Chumbo - considerações nutricionais
Considerações nutricionais para reduzir o risco de envenenamento por chumbo.
O chumbo é um elemento natural com milhares de utilizações. Por ser generalizado (e frequentemente escondido), o chumbo pode facilmente contaminar alimentos e água sem ser visto ou provado. Nos Estados Unidos, estima-se que meio milhão de crianças de 1 a 5 anos têm níveis prejudiciais de chumbo na corrente sanguínea.
O chumbo pode ser encontrado em produtos enlatados se houver solda de chumbo nas latas. O chumbo também pode ser encontrado em alguns recipientes (metal, vidro e cerâmica ou argila esmaltada) e utensílios de cozinha.
Tintas velhas representam o maior perigo de envenenamento por chumbo, especialmente em crianças pequenas. A água da torneira de canos de chumbo ou canos com solda de chumbo também é uma fonte de chumbo oculto.
Crianças imigrantes e refugiadas correm um risco muito maior de envenenamento por chumbo do que crianças nascidas nos Estados Unidos por causa da dieta e outros riscos de exposição antes de chegar aos EUA.
Altas doses de chumbo podem danificar o sistema gastrointestinal, o sistema nervoso, os rins e o sistema sanguíneo e podem até levar à morte. A exposição contínua a baixo nível faz com que o chumbo se acumule no corpo e cause danos. É particularmente perigoso para bebês, antes e depois do nascimento, e para crianças pequenas, porque seus corpos e cérebros estão crescendo rapidamente.
Muitas agências federais estudam e monitoram a exposição ao chumbo. A Food and Drug Administration (FDA) monitora o chumbo em alimentos, bebidas, embalagens de alimentos e talheres. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) monitora os níveis de chumbo na água potável.
Para reduzir o risco de envenenamento por chumbo:
- Deixe correr água da torneira por um minuto antes de beber ou cozinhar com ela.
- Se sua água apresentar alto teor de chumbo, considere instalar um dispositivo de filtragem ou mudar para água engarrafada para beber e cozinhar.
- Evite enlatados de países estrangeiros até que a proibição de latas soldadas com chumbo entre em vigor.
- Se os recipientes de vinho importado tiverem um invólucro de folha de chumbo, limpe a borda e o gargalo da garrafa com uma toalha umedecida com suco de limão, vinagre ou vinho antes de usar.
- NÃO armazene vinho, destilados ou molhos para salada à base de vinagre em decantadores de cristal de chumbo por longos períodos, pois o chumbo pode vazar para o líquido.
Outras recomendações importantes:
- Pinte sobre a tinta velha com chumbo, se estiver em boas condições, ou remova a tinta velha e pinte novamente com tinta sem chumbo. Se a tinta precisar ser lixada ou removida porque está lascando ou descascando, obtenha orientação sobre a remoção segura no National Lead Information Center (800-LEAD-FYI).
- Mantenha sua casa o mais livre de poeira possível e peça a todos que lavem as mãos antes de comer.
- Elimine os brinquedos pintados antigos se não souber se têm tinta sem chumbo.
Intoxicação por chumbo - considerações nutricionais; Metal tóxico - considerações nutricionais
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Pista. www.cdc.gov/nceh/lead/default.htm. Atualizado em 18 de outubro de 2018. Acessado em 9 de janeiro de 2019.
Markowitz M. Intoxicação por chumbo. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 739.
Theobald JL, Mycyk MB. Ferro e metais pesados. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 151.