4 semanas de gravidez: sintomas, dicas e mais
Contente
- visão global
- Mudanças em seu corpo
- Seu bebê
- Desenvolvimento de gêmeos na semana 4
- Sintomas de gravidez de 4 semanas
- Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
- Quando chamar o médico
- O jogo de espera
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
Na 4ª semana de gravidez, geralmente você pode obter um claro positivo em um teste de gravidez de urina.
É uma coisa engraçada, mas seu ovo pode ter sido fertilizado apenas nas últimas duas semanas. Mesmo assim, o namoro para a gravidez começa com o início do seu último período menstrual.
Ao inserir esta data em uma calculadora de data de vencimento, você pode estimar o dia em que seu filho pode entrar no mundo. Experimente este teste de gravidez para saber mais.
Mudanças em seu corpo
Seu bebê acabou de se implantar no revestimento uterino. Seu corpo está agora começando a incrível série de mudanças que ocorrerão nas próximas 36 semanas, mais ou menos algumas.
Um dos primeiros sinais físicos que você experimentará é uma menstruação perdida. Isso indica que seus níveis de progesterona estão controlando seu equilíbrio hormonal para sustentar sua gravidez.
À medida que seu bebê se desenvolve, seu corpo também produz mais e mais gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este hormônio está presente no sangue 7 a 11 dias após a concepção. Vem das células que eventualmente se transformam na placenta.
Em 4 semanas, os níveis normais devem variar entre 5 e 426 mIU / mL.
Seu bebê
Atualmente, seu bebê é uma coleção de células chamada blastocisto. O desenvolvimento esta semana é rápido. Cerca de metade dessas células se tornará um embrião do tamanho de uma semente de papoula no final da semana. A outra metade das células trabalha para manter seu bebê seguro e nutrir seu crescimento.
O tamanho pode parecer incrivelmente pequeno, mas o que é ainda mais selvagem é que muitas das características do seu filho, como cor dos olhos, cor do cabelo, sexo e muito mais, já foram determinadas por meio de seus cromossomos.
Desenvolvimento de gêmeos na semana 4
Os sintomas do primeiro trimestre podem ser amplificados se você estiver grávida de gêmeos. Afinal, você tem dois pacotes de alegria, então é mais provável que tenha níveis hormonais mais altos. Você pode até suspeitar que está grávida mais cedo do que se estivesse grávida. Você pode fazer um teste de gravidez esta semana para descobrir, mas você não saberá o número de bebês até sua primeira consulta médica, que geralmente é por volta da semana 8. Sua primeira consulta pode acontecer mais cedo se você fizer um tratamento de fertilidade.
Se você fez tratamentos de fertilidade para a gravidez, também pode ter seus níveis de gonadotrofina coriônica humana (hCG) e progesterona confirmados com um exame de sangue. Não há nada para ver em um ultrassom ainda, mas altos níveis de hCG e progesterona podem lhe dar uma pista de que você está carregando múltiplos.
Sintomas de gravidez de 4 semanas
Nesse estágio inicial, você pode não notar muita coisa acontecendo com seu corpo. Na verdade, algumas mulheres não sabem que ficam grávidas por semanas se não acompanharem de perto seus ciclos menstruais ou se seus ciclos tendem a ser irregulares.
Por outro lado, na semana 4 de sua gravidez, você pode experimentar o seguinte:
- mastalgia
- exaustão
- micção frequente
- náusea
- sentido de paladar ou olfato intensificado
- desejos ou aversões por comida
No geral, os sintomas da semana 4 costumam imitar seus sintomas pré-menstruais normais. Tanto que muitas mulheres juram que a menstruação começa a qualquer momento.
Aqui estão alguns remédios caseiros para os sintomas comuns do início da gravidez:
- Para aliviar os seios doloridos, use um sutiã de apoio durante o dia e vá para a cama, se ajudar.
- Se você se sentir lento, tente tirar uma soneca à tarde. Os exercícios também podem fornecer um impulso de energia muito necessário.
- Você pode moderar o consumo de líquidos se for parar no banheiro com muita frequência. Não corte muito, porém, porque você precisa de hidratação agora mais do que nunca.
- A náusea é incomum tão cedo, mas se sentir, tente comer refeições pequenas e frequentes e evitar alimentos que causem enjôo. Muitas mulheres encontram alívio enquanto comem carboidratos e alimentos azedos.
Leia mais sobre os melhores remédios para enjôos matinais.
Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
Assim que seu teste de gravidez der positivo, você deve ligar para seu médico ou parteira para marcar sua primeira consulta pré-natal. Não se preocupe se a data de entrega estiver em um futuro distante. A maioria das mulheres é atendida pela primeira vez por volta da 8ª semana.
Dependendo do protocolo do seu provedor de saúde, você também pode precisar ir ao escritório para fazer alguns exames de sangue preliminares. Isso confirmará sua gravidez e verificará seus níveis hormonais. Um teste verificará seu hCG. Esse número deve dobrar a cada 48 a 72 horas. O outro verificará seus níveis de progesterona.
Ambos os testes são repetidos pelo menos uma vez para avaliar o aumento nos números.
Mesmo na semana 4, nunca é muito cedo para começar hábitos saudáveis. Experimente comer alimentos integrais, evitando fumar e beber álcool e, se ainda não o fez, comece a tomar uma vitamina pré-natal.
Os exercícios também são uma ótima maneira de aliviar os sintomas da gravidez e manter o corpo e o bebê saudáveis. Normalmente, qualquer atividade que você fazia antes da gravidez é segura para continuar no primeiro trimestre. Para exercícios vigorosos, você pode querer falar com seu médico sobre algumas mudanças que podem ser necessárias.
Compre vitaminas pré-natais.Quando chamar o médico
Embora você não deva se preocupar, é importante saber que as taxas de aborto são altas no início da gravidez. Os pesquisadores estimam que até 20% das gravidezes conhecidas terminam em aborto espontâneo, muitas das quais acontecem na época em que a mulher espera o início da menstruação.
Na semana 4, o aborto é chamado de gravidez química, pois o embrião não pode ser detectado no ultrassom, apenas por meio de exames de sangue e urina.
Os sinais de aborto espontâneo incluem cólicas, manchas e sangramento intenso. Se você sentir esses sintomas, não tema necessariamente o pior. Conforme o blastocisto se enterra mais profundamente em seu revestimento, você pode sentir manchas e desconforto. Em outras palavras, nem todo sangue significa que o aborto é iminente.
A melhor maneira de avaliar o que está acontecendo é ficar de olho em você mesmo e conversar com seu médico sobre os sintomas que você está experimentando. Se você ainda não tem um provedor, nossa ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a se conectar com médicos em sua área.
O jogo de espera
As primeiras semanas podem parecer um jogo de espera difícil. É fácil comparar notas com amigos e familiares. Lembre-se de que cada gravidez e cada mulher são únicas. O que pode ter funcionado ou ser um problema para outra pessoa pode não se aplicar à sua situação.
Se você tiver dúvidas ou preocupações durante a gravidez, seu primeiro recurso deve ser o seu médico. Eles estão acostumados a ligações frequentes e até mesmo a perguntas bobas, então pergunte!