Transtorno de desenvolvimento de linguagem expressiva
O transtorno do desenvolvimento da linguagem expressiva é uma condição em que a criança tem uma capacidade de vocabulário inferior ao normal, de dizer frases complexas e de lembrar palavras. No entanto, uma criança com esse transtorno pode ter as habilidades normais de linguagem necessárias para entender a comunicação verbal ou escrita.
O transtorno do desenvolvimento da linguagem expressiva é comum em crianças em idade escolar.
As causas não são bem compreendidas. Danos ao cérebro do cérebro e desnutrição podem causar alguns casos. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.
Crianças com transtorno de linguagem expressiva têm dificuldade em transmitir seu significado ou mensagem aos outros.
Os sintomas deste distúrbio podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Habilidades de vocabulário abaixo da média
- Uso impróprio de tempos (passado, presente, futuro)
- Problemas para fazer sentenças complexas
- Problemas para lembrar palavras
Linguagem expressiva padronizada e testes intelectuais não-verbais devem ser realizados se houver suspeita de distúrbio de linguagem expressiva. Testes para outras deficiências de aprendizagem também podem ser necessários.
A terapia da linguagem é o melhor método para tratar esse tipo de transtorno. O objetivo é aumentar o número de frases que uma criança pode usar. Isso é feito usando técnicas de construção de blocos e terapia da fala.
O quanto a criança se recupera depende da gravidade do distúrbio. Com fatores reversíveis, como deficiências de vitaminas, pode haver recuperação quase total.
Crianças que não têm nenhum outro problema de desenvolvimento ou coordenação motora têm as melhores perspectivas (prognóstico). Freqüentemente, essas crianças têm um histórico familiar de atrasos nos marcos da linguagem, mas acabam se recuperando.
Este distúrbio pode levar a:
- Problemas de aprendizagem
- Baixa auto-estima
- Problemas sociais
Se você está preocupado com o desenvolvimento da linguagem de uma criança, faça o teste da criança.
Uma boa nutrição durante a gravidez e cuidados pré-natais e da primeira infância podem ajudar.
Transtorno de linguagem - expressivo; Comprometimento específico de linguagem
Simms MD. Desenvolvimento da linguagem e distúrbios da comunicação. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.
Trauner DA, Nass RD. Transtornos de linguagem do desenvolvimento. Em: Swaiman KF, Ashwal S, Ferriero DM, et al, eds. Neurologia Pediátrica de Swaiman: Princípios e Prática. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 53.