Autor: Joan Hall
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
V070 LAPAROSCOPIC MANAGEMENT OF GIANT GASTRIC TRICHOBEZOAR: RAPUNZEL SYNDROME
Vídeo: V070 LAPAROSCOPIC MANAGEMENT OF GIANT GASTRIC TRICHOBEZOAR: RAPUNZEL SYNDROME

Um bezoar é uma bola de matéria estranha engolida, geralmente composta de cabelo ou fibra. Ele se acumula no estômago e não consegue passar pelos intestinos.

Mastigar ou comer cabelo ou materiais felpudos (ou materiais indigestos, como sacos plásticos) pode levar à formação de um bezoar. A taxa é muito baixa. O risco é maior entre pessoas com deficiência intelectual ou crianças com distúrbios emocionais. Geralmente, os bezoares são vistos principalmente em mulheres com idade entre 10 e 19 anos.

Os sintomas podem incluir:

  • Indigestão
  • Dor de estômago ou angústia
  • Nausea e vomito
  • Diarréia
  • Dor
  • Úlceras gástricas

A criança pode ter um caroço no abdômen que pode ser sentido pelo médico. Uma radiografia de deglutição de bário mostrará a massa no estômago. Às vezes, um escopo é usado (endoscopia) para visualizar diretamente o bezoar.

O bezoar pode precisar ser removido cirurgicamente, especialmente se for grande. Em alguns casos, pequenos bezoares podem ser removidos por meio de uma luneta colocada através da boca até o estômago. Isso é semelhante a um procedimento EGD.


A recuperação total é esperada.

O vômito persistente pode causar desidratação.

Ligue para o seu provedor se você suspeitar que seu filho tem um bezoar.

Se seu filho já teve um bezoar de cabelo no passado, corte o cabelo da criança curto para que ele não possa colocar as pontas na boca. Mantenha materiais não digeríveis longe de crianças que têm tendência a colocar itens na boca.

Certifique-se de remover o acesso da criança a materiais confusos ou cheios de fibra.

Tricobezoar; Bola de cabelo

Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Corpos estranhos e bezoares. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 360.

Pfau PR, Hancock SM. Corpos estranhos, bezoares e ingestões cáusticas. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 27.


Artigos Frescos

É normal que pessoas com diabetes comam morangos?

É normal que pessoas com diabetes comam morangos?

Você provavelmente já ouviu pelo meno um mito obre diabete e dieta. Talvez você tenha dito que você deve ficar longe do açúcar, ou que você não pode comer fruta...
Como remover tampões de queratina com segurança

Como remover tampões de queratina com segurança

Um tampão de queratina é um tipo de caroço na pele que é eencialmente um do muito tipo de poro obtruído. Ao contrário da acne, porém, ea aliência ecamoa ão...