Gráfico de crescimento
Os gráficos de crescimento são usados para comparar a altura, o peso e o tamanho da cabeça do seu filho com crianças da mesma idade.
Os gráficos de crescimento podem ajudar você e seu médico a acompanhar seu filho à medida que ele cresce. Esses gráficos podem fornecer um aviso prévio de que seu filho tem um problema médico.
Os gráficos de crescimento foram desenvolvidos a partir de informações obtidas ao medir e pesar milhares de crianças. A partir desses números, foram estabelecidas as médias nacionais de peso e altura para cada idade e sexo.
As linhas ou curvas nos gráficos de crescimento indicam quantas outras crianças nos Estados Unidos pesam certo valor em determinada idade. Por exemplo, o peso na linha do 50º percentil significa que metade das crianças nos Estados Unidos pesa mais do que esse número e metade das crianças pesa menos.
O QUE OS GRÁFICOS DE CRESCIMENTO MEDEM
O mantenedor do seu filho medirá o seguinte durante cada consulta de puericultura:
- Peso (medido em onças e libras ou gramas e quilogramas)
- Altura (medida deitada em crianças menores de 3 anos e em pé em crianças maiores de 3 anos)
- Circunferência da cabeça, uma medida do tamanho da cabeça feita envolvendo uma fita métrica em volta da cabeça acima das sobrancelhas
A partir dos 2 anos de idade, o índice de massa corporal (IMC) de uma criança pode ser calculado. Altura e peso são usados para descobrir o IMC. A medição do IMC pode estimar a gordura corporal de uma criança.
Cada uma das medidas do seu filho é colocada no gráfico de crescimento. Essas medidas são então comparadas com o intervalo padrão (normal) para crianças do mesmo sexo e idade. O mesmo gráfico será usado conforme seu filho cresce.
COMO COMPREENDER UMA TABELA DE CRESCIMENTO
Muitos pais se preocupam se descobrirem que a altura, o peso ou o tamanho da cabeça de seus filhos são menores do que os da maioria das outras crianças da mesma idade. Eles se preocupam se o filho terá um bom desempenho na escola ou se será capaz de manter o ritmo nos esportes.
Aprender alguns fatos importantes pode tornar mais fácil para os pais compreenderem o que significam as diferentes medições:
- Podem ocorrer erros de medição, por exemplo, se o bebê se contorcer na balança.
- Uma medida pode não representar o quadro geral. Por exemplo, uma criança pode perder peso após um ataque de diarreia, mas provavelmente recuperará o peso depois que a doença passar.
- Existe uma ampla gama do que é considerado "normal". Só porque seu filho está no 15º percentil do peso (o que significa que 85 em 100 crianças pesam mais), esse número raramente significa que seu filho está doente, que você não o está alimentando o suficiente ou que seu leite materno não é suficiente para seu bebê.
- As medidas do seu filho não prevêem se ele será alto, baixo, gordo ou magro quando adulto.
Algumas mudanças no gráfico de crescimento de seu filho podem preocupar seu provedor mais do que outros:
- Quando uma das medidas do seu filho fica abaixo do 10º percentil ou acima do 90º percentil para a idade dele.
- Se a cabeça está crescendo muito lentamente ou muito rapidamente quando medida ao longo do tempo.
- Quando a medição do seu filho não fica perto de uma linha no gráfico. Por exemplo, um provedor pode se preocupar se uma criança de 6 meses estava no 75º percentil, mas depois mudou para o 25º percentil aos 9 meses e caiu ainda mais aos 12 meses.
O crescimento anormal nos gráficos de crescimento é apenas um sinal de um possível problema. Seu provedor irá determinar se é um problema médico real ou se o crescimento do seu filho só precisa ser observado com atenção.
Gráfico de altura e peso
- Circunferência da cabeça
- Gráfico de altura / peso
Bamba V, Kelly A. Avaliação de crescimento. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 27.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Centro Nacional de Estatísticas de Saúde. Gráficos de crescimento do CDC. www.cdc.gov/growthcharts/cdc_charts.htm. Atualizado em 7 de dezembro de 2016. Acessado em 7 de março de 2019.
Cooke DW, Dival SA, Radovick S. Crescimento normal e aberrante em crianças. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 24.
Kimmel SR, Ratliff-Schaub K. Growth and development. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: capítulo 22.