Autor: William Ramirez
Data De Criação: 19 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Adolescência: Desenvolvimento, Identidade, Riscos e Dinâmicas
Vídeo: Adolescência: Desenvolvimento, Identidade, Riscos e Dinâmicas

O desenvolvimento de crianças de 12 a 18 anos deve incluir marcos físicos e mentais esperados.

Durante a adolescência, as crianças desenvolvem a capacidade de:

  • Compreenda ideias abstratas. Isso inclui a compreensão de conceitos matemáticos superiores e o desenvolvimento de filosofias morais, incluindo direitos e privilégios.
  • Estabeleça e mantenha relacionamentos satisfatórios. Os adolescentes aprenderão a compartilhar intimidade sem se sentirem preocupados ou inibidos.
  • Mova-se em direção a um senso mais maduro de si mesmos e de seu propósito.
  • Questione valores antigos sem perder sua identidade.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

Durante a adolescência, os jovens passam por muitas mudanças à medida que avançam para a maturidade física. No início, as mudanças pré-púberes ocorrem quando as características sexuais secundárias aparecem.

Garotas:

  • As meninas podem começar a desenvolver botões nos seios já aos 8 anos de idade. Os seios se desenvolvem totalmente entre os 12 e 18 anos.
  • Os pelos púbicos, axilas e pernas geralmente começam a crescer por volta dos 9 ou 10 anos de idade e atingem os padrões adultos por volta dos 13 a 14 anos.
  • A menarca (o início dos períodos menstruais) normalmente ocorre cerca de 2 anos após o aparecimento precoce dos pêlos púbicos e da mama. Pode ocorrer desde os 9 anos ou até aos 16. A idade média da menstruação nos Estados Unidos é de cerca de 12 anos.
  • O pico de crescimento das meninas atinge o pico por volta dos 11,5 anos e diminui por volta dos 16 anos.

Rapazes:


  • Os meninos podem começar a notar que seus testículos e escroto crescem já aos 9 anos. Logo, o pênis começa a se alongar. Aos 17 ou 18 anos, seus órgãos genitais geralmente estão no tamanho e na forma de adultos.
  • O crescimento dos pelos púbicos, assim como nas axilas, pernas, tórax e pelos faciais, começa em meninos por volta dos 12 anos e atinge os padrões adultos por volta dos 17 a 18 anos.
  • Os meninos não começam a puberdade com um incidente repentino, como o início da menstruação nas meninas. Ter emissões noturnas regulares (sonhos molhados) marca o início da puberdade nos meninos. Sonhos molhados geralmente começam entre os 13 e os 17 anos. A idade média é de cerca de 14 anos e meio.
  • A voz dos meninos muda ao mesmo tempo que o pênis cresce. As emissões noturnas ocorrem com o pico do surto de altura.
  • O surto de crescimento dos meninos atinge o pico por volta dos 13 anos e meio e diminui por volta dos 18 anos.

COMPORTAMENTO

As mudanças físicas repentinas e rápidas pelas quais os adolescentes passam os deixam muito constrangidos. Eles são sensíveis e preocupados com as mudanças em seu próprio corpo. Eles podem fazer comparações dolorosas sobre si mesmos com seus colegas.


As mudanças físicas podem não ocorrer em uma programação regular e tranquila. Portanto, os adolescentes podem passar por fases difíceis, tanto na aparência quanto na coordenação física. As meninas podem ficar ansiosas se não estiverem prontas para o início do período menstrual. Os meninos podem se preocupar se não souberem sobre as emissões noturnas.

Na adolescência, é normal que os jovens comecem a se separar dos pais e a fazer sua própria identidade. Em alguns casos, isso pode ocorrer sem um problema de seus pais e outros membros da família.No entanto, isso pode levar a conflitos em algumas famílias, pois os pais tentam manter o controle.

Os amigos tornam-se mais importantes à medida que os adolescentes se afastam dos pais em busca de sua própria identidade.

