Assistência odontológica - adulto
A cárie dentária e as doenças gengivais são causadas pela placa bacteriana, uma combinação pegajosa de bactérias e alimentos. A placa bacteriana começa a se formar nos dentes poucos minutos após a ingestão. Se os dentes não forem bem limpos todos os dias, a placa pode causar cáries ou doenças gengivais. Se você não remover a placa, ela se transforma em um depósito duro chamado tártaro, que fica preso na base do dente. A placa bacteriana e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas que produzem fazem com que as gengivas se tornem:
- Infetado
- Inchado
- Macio
Cuidando bem dos dentes e gengivas, você pode ajudar a prevenir problemas como cáries (cáries) e doenças gengivais (gengivite ou periodontite). Você também deve ensinar seus filhos a escovar e passar fio dental desde pequenos para ajudá-los a proteger os dentes.
A placa bacteriana e o tártaro levam a uma série de problemas:
- Cavidades são orifícios que danificam a estrutura dos dentes.
- A gengivite está inchada, inflamada e com sangramento nas gengivas,
- A periodontite é a destruição dos ligamentos e do osso que sustentam os dentes, geralmente levando à perda do dente.
- Mau hálito (halitose).
- Abcessos, dor, incapacidade de usar os dentes.
- Outros problemas de saúde fora da boca, que vão desde trabalho de parto prematuro a doenças cardíacas.
COMO CUIDAR DOS SEUS DENTES
Os dentes saudáveis estão limpos e sem cáries. As gengivas saudáveis são rosadas e firmes e não sangram. Para manter dentes e gengivas saudáveis, siga estas etapas:
- Use fio dental pelo menos uma vez por dia. É melhor passar fio dental após a escovação. O uso do fio dental remove a placa que é deixada para trás após a escovação entre os dentes e na gengiva.
- Escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias. Escove por pelo menos 2 minutos de cada vez.
- Use creme dental com flúor. O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e ajuda a prevenir a cárie dentária.
- Substitua sua escova de dentes a cada 3 a 4 meses ou antes, se necessário. Uma escova de dentes gasta não limpará seus dentes também. Se você usar uma escova de dentes elétrica, troque também as cabeças a cada 3 a 4 meses.
- Coma uma dieta saudavel. Você tem menos probabilidade de contrair doenças gengivais se comer alimentos saudáveis.
- Evite doces e bebidas adoçadas. Comer e beber muitos doces aumenta o risco de cáries. Se você comer ou beber doces, escove os dentes logo em seguida.
- Não fume. Os fumantes têm mais problemas de dentes e gengivas do que os não fumantes.
- Mantenha dentaduras, retentores e outros aparelhos limpos. Isso inclui escová-los regularmente. Você também pode precisar mergulhá-los em uma solução de limpeza.
- Agende exames regulares com seu dentista. Muitos dentistas recomendam que os dentes sejam limpos profissionalmente a cada 6 meses para uma saúde bucal ideal. Pode ser necessário ir ao dentista a cada 3 a 4 meses se suas gengivas ficarem insalubres.
A limpeza regular dos dentes por um dentista remove a placa que pode se desenvolver, mesmo com escovagem cuidadosa e uso do fio dental. Isso é muito importante para chegar a áreas que são difíceis de alcançar por conta própria. A limpeza profissional inclui escamação e polimento. Este procedimento usa instrumentos para soltar e remover depósitos dos dentes. Os exames de rotina podem incluir radiografias dentárias. Seu dentista pode detectar problemas precocemente, para que eles não se tornem mais sérios e caros para consertar.
Pergunte ao seu dentista:
- Que tipo de escova de dentes você deve usar e como escovar bem os dentes. Pergunte se uma escova de dentes elétrica é a certa para você. Foi comprovado que as escovas de dente elétricas limpam os dentes melhor do que as escovas de dente manuais. Muitas vezes, eles também têm um cronômetro para avisá-lo quando você atingiu a marca de 2 minutos.
- Como usar o fio dental corretamente. O uso do fio dental excessivamente vigoroso ou impróprio pode ferir as gengivas.
- Se você deve usar aparelhos ou ferramentas especiais, como irrigação com água. Isso às vezes pode ajudar a complementar (mas não substituir) a escovação e o uso do fio dental.
- Se você pode se beneficiar de determinados cremes dentais ou enxaguatórios bucais. Em alguns casos, as pastas e enxágues de venda livre podem fazer mais mal do que bem, dependendo da sua condição.
QUANDO CHAMAR O DENTISTA
Ligue para seu dentista se tiver sintomas de cárie que incluem:
- Dor no dente que ocorre sem motivo ou é causada por alimentos, bebidas, escovação ou uso do fio dental
- Sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes ou frias
Receba tratamento precoce para doenças gengivais. Ligue para seu dentista se tiver sintomas de doença gengival que incluem:
- Gengivas vermelhas ou inchadas
- Sangramento nas gengivas ao escovar os dentes
- Mal hálito
- Dentes soltos
- Dentes à deriva
Dentes - cuidar; Higiene oral; Higiene dental
Chow AW. Infecções da cavidade oral, pescoço e cabeça. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 64.
Stefanac SJ. Desenvolvendo o plano de tratamento. In: Stefanac SJ, Nesbit SP, eds. Diagnóstico e Planejamento de Tratamento em Odontologia. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: capítulo 4.
Teughels W, Laleman I, Quirynen M, Jakubovics N. Biofilm and periodontal microbiology. In: Newman MG, Takei HH, Klokkevold PR, Carranza FA, eds. Periodontologia Clínica de Newman e Carranza. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 8.