Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Estomatite herpética - Medicamento
Estomatite herpética - Medicamento

A estomatite herpética é uma infecção viral da boca que causa feridas e úlceras. Essas úlceras bucais não são iguais às aftas, que não são causadas por vírus.

A estomatite herpética é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex (HSV), ou herpes oral. Crianças pequenas costumam pegá-lo quando são expostas ao HSV pela primeira vez. O primeiro surto geralmente é o mais grave. O HSV pode ser facilmente transmitido de uma criança para outra.

Se você ou outro adulto da família tiver uma afta, ela pode ter se espalhado para o seu filho e causado estomatite herpética. É mais provável que você não saiba como seu filho foi infectado.

Os sintomas podem incluir:

  • Bolhas na boca, geralmente na língua, bochechas, céu da boca, gengivas e na borda entre a parte interna do lábio e a pele próxima a ele
  • Depois que as bolhas estouram, elas formam úlceras na boca, geralmente na língua ou nas bochechas
  • Dificuldade em engolir
  • Babando
  • Febre, muitas vezes tão alta quanto 104 ° F (40 ° C), que pode ocorrer 1 a 2 dias antes do aparecimento de bolhas e úlceras
  • Irritabilidade
  • Dor na boca
  • Gengivas inflamadas

Os sintomas podem ser tão desconfortáveis ​​que seu filho não quer comer ou beber.


O provedor de cuidados de saúde do seu filho pode diagnosticar esta condição na maioria das vezes olhando para as feridas na boca do seu filho.

Às vezes, exames laboratoriais especiais podem ajudar a confirmar o diagnóstico.

O provedor do seu filho pode prescrever:

  • Aciclovir, um medicamento que seu filho toma que combate o vírus que causa a infecção
  • Medicamento entorpecente (lidocaína viscosa), que você pode aplicar na boca do seu filho para aliviar a dor intensa

Use a lidocaína com cuidado, porque ela pode entorpecer todas as sensações na boca do seu filho. Isso pode dificultar a deglutição do seu filho e pode causar queimaduras na boca ou na garganta por comer alimentos quentes ou causar asfixia.

Existem várias coisas que você pode fazer em casa para ajudar seu filho a se sentir melhor:

  • Dê ao seu filho bebidas frescas, não gaseificadas e não ácidas, como água, milk-shakes ou suco de maçã diluído. A desidratação pode ocorrer rapidamente em crianças, portanto, certifique-se de que seu filho está recebendo líquidos suficientes.
  • Ofereça alimentos frescos, leves e fáceis de engolir, como pop congelados, sorvete, purê de batata, gelatina ou compota de maçã.
  • Dê ao seu filho paracetamol ou ibuprofeno para a dor. (Nunca dê aspirina a uma criança menor de 2 anos. Ela pode causar a síndrome de Reye, uma doença rara, mas séria.)
  • Mau hálito e língua tapada são efeitos colaterais comuns. Escove suavemente os dentes do seu filho todos os dias.
  • Certifique-se de que seu filho durma bastante e descanse o máximo possível.

Seu filho deve se recuperar completamente em 10 dias sem tratamento. O aciclovir pode acelerar a recuperação do seu filho.


Seu filho terá o vírus do herpes por toda a vida. Na maioria das pessoas, o vírus permanece inativo em seu corpo. Se o vírus acordar novamente, na maioria das vezes causa uma afta na boca. Às vezes, pode afetar o interior da boca, mas não será tão grave quanto no primeiro episódio.

Ligue para o seu provedor se seu filho desenvolver febre seguida de dor na boca e parar de comer e beber. Seu filho pode ficar desidratado rapidamente.

Se a infecção por herpes se espalhar para o olho, é uma emergência e pode levar à cegueira. Ligue para seu médico imediatamente.

Cerca de 90% da população é portadora do HSV. Não há muito que você possa fazer para evitar que seu filho pegue o vírus em algum momento da infância.

Seu filho deve evitar todo contato próximo com pessoas que tenham herpes labial. Então, se você tiver uma afta, explique por que você não pode beijar seu filho até que a ferida tenha passado. Seu filho também deve evitar outras crianças com estomatite herpética.

Se seu filho tem estomatite herpética, evite espalhar o vírus para outras crianças. Enquanto seu filho apresenta sintomas:


  • Faça com que seu filho lave as mãos com frequência.
  • Mantenha os brinquedos limpos e não os compartilhe com outras crianças.
  • Não permita que as crianças compartilhem pratos, xícaras ou talheres.
  • Não deixe seu filho beijar outras crianças.

Estomatite - herpética; Gengivoestomatite herpética primária

  • Gengivas inflamadas

Dhar V. Lesões comuns dos tecidos moles orais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 341.

Kimberlin DW, Prober CG. Vírus herpes simplex. In: Long SS, Prober CG, Fischer M, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas pediátricas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 204.

Martin B, Baumhardt H, D’Alesio A, Woods K. Transtornos orais. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.

Artigos Frescos

Quando os anti-histamínicos não funcionam para urticária crônica: o que perguntar ao seu médico

Quando os anti-histamínicos não funcionam para urticária crônica: o que perguntar ao seu médico

Apó o diagnótico de urticária idiopática crônica (UTI), eu médico provavelmente precreverá um anti-hitamínico oral para tratar eu intoma. Infelizmente, o anti-h...
Ninguém me avisou sobre o sofrimento causado pela histerectomia

Ninguém me avisou sobre o sofrimento causado pela histerectomia

aúde e bem-etar tocam cada um de nó de maneira diferente. Eta é a hitória de uma peoa.No dia em que decidi fazer uma hiterectomia ao 41 ano, enti-me aliviado.Finalmente, depoi de v...