  • Seu grupo de pares pode se tornar um porto seguro. Isso permite que o adolescente teste novas ideias.
  • No início da adolescência, o grupo de pares geralmente consiste em amizades não românticas. Isso geralmente inclui "panelinhas", gangues ou clubes. Os membros do grupo de pares freqüentemente tentam agir da mesma forma, se vestir da mesma forma, ter códigos ou rituais secretos e participar das mesmas atividades.
  • À medida que os jovens entram na metade da adolescência (14 a 16 anos) e além, o grupo de pares se expande para incluir amizades românticas.

Na adolescência, os jovens muitas vezes sentem a necessidade de estabelecer sua identidade sexual. Eles precisam se sentir confortáveis ​​com seu corpo e suas sensações sexuais. Os adolescentes aprendem a expressar e receber avanços íntimos ou sexuais. Os jovens que não têm a chance de tais experiências podem ter mais dificuldade em relacionamentos íntimos quando são adultos.


Os adolescentes muitas vezes têm comportamentos que são consistentes com vários mitos da adolescência:

  • O primeiro mito é que eles estão "no palco" e a atenção das outras pessoas está constantemente centrada em sua aparência ou ações. Isso é egocentrismo normal. No entanto, pode parecer (especialmente para adultos) beirar a paranóia, o amor-próprio (narcisismo) ou mesmo a histeria.
  • Outro mito da adolescência é a ideia de que "isso nunca vai acontecer comigo, só com a outra pessoa". "Isso" pode representar engravidar ou pegar uma doença sexualmente transmissível depois de fazer sexo sem proteção, causar um acidente de carro ao dirigir sob a influência de álcool ou drogas, ou qualquer um dos muitos outros efeitos negativos de comportamentos de risco.

SEGURANÇA

Os adolescentes tornam-se mais fortes e independentes antes de desenvolverem boas habilidades de tomada de decisão. Uma forte necessidade de aprovação dos colegas pode tentar um jovem a tomar parte em comportamentos de risco.

A segurança dos veículos motorizados deve ser enfatizada. Deve enfocar o papel do motorista / passageiro / pedestre, os riscos do abuso de substâncias e a importância do uso de cintos de segurança. Os adolescentes não devem ter o privilégio de usar veículos motorizados, a menos que possam demonstrar que podem fazê-lo com segurança.

Outros problemas de segurança são:

  • Os adolescentes que praticam esportes devem aprender a usar os equipamentos e roupas ou equipamentos de proteção. Eles devem aprender as regras do jogo seguro e como abordar atividades mais avançadas.
  • Os jovens precisam estar muito cientes dos possíveis perigos, incluindo morte súbita. Essas ameaças podem ocorrer com o abuso regular de substâncias e com o uso experimental de drogas e álcool.
  • Os adolescentes que podem usar ou têm acesso a armas de fogo precisam aprender a usá-las de maneira adequada.

Se os adolescentes precisam ser avaliados, se parecem estar isolados de seus colegas, desinteressados ​​na escola ou atividades sociais, ou se apresentam mal na escola, no trabalho ou nos esportes.

Muitos adolescentes apresentam risco aumentado de depressão e potenciais tentativas de suicídio. Isso pode ser devido a pressões e conflitos em sua família, escola ou organizações sociais, grupos de pares e relacionamentos íntimos.

DICAS PARA OS PAIS SOBRE SEXUALIDADE

Na maioria das vezes, os adolescentes precisam de privacidade para compreender as mudanças que ocorrem em seus corpos. Idealmente, eles deveriam ter seu próprio quarto. Se isso não for possível, eles devem ter pelo menos algum espaço privado.

Provocar uma criança adolescente sobre mudanças físicas é inapropriado. Isso pode levar à autoconsciência e constrangimento.

