Mudanças no recém-nascido no nascimento
As mudanças no recém-nascido ao nascer referem-se às mudanças que o corpo de um bebê sofre para se adaptar à vida fora do útero.
PULMÕES, CORAÇÃO E VASOS DE SANGUE
A placenta da mãe ajuda o bebê a "respirar" enquanto está crescendo no útero. O oxigênio e o dióxido de carbono fluem pelo sangue na placenta. A maior parte vai para o coração e flui pelo corpo do bebê.
No nascimento, os pulmões do bebê estão cheios de fluido. Eles não são inflados. O bebê respira pela primeira vez cerca de 10 segundos após o parto. Esta respiração soa como um suspiro, pois o sistema nervoso central do recém-nascido reage à mudança repentina de temperatura e ambiente.
Assim que o bebê respira pela primeira vez, uma série de mudanças ocorre nos pulmões e no sistema circulatório do bebê:
- O aumento do oxigênio nos pulmões causa uma diminuição na resistência ao fluxo sanguíneo para os pulmões.
- A resistência ao fluxo sanguíneo dos vasos sanguíneos do bebê também aumenta.
- O líquido é drenado ou absorvido do sistema respiratório.
- Os pulmões se inflam e começam a trabalhar por conta própria, movendo o oxigênio para a corrente sanguínea e removendo o dióxido de carbono expirando (expiração).
TEMPERATURA CORPORAL
Um bebê em desenvolvimento produz cerca de duas vezes mais calor do que um adulto. Uma pequena quantidade de calor é removida através da pele do bebê em desenvolvimento, do líquido amniótico e da parede uterina.
Após o parto, o recém-nascido começa a perder calor. Os receptores na pele do bebê enviam mensagens ao cérebro de que o corpo do bebê está frio. O corpo do bebê cria calor queimando estoques de gordura marrom, um tipo de gordura encontrada apenas em fetos e recém-nascidos. Os recém-nascidos raramente tremem.
FÍGADO
No bebê, o fígado atua como um local de armazenamento de açúcar (glicogênio) e ferro. Quando o bebê nasce, o fígado tem várias funções:
- Produz substâncias que ajudam o sangue a coagular.
- Ele começa a decompor produtos residuais, como o excesso de glóbulos vermelhos.
- Ele produz uma proteína que ajuda a quebrar a bilirrubina. Se o corpo do bebê não quebrar adequadamente a bilirrubina, isso pode levar à icterícia do recém-nascido.
TRATO GASTROINTESTINAL
O sistema gastrointestinal de um bebê não funciona totalmente até depois do nascimento.
No final da gravidez, o bebê produz uma substância residual verde ou preta chamada mecônio. Mecônio é o termo médico para as primeiras fezes do recém-nascido. Mecônio é composto de líquido amniótico, muco, lanugo (o cabelo fino que cobre o corpo do bebê), bile e células que foram eliminadas da pele e do trato intestinal. Em alguns casos, o bebê passa fezes (mecônio) enquanto ainda está dentro do útero.
SISTEMA URINÁRIO
Os rins do bebê em desenvolvimento começam a produzir urina por volta de 9 a 12 semanas de gravidez. Após o nascimento, o recém-nascido geralmente urina nas primeiras 24 horas de vida. Os rins tornam-se capazes de manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos do corpo.
A taxa de filtragem do sangue pelos rins (taxa de filtração glomerular) aumenta drasticamente após o nascimento e nas primeiras 2 semanas de vida. Ainda assim, leva algum tempo para os rins ficarem normais. Os recém-nascidos têm menos capacidade de remover o excesso de sal (sódio) ou de concentrar ou diluir a urina em comparação com os adultos. Essa habilidade melhora com o tempo.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico começa a se desenvolver no bebê e continua a amadurecer durante os primeiros anos de vida da criança. O útero é um ambiente relativamente estéril. Mas assim que o bebê nasce, eles são expostos a uma variedade de bactérias e outras substâncias potencialmente causadoras de doenças. Embora os recém-nascidos sejam mais vulneráveis à infecção, seu sistema imunológico pode responder a organismos infecciosos.
Os recém-nascidos carregam alguns anticorpos da mãe, que fornecem proteção contra infecções. A amamentação também ajuda a melhorar a imunidade do recém-nascido.
PELE
A pele do recém-nascido varia de acordo com a duração da gravidez. Bebês prematuros têm pele fina e transparente. A pele de um bebê a termo é mais espessa.
Características da pele do recém-nascido:
- Um cabelo fino chamado lanugo pode cobrir a pele do recém-nascido, especialmente em bebês prematuros. O cabelo deve desaparecer nas primeiras semanas de vida do bebê.
- Uma substância espessa e cerosa chamada vérnix pode cobrir a pele. Esta substância protege o bebê enquanto flutua no líquido amniótico no útero. Vernix deve ser lavado durante o primeiro banho do bebê.
- A pele pode estar rachada, descamada ou manchada, mas isso deve melhorar com o tempo.
Nascimento - mudanças no recém-nascido
- Mecônio
Marcdante KJ, Kliegman RM. Avaliação da mãe, do feto e do recém-nascido. In: Marcdante KJ, Kliegman RM, eds. Nelson Essentials of Pediatrics. 8ª ed. Elsevier; 2019: cap 58.
Olsson JM. O recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 21.
Rozance PJ, Wright CJ. O neófito. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 23.