Síndrome de Waardenburg
A síndrome de Waardenburg é um grupo de doenças transmitidas pelas famílias. A síndrome envolve surdez e pele, cabelo e cor dos olhos pálidos.
A síndrome de Waardenburg é mais frequentemente herdada como um traço autossômico dominante. Isso significa que apenas um dos pais precisa transmitir o gene defeituoso para que um filho seja afetado.
Existem quatro tipos principais de síndrome de Waardenburg. Os mais comuns são o tipo I e o tipo II.
O tipo III (síndrome de Klein-Waardenburg) e o tipo IV (síndrome de Waardenburg-Shah) são mais raros.
Os vários tipos dessa síndrome resultam de defeitos em diferentes genes. A maioria das pessoas com essa doença tem um dos pais com a doença, mas os sintomas nos pais podem ser bem diferentes dos da criança.
Os sintomas podem incluir:
- Lábio leporino (raro)
- Prisão de ventre
- Surdez (mais comum na doença do tipo II)
- Olhos extremamente azuis ou cores de olhos que não correspondem (heterocromia)
- Pele, cabelo e olhos de cor pálida (albinismo parcial)
- Dificuldade em endireitar completamente as juntas
- Possível ligeira diminuição na função intelectual
- Olhos grandes (no tipo I)
- Mancha branca de cabelo ou envelhecimento precoce do cabelo
Tipos menos comuns dessa doença podem causar problemas nos braços ou nos intestinos.
Os testes podem incluir:
- Audiometria
- Tempo de trânsito intestinal
- Biópsia do cólon
- Teste genético
Não existe tratamento específico. Os sintomas serão tratados conforme necessário. Dietas e medicamentos especiais para manter o movimento intestinal são prescritos para pessoas com constipação. A audição deve ser verificada de perto.
Assim que os problemas auditivos forem corrigidos, a maioria das pessoas com essa síndrome deve ser capaz de levar uma vida normal. Aqueles com formas mais raras da síndrome podem ter outras complicações.
As complicações podem incluir:
- Constipação grave o suficiente para exigir a remoção de parte do intestino grosso
- Perda de audição
- Problemas de autoestima ou outros problemas relacionados à aparência
- Ligeira diminuição do funcionamento intelectual (possível, incomum)
O aconselhamento genético pode ser útil se você tiver uma história familiar de síndrome de Waardenburg e planeja ter filhos. Ligue para o seu médico para fazer um teste de audição se você ou seu filho tiver surdez ou diminuição da audição.
Síndrome de Klein-Waardenburg; Síndrome de Waardenburg-Shah
- Ponte nasal larga
- Sentido da audição
Cipriano SD, Zona JJ. Doença neurocutânea. In: Callen JP, Jorizzo JL, Zone JJ, Piette WW, Rosenbach MA, Vleugels RA, eds. Sinais dermatológicos de doença sistêmica. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 40.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Defeitos no metabolismo dos aminoácidos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 103.
Milunsky JM. Síndrome de Waardenburg tipo I. GeneReviews. 2017. PMID: 20301703 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20301703. Atualizado em 4 de maio de 2017. Acessado em 31 de julho de 2019.