Bowlegs
Pernas arqueadas é uma condição na qual os joelhos ficam bem separados quando uma pessoa fica de pé com os pés e tornozelos juntos. É considerado normal em crianças menores de 18 meses.
Os bebês nascem com as pernas tortas por causa de sua posição dobrada no útero da mãe. As pernas arqueadas começam a se endireitar quando a criança começa a andar e as pernas começam a suportar o peso (cerca de 12 a 18 meses).
Por volta dos 3 anos de idade, a criança costuma ficar em pé com os tornozelos separados e os joelhos apenas se tocando. Se as pernas arqueadas ainda estiverem presentes, a criança é chamada de pernas arqueadas.
As pernas arqueadas podem ser causadas por doenças, como:
- Desenvolvimento ósseo anormal
- Doença de Blount
- Fraturas que não cicatrizam corretamente
- Intoxicação por chumbo ou flúor
- Raquitismo, que é causado pela falta de vitamina D
Os sintomas podem incluir:
- Joelhos que não se tocam quando em pé com os pés juntos (tornozelos se tocando)
- O arqueamento das pernas é o mesmo em ambos os lados do corpo (simétrico)
- Pernas arqueadas continuam além dos 3 anos
Um profissional de saúde pode frequentemente diagnosticar pernas arqueadas olhando para a criança. A distância entre os joelhos é medida enquanto a criança está deitada de costas.
Podem ser necessários exames de sangue para descartar o raquitismo.
Os raios X podem ser necessários se:
- A criança tem 3 anos ou mais.
- A reverência está piorando.
- Curvar-se não é o mesmo em ambos os lados.
- Outros resultados de teste sugerem doença.
Nenhum tratamento é recomendado para pernas arqueadas, a menos que a condição seja extrema. A criança deve ser examinada pelo provedor pelo menos a cada 6 meses.
Sapatos, suspensórios ou gessos especiais podem ser experimentados se a condição for grave ou se a criança também tiver outra doença. Não está claro o quão bem eles funcionam.
Às vezes, a cirurgia é feita para corrigir a deformidade em um adolescente com pernas arqueadas graves.
Em muitos casos, o resultado é bom e, na maioria das vezes, não há problema para caminhar.
Perna-bamba que não desaparece e não é tratada pode causar artrite nos joelhos ou quadris com o tempo.
Ligue para o seu provedor se seu filho apresentar pernas arqueadas em curso ou piorando após os 3 anos.
Não há maneira conhecida de prevenir pernas arqueadas, a não ser evitar raquitismo. Certifique-se de que seu filho seja exposto ao sol e receba a quantidade adequada de vitamina D em sua dieta.
Genu Varum
Canale ST. Osteocondrose de epifisite e outras afecções diversas. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 32.
Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF. Deformidades torcionais e angulares. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 675.