Nó na língua
Amarração da língua ocorre quando a parte inferior da língua está presa ao assoalho da boca.
Isso pode dificultar a movimentação livre da ponta da língua.
A língua é conectada ao fundo da boca por uma faixa de tecido chamada frênulo lingual. Em pessoas com língua presa, essa faixa é excessivamente curta e grossa. A causa exata da língua presa não é conhecida. Seus genes podem desempenhar um papel. O problema tende a ocorrer em algumas famílias.
Em um recém-nascido ou lactente, os sintomas de língua presa são semelhantes aos de uma criança que está tendo problemas com a amamentação. Os sintomas podem incluir:
- Agindo irritado ou agitado, mesmo após a alimentação.
- Dificuldade em criar ou manter a sucção no mamilo. O bebê pode ficar cansado em 1 ou 2 minutos ou adormecer antes de comer o suficiente.
- Baixo ganho de peso ou perda de peso.
- Problemas para se agarrar ao mamilo. Em vez disso, o bebê pode apenas mastigar o mamilo.
- Pode haver dificuldades de fala e pronúncia em crianças mais velhas.
A mãe que amamenta pode ter problemas com dor nos seios, dutos de leite obstruídos ou seios doloridos e pode se sentir frustrada.
A maioria dos especialistas não recomenda que os profissionais de saúde examinem os recém-nascidos para verificar se há língua presa, a menos que haja problemas de amamentação.
A maioria dos provedores só considera a língua presa quando:
- A mãe e o bebê tiveram problemas para começar a amamentar.
- A mãe recebeu pelo menos 2 a 3 dias de apoio de um especialista em amamentação (lactação).
A maioria dos problemas de amamentação pode ser tratada facilmente. Uma pessoa especializada em amamentação (consultor de lactação) pode ajudar com problemas de amamentação.
A cirurgia de ligadura da língua, chamada de frenulotomia, raramente é necessária. A cirurgia envolve o corte e a liberação do frênulo amarrado sob a língua. Na maioria das vezes, é feito no escritório do provedor. Infecção ou sangramento posterior são possíveis, mas raros.
A cirurgia para casos mais graves é feita na sala de cirurgia de um hospital. Um procedimento cirúrgico denominado fechamento de z-plastia pode ser necessário para evitar a formação de tecido cicatricial.
Em raras ocasiões, a língua presa foi associada a problemas com o desenvolvimento dos dentes, deglutição ou fala.
Anquiloglossia
Dhar V. Lesões comuns dos tecidos moles orais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 341.
Lawrence RA, Lawrence RM. Protocolo 11: diretrizes para avaliação e manejo da anquiloglossia neonatal e suas complicações na díade de amamentação. In: Lawrence RA, Lawrence RM, eds. Amamentação: um guia para a profissão médica. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: 874-878.
Newkirk GR, Newkirk MJ. Corte na língua (frenotomia) para anquiloglossia. In: Fowler GC, eds. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 169.