gordon Baker HW. Manejo clínico da infertilidade masculina. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 141.
Goldstein M. Tratamento cirúrgico da infertilidade masculina. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 25.
Palmer LS, Palmer JS. Manejo de anormalidades da genitália externa em meninos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 146.
Silay MS, Hoen L., Quadackaers J, et al. Tratamento da varicocele em crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática e meta-análise do Painel de Diretrizes da Associação Europeia de Urologia / Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica. Eur Urol. 2019; 75 (3): 448-461. PMID: 30316583 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30316583.