Transtorno de desenvolvimento de leitura
O transtorno do desenvolvimento da leitura é uma deficiência de leitura que ocorre quando o cérebro não reconhece e processa adequadamente certos símbolos.
Também é chamada de dislexia.
O transtorno do desenvolvimento de leitura (DRD) ou dislexia ocorre quando há um problema em áreas do cérebro que ajudam a interpretar a linguagem. Não é causado por problemas de visão. A desordem é um problema de processamento de informações. Não interfere na capacidade de raciocínio. A maioria das pessoas com DRD tem inteligência normal ou acima da média.
O DRD pode aparecer com outros problemas. Isso pode incluir transtorno do desenvolvimento da escrita e transtorno aritmético do desenvolvimento.
A condição geralmente ocorre em famílias.
Uma pessoa com DRD pode ter problemas para rimar e separar os sons que constituem as palavras faladas. Essas habilidades afetam a aprendizagem da leitura. As primeiras habilidades de leitura de uma criança são baseadas no reconhecimento de palavras. Isso envolve ser capaz de separar os sons em palavras e combiná-los com letras e grupos de letras.
Pessoas com DRD têm problemas para conectar os sons da linguagem às letras das palavras. Isso também pode criar problemas na compreensão de frases.
A verdadeira dislexia é muito mais ampla do que simplesmente confundir ou transpor letras. Por exemplo, confundir um "b" com um "d".
Em geral, os sintomas de DRD podem incluir problemas com:
- Determinar o significado de uma frase simples
- Aprendendo a reconhecer palavras escritas
- Palavras que rimam
É importante para um profissional de saúde descartar outras causas de dificuldades de aprendizagem e leitura, como:
- Transtornos emocionais
- Deficiência intelectual
- Doenças cerebrais
- Certos fatores culturais e educacionais
Antes de diagnosticar DRD, o provedor irá:
- Faça um exame médico completo, incluindo um exame neurológico.
- Faça perguntas sobre o desempenho social, de desenvolvimento e escolar da pessoa.
- Pergunte se mais alguém na família teve dislexia.
Testes psicoeducacionais e avaliação psicológica podem ser feitos.
Uma abordagem diferente é necessária para cada pessoa com DRD. Um plano educacional individual deve ser considerado para cada criança com a doença.
O seguinte pode ser recomendado:
- Assistência extra de aprendizagem, chamada de instrução corretiva
- Aulas particulares individuais
- Aulas especiais diurnas
O reforço positivo é importante. Muitos alunos com deficiência de aprendizagem têm baixa autoestima. O aconselhamento psicológico pode ser útil.
A ajuda especializada (chamada de instrução corretiva) pode ajudar a melhorar a leitura e a compreensão.
DRD pode levar a:
- Problemas na escola, incluindo problemas de comportamento
- Perda de autoestima
- Problemas de leitura que continuam
- Problemas com desempenho no trabalho
Ligue para o seu provedor se seu filho parecer ter problemas para aprender a ler.
Os distúrbios de aprendizagem tendem a ocorrer em famílias. É importante observar e reconhecer os sinais de alerta. Quanto mais cedo o distúrbio for descoberto, melhor será o resultado.
Dislexia
Kelly DP, Natale MJ. Função neurodesenvolvimental e disfunção em crianças em idade escolar. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 32.
Lawton AW, Wang MY. Lesões de vias retroquiasmais, função cortical superior e perda visual não orgânica. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.13.
Nass R, Sidhu R, Ross G. Autism and other developmental disabilities. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 90.