Hiperatividade e açúcar
Hiperatividade significa um aumento no movimento, ações impulsivas, distração fácil e atenção mais curta. Algumas pessoas acreditam que as crianças têm maior probabilidade de serem hiperativas se comerem açúcar, adoçantes artificiais ou certos corantes alimentares. Outros especialistas discordam disso.
Algumas pessoas afirmam que comer açúcar (como a sacarose), aspartame e sabores e cores artificiais leva à hiperatividade e outros problemas de comportamento em crianças. Eles argumentam que as crianças devem seguir uma dieta que limite essas substâncias.
Os níveis de atividade das crianças variam com a idade. Uma criança de 2 anos é geralmente mais ativa e tem um período de atenção mais curto do que uma criança de 10 anos.
O nível de atenção de uma criança também varia de acordo com seu interesse em uma atividade. Os adultos podem ver o nível de atividade da criança de forma diferente, dependendo da situação. Por exemplo, uma criança ativa no playground pode estar bem. No entanto, muita atividade tarde da noite pode ser considerada um problema.
Em alguns casos, uma dieta especial de alimentos sem sabores ou cores artificiais funciona para a criança, pois a família e a criança interagem de forma diferente quando a criança elimina esses alimentos. Essas mudanças, não a dieta em si, podem melhorar o comportamento e o nível de atividade.
Açúcares refinados (processados) podem ter algum efeito na atividade das crianças. Açúcares refinados e carboidratos entram na corrente sanguínea rapidamente. Portanto, eles causam mudanças rápidas nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode tornar a criança mais ativa.
Vários estudos mostraram uma ligação entre corantes artificiais e hiperatividade. Por outro lado, outros estudos não mostram nenhum efeito. Esta questão ainda não foi decidida.
Existem muitas razões para limitar o açúcar que uma criança tem, além do efeito sobre o nível de atividade.
- Uma dieta rica em açúcar é uma das principais causas da cárie dentária.
- Alimentos com alto teor de açúcar tendem a ter menos vitaminas e minerais. Esses alimentos podem substituir os alimentos com mais nutrição. Alimentos com alto teor de açúcar também têm calorias extras que podem levar à obesidade.
- Algumas pessoas têm alergia a corantes e sabores. Se uma criança tiver uma alergia diagnosticada, converse com um nutricionista.
- Adicione fibras à dieta do seu filho para manter os níveis de açúcar no sangue mais uniformes. No café da manhã, a fibra é encontrada na farinha de aveia, trigo ralado, frutas vermelhas, bananas, panquecas de grãos inteiros. Para o almoço, a fibra é encontrada em pães integrais, pêssegos, uvas e outras frutas frescas.
- Proporcione "momentos de silêncio" para que as crianças possam aprender a se acalmar em casa.
- Converse com seu médico se seu filho não consegue ficar parado enquanto outras crianças de sua idade podem ou não podem controlar seus impulsos.
Dieta - hiperatividade
Ditmar MF. Comportamento e desenvolvimento. In: Polin RA, Ditmar MF, eds. Segredos Pediátricos. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 2.
Langdon DR, Stanley CA, Sperling MA. Hipoglicemia em bebês e crianças. In: Sperling MA, ed. Endocrinologia Pediátrica. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: capítulo 21.
Sawni A, Kemper KJ. Transtorno de déficit de atenção. In: Rakel D, ed. Medicina Integrativa. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 7.