Bebês e injeções
As imunizações (vacinações) são importantes para manter seu filho saudável. Este artigo descreve como aliviar a dor de injeções em bebês.
Os pais muitas vezes se perguntam como tornar as injeções menos dolorosas para seus bebês. Quase todas as imunizações (também chamadas de vacinas) precisam ser administradas no músculo ou sob a pele usando uma agulha e seringa. Reduzir o nível de ansiedade do seu filho pode ser a melhor maneira de ajudar a limitar a dor.
Aqui estão algumas dicas.
ANTES DO TIRO
Diga às crianças mais velhas que a injeção é necessária para mantê-las seguras e saudáveis. Saber o que esperar com antecedência pode tranquilizar a criança.
Explique à criança que não há problema em chorar. Mas sugira que a criança tente ser corajosa. Explique que você também não gosta de tiros, mas também tenta ser corajoso. Elogie a criança após o término da injeção, independentemente de ela chorar ou não.
Planeje algo divertido para fazer depois. Uma ida ao parque ou outro entretenimento após a filmagem pode tornar a próxima viagem menos assustadora.
Alguns médicos usam um spray ou creme analgésico antes de aplicar a injeção.
QUANDO O TIRO ESTÁ SENDO DADO
Coloque pressão na área antes que o tiro seja dado.
Fique calmo e não deixe a criança ver se você está chateado ou ansioso. A criança perceberá se você se encolher antes do tiro. Fale com calma e use palavras suaves.
Siga as instruções do profissional de saúde sobre como segurar seu filho para firmar a perna ou o braço que receberá a injeção.
Distraia a criança soprando bolhas ou brincando com um brinquedo. Ou mostre uma imagem na parede, conte ou diga o ABC, ou diga à criança algo engraçado.
O QUE ESPERAR EM CASA
Após a aplicação da injeção, um pano úmido e frio pode ser colocado no local da vacinação para ajudar a reduzir a dor.
Mover ou usar o braço ou a perna que recebeu a injeção com frequência também pode ajudar a reduzir a dor.
Dar paracetamol ou ibuprofeno ao seu filho pode ajudar a aliviar sintomas comuns e leves após as imunizações. Siga as instruções da embalagem sobre como dar o medicamento ao seu filho. Ou ligue para o provedor do seu filho para obter instruções.
Os efeitos colaterais das injeções variam, dependendo do tipo de imunização administrada. Na maioria das vezes, os efeitos colaterais são leves. Ligue para o provedor do seu filho imediatamente se ele:
- Desenvolve febre alta
- Não pode ser acalmado
- Torna-se muito menos ativo do que o normal
VACINAS COMUNS PARA CRIANÇAS
- Vacina contra varicela
- Imunização DTaP (vacina)
- Vacina contra hepatite A
- Vacina contra hepatite B
- Vacina Hib
- Vacina contra HPV
- Vacina da gripe
- Vacina meningocócica
- Vacina MMR
- Vacina pneumocócica conjugada
- Vacina polissacarídica pneumocócica
- Imunização contra poliomielite (vacina)
- Vacina contra rotavírus
- Vacina Tdap
Bebês e vacinas; Bebês e imunizações; Bebês e vacinas; Varicela - injeções; DTaP - tiros; Hepatite A - injeções; Hepatite B - injeções; Hib - tiros; Haemophilus influenza - injeções; Influenza - vacinas; Meningocócica - injeções; MMR - tiros; Pneumocócica - injeções; Polio - injeções; IPV - disparos; Tdap - tiros
- Imunizações infantis
Berstein HH, Killinsky A, Orenstein WA. Práticas de imunização. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 197.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Guia dos pais para imunizações infantis. www.cdc.gov/vaccines/parents/tools/parents-guide/downloads/parents-guide-508.pdf. Atualizado em agosto de 2015. Acessado em 18 de março de 2020.
Robinson CL, Bernstein H, Poehling K, Romero JR, Szilagyi P. Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, programa de imunização recomendado para crianças e adolescentes com 18 anos ou menos - Estados Unidos, 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2020; 69 (5): 130-132. PMID: 32027628 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32027628/.