Escolhendo um provedor de cuidados primários
Um provedor de cuidados primários (PCP) é um profissional de saúde que atende pessoas com problemas médicos comuns. Na maioria das vezes, essa pessoa é um médico. No entanto, um PCP pode ser um assistente médico ou enfermeiro. Frequentemente, o seu PCP está envolvido nos seus cuidados por muito tempo. Portanto, é importante escolher alguém com quem você vai trabalhar bem.
Um PCP é o seu principal provedor de cuidados de saúde em situações não emergenciais. A função do seu PCP é:
- Fornece cuidados preventivos e ensina escolhas de estilos de vida saudáveis
- Identifique e trate condições médicas comuns
- Avalie a urgência de seus problemas médicos e encaminhe-o ao melhor local para esse atendimento
- Faça referências a médicos especialistas quando necessário
Os cuidados primários são mais frequentemente prestados em regime de ambulatório. No entanto, se você for internado no hospital, o seu PCP pode ajudar ou direcionar seu atendimento, dependendo das circunstâncias.
Ter um PCP pode lhe proporcionar um relacionamento contínuo e de confiança com um profissional médico ao longo do tempo. Você pode escolher entre vários tipos diferentes de PCPs:
- Médicos de família: Médicos que concluíram uma residência em clínica familiar e são certificados ou elegíveis para esta especialidade. O escopo de sua prática inclui crianças e adultos de todas as idades e pode incluir obstetrícia e pequenas cirurgias.
- Pediatras: Médicos que concluíram uma residência em pediatria e são certificados ou elegíveis para essa especialidade. O escopo de sua prática inclui o cuidado de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes.
- Geriatras: Médicos que concluíram uma residência em medicina de família ou medicina interna e são certificados nesta especialidade. Eles costumam servir como um PCP para adultos mais velhos com necessidades médicas complexas relacionadas ao envelhecimento.
- Internistas: Médicos que concluíram uma residência em medicina interna e são certificados ou elegíveis para essa especialidade. O escopo de sua prática inclui o cuidado de adultos de todas as idades para muitos problemas médicos diferentes.
- Obstetras / ginecologistas: Médicos que concluíram uma residência e são certificados ou elegíveis para essa especialidade. Eles costumam servir como um PCP para as mulheres, especialmente aquelas em idade fértil.
- Enfermeiros (NP) e assistentes médicos (PA): Profissionais que passam por um processo de treinamento e certificação diferente do dos médicos. Eles podem ser o seu PCP em algumas práticas.
Muitos planos de seguro limitam os provedores que você pode escolher ou fornecem incentivos financeiros para você selecionar em uma lista específica de provedores. Certifique-se de saber o que seu seguro cobre antes de começar a restringir suas opções.
Ao escolher um PCP, considere também o seguinte:
- O pessoal do escritório é amigável e útil? O escritório é bom para retornar ligações?
- O horário de expediente é conveniente para a sua programação?
- É fácil entrar em contato com o provedor? O provedor usa e-mail?
- Você prefere um provedor cujo estilo de comunicação seja amigável e caloroso ou mais formal?
- Você prefere um provedor focado no tratamento de doenças ou bem-estar e prevenção?
- O provedor tem uma abordagem conservadora ou agressiva para o tratamento?
- O provedor pede muitos testes?
- O provedor refere-se a outros especialistas com freqüência ou raramente?
- O que os colegas e pacientes dizem sobre o provedor?
- O provedor o convida a se envolver em seus cuidados? O provedor vê sua relação paciente-provedor como uma verdadeira parceria?
Você pode obter referências de:
- Amigos, vizinhos ou parentes
- Associações médicas estaduais, associações de enfermagem e associações para assistentes médicos
- Seu dentista, farmacêutico, optometrista, provedor anterior ou outro profissional de saúde
- Os grupos de defesa podem ser especialmente úteis para encontrar o melhor provedor para uma doença ou deficiência crônica específica
- Muitos planos de saúde, como HMOs ou PPOs, têm sites, diretórios ou equipes de atendimento ao cliente que podem ajudá-lo a selecionar o PCP certo para você
Outra opção é solicitar uma entrevista para "entrevistar" um provedor em potencial. Pode não haver custo para fazer isso ou pode ser cobrado um copagamento ou outra pequena taxa. Algumas clínicas, especialmente grupos de prática pediátrica, podem ter uma casa aberta, onde você tem a oportunidade de encontrar vários dos provedores desse grupo específico.
Se surgir um problema de saúde e você não tiver um provedor principal, na maioria dos casos, é melhor procurar atendimento não emergencial em um centro de atendimento de urgência, em vez de em um pronto-socorro de um hospital. Isso geralmente vai lhe poupar tempo e dinheiro. Nos últimos anos, muitos pronto-socorros expandiram seus serviços para incluir atendimento de urgência dentro do próprio pronto-socorro ou em uma área adjacente. Para descobrir, ligue primeiro para o hospital.
Médico de família - como escolher um; Prestador de cuidados primários - como escolher um; Médico - como escolher um médico de família
- Paciente e médico trabalham juntos
- Tipos de prestadores de cuidados de saúde
Goldman L, Schafer AI. Abordagem da medicina, do paciente e da profissão médica: a medicina como profissão erudita e humana. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 1.
Rakel RE. Física familiar. Em: Rakel RE, Rakel D. eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 1.
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Escolhendo um médico: dicas rápidas. health.gov/myhealthfinder/topics/doctor-visits/regular-checkups/choosing-doctor-quick-tips. Atualizado em 14 de outubro de 2020. Acessado em 14 de outubro de 2020.