Os pais precisam lembrar que é natural e normal que o adolescente se interesse por mudanças corporais e temas sexuais. Isso não significa que seu filho esteja envolvido em atividades sexuais.

Os adolescentes podem experimentar uma ampla gama de orientações ou comportamentos sexuais antes de se sentirem à vontade com sua própria identidade sexual. Os pais devem ter cuidado para não chamar novos comportamentos de "errados", "doentios" ou "imorais".

O complexo edipiano (a atração de uma criança pelos pais do sexo oposto) é comum durante a adolescência. Os pais podem lidar com isso reconhecendo as mudanças físicas e a atratividade da criança, sem cruzar as fronteiras entre pais e filhos. Os pais também podem se orgulhar do crescimento do jovem até a maturidade.

É normal que os pais achem o adolescente atraente. Isso geralmente acontece porque o adolescente costuma se parecer muito com o outro pai (do mesmo sexo) quando era mais jovem. Essa atração pode fazer com que os pais se sintam constrangidos. O pai deve ter cuidado para não criar uma distância que possa fazer o adolescente se sentir responsável. É impróprio que a atração dos pais por um filho seja algo mais do que uma atração como pai. A atração que ultrapassa as fronteiras entre pais e filhos pode levar a um comportamento íntimo inadequadamente com o adolescente. Isso é conhecido como incesto.

INDEPENDÊNCIA E LUTAS DE PODER

A busca do adolescente para se tornar independente é uma parte normal do desenvolvimento. O pai não deve ver isso como uma rejeição ou perda de controle. Os pais precisam ser constantes e consistentes. Eles devem estar disponíveis para ouvir as ideias da criança sem dominar a identidade independente da criança.

Embora os adolescentes sempre desafiem as figuras de autoridade, eles precisam ou querem limites. Os limites fornecem um limite seguro para que cresçam e funcionem. A definição de limites significa ter regras e regulamentos predefinidos sobre seu comportamento.

As lutas pelo poder começam quando a autoridade está em jogo ou "estar certo" é a questão principal. Essas situações devem ser evitadas, se possível. Uma das partes (normalmente o adolescente) será dominada. Isso fará com que os jovens percam prestígio. O adolescente pode se sentir envergonhado, inadequado, ressentido e amargo como resultado.

Os pais devem estar prontos e reconhecer os conflitos comuns que podem se desenvolver enquanto cuidam de adolescentes. A experiência pode ser afetada por questões não resolvidas da própria infância dos pais ou dos primeiros anos do adolescente.

Os pais devem saber que seus adolescentes desafiarão repetidamente sua autoridade. Manter linhas de comunicação abertas e limites ou fronteiras claros, mas negociáveis, pode ajudar a reduzir conflitos importantes.

A maioria dos pais sente que tem mais sabedoria e autocrescimento à medida que enfrenta os desafios de pais de adolescentes.

Desenvolvimento - adolescente; Crescimento e desenvolvimento - adolescente

  • Depressão adolescente

Hazen EP, Abrams AN, Muriel AC. Desenvolvimento infantil, adolescente e adulto. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: capítulo 5.

Holland-Hall CM. Desenvolvimento físico e social do adolescente. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 132.

Marcdante KJ, Kliegman RM. Visão geral e avaliação dos adolescentes. In: Marcdante KJ, Kliegman RM, eds. Nelson Essentials of Pediatrics. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 67.

Interessante No Site

10 maneiras de cortar 500 calorias por dia

10 maneiras de cortar 500 calorias por dia

Não importa o tipo de dieta que você iga, para perder pe o, você preci a queimar mai caloria do que ingere a cada dia. Para a maioria da pe oa com obrepe o, cortar cerca de 500 caloria ...
Envenenamento por metilmercúrio

Envenenamento por metilmercúrio

O envenenamento por metilmercúrio é um dano ao cérebro e ao i tema nervo o cau ado pelo metilmercúrio. E te artigo é apena para informação. Não o u e para trata...