Sódio na dieta
![¿QUÉ TE IMPIDE ADELGAZAR? | CONSEJOS PARA PERDER PESO](https://i.ytimg.com/vi/K8Hki1Wd2Bs/hqdefault.jpg)
O sódio é um elemento de que o corpo necessita para funcionar adequadamente. O sal contém sódio.
O corpo usa sódio para controlar a pressão arterial e o volume sanguíneo. Seu corpo também precisa de sódio para que seus músculos e nervos funcionem corretamente.
O sódio ocorre naturalmente na maioria dos alimentos. A forma mais comum de sódio é o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha. Leite, beterraba e aipo também contêm sódio naturalmente. A água potável também contém sódio, mas a quantidade depende da fonte.
O sódio também é adicionado a muitos produtos alimentares. Algumas dessas formas adicionadas são glutamato monossódico (MSG), nitrito de sódio, sacarina de sódio, bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) e benzoato de sódio. Eles estão em itens como molho inglês, molho de soja, sal de cebola, sal de alho e cubos de caldo.
Carnes processadas como bacon, salsicha e presunto, juntamente com sopas enlatadas e vegetais também contêm sódio adicionado. Produtos assados processados, como biscoitos embalados, bolos e donuts, também costumam ter alto teor de sódio. Os fast foods geralmente são muito ricos em sódio.
Muito sódio na dieta pode levar a:
- Pressão alta em algumas pessoas
- Acúmulo grave de líquido em pessoas com insuficiência cardíaca, cirrose hepática ou doença renal
O sódio na dieta (denominado sódio dietético) é medido em miligramas (mg). O sal de mesa é 40% de sódio. Uma colher de chá (5 mililitros) de sal de cozinha contém 2.300 mg de sódio.
Adultos saudáveis devem limitar a ingestão de sódio a 2.300 mg por dia. Adultos com pressão alta não devem ingerir mais do que 1.500 mg por dia. Aqueles com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal podem precisar de quantidades muito menores.
Não há restrições específicas ao sódio para bebês, crianças e adolescentes. No entanto, foram estabelecidos certos níveis de ingestão diária adequada para um crescimento saudável. Esses incluem:
- Bebês com menos de 6 meses: 120 mg
- Bebês de 6 a 12 meses: 370 mg
- Crianças de 1 a 3 anos: 1.000 mg
- Crianças de 4 a 8 anos: 1.200 mg
- Crianças e adolescentes de 9 a 18 anos: 1.500 mg
Os hábitos alimentares e as atitudes em relação aos alimentos formados durante a infância podem influenciar os hábitos alimentares para o resto da vida. Por esse motivo, é uma boa idéia que as crianças evitem consumir muito sódio.
Dieta - sódio (sal); Hiponatremia - sódio na dieta; Hipernatremia - sódio na dieta; Insuficiência cardíaca - sódio na dieta
Teor de sódio
Appel LJ. Dieta e pressão arterial. In: Bakris GL, Sorrentino MJ, eds. Hipertensão: um companheiro para a doença cardíaca de Braunwald. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.
Eckel RH, Jakicic JM, Ard JD, et al. Diretriz da AHA / ACC de 2013 sobre a gestão do estilo de vida para reduzir o risco cardiovascular: um relatório do American College of Cardiology / Força-tarefa da American Heart Association sobre as diretrizes de prática. Circulação. 2014; 129 (25 Suplemento 2): S76-S99. PMID: 24222015 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24222015/.
Mozaffarian D. Nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann, DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.
Site das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina. 2019. Ingestão dietética de referência para sódio e potássio. Washington, DC: The National Academies Press. www.nap.edu/catalog/25353/dietary-reference-intakes-for-sodium-and-potassium. Acessado em 30 de junho de 2020.