Foliculite de hidromassagem

A foliculite da banheira de hidromassagem é uma infecção da pele ao redor da parte inferior da haste do cabelo (folículos pilosos). Ocorre quando você entra em contato com certas bactérias que vivem em áreas quentes e úmidas.
A foliculite da banheira de hidromassagem é causada por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que sobrevive em banheiras de hidromassagem, especialmente banheiras de madeira. A bactéria também pode ser encontrada em redemoinhos e piscinas.
O primeiro sintoma da foliculite da banheira de hidromassagem é uma erupção cutânea com coceira, irregular e vermelha. Os sintomas podem aparecer de várias horas a 5 dias após o contato com a bactéria.
A erupção pode:
- Transforme-se em nódulos tenros vermelho-escuros
- Tem caroços que se enchem de pus
- Parece acne
- Ser mais grosso sob as áreas de maiô onde a água esteve em contato com a pele por mais tempo
Outras pessoas que usaram a banheira de hidromassagem podem ter a mesma erupção.
Muitas vezes, seu médico pode fazer esse diagnóstico com base em olhar para a erupção e saber que você esteve em uma banheira de hidromassagem. O teste geralmente não é necessário.
O tratamento pode não ser necessário. A forma leve da doença geralmente desaparece por conta própria. Medicamentos anti-coceira podem ser usados para aliviar o desconforto.
Em casos graves, seu provedor pode prescrever um antibiótico.
Essa condição geralmente desaparece sem deixar cicatrizes. O problema pode voltar se você usar a banheira de hidromassagem novamente antes de ela ser limpa.
Em casos raros, pode se formar uma coleção de pus (abscesso).
Ligue para o seu médico se você desenvolver sintomas de foliculite quente.
Controlar os níveis de ácido e o conteúdo de cloro, bromo ou ozônio da banheira de hidromassagem pode ajudar a prevenir o problema.
Anatomia do folículo capilar
D’Agata E. Pseudomonas aeruginosa e outras espécies de Pseudomonas. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 221.
James WD, Berger TG, Elston DM. Infecções bacterianas. Em: James WD, Berger TG, Elston DM, eds. Doenças de Andrews da pele: dermatologia clínica. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 14.