Envenenamento por chumbo
O chumbo é um veneno muito forte. Quando uma pessoa engole um objeto que contém chumbo ou respira poeira de chumbo, parte do veneno pode permanecer no corpo e causar sérios problemas de saúde.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O chumbo era muito comum na gasolina e nas tintas imobiliárias nos Estados Unidos. Em crianças, a exposição ao chumbo geralmente ocorre por ingestão. As crianças que vivem em cidades com casas mais antigas têm maior probabilidade de apresentar níveis elevados de chumbo. Nos Estados Unidos, estima-se que meio milhão de crianças de 1 a 5 anos têm níveis prejudiciais de chumbo na corrente sanguínea. Em adultos, a exposição ao chumbo é geralmente por inalação no ambiente de trabalho.
Crianças imigrantes e refugiadas correm um risco muito maior de envenenamento por chumbo do que crianças nascidas nos Estados Unidos por causa da dieta e outros riscos de exposição antes de chegar aos Estados Unidos.
Embora a gasolina e as tintas não sejam mais feitas com chumbo, o chumbo ainda é um problema de saúde. O chumbo está em toda parte, incluindo sujeira, poeira, brinquedos novos e pintura de casa velha. Infelizmente, você não pode ver, provar ou cheirar o chumbo.
Em 2014, as organizações de saúde estimaram que quase um quarto de bilhão de pessoas em todo o mundo tinham níveis tóxicos (venenosos) de chumbo no sangue.
O chumbo é encontrado em:
- Casas pintadas antes de 1978. Mesmo que a tinta não esteja descascando, pode ser um problema. A tinta com chumbo é muito perigosa quando está sendo decapada ou lixada. Essas ações liberam poeira fina de chumbo no ar. Bebês e crianças que vivem em casas anteriores aos anos 1960 (quando a tinta geralmente continha chumbo) correm o maior risco de envenenamento por chumbo. Crianças pequenas costumam engolir lascas de tinta ou poeira da tinta à base de chumbo.
- Brinquedos e móveis pintados antes de 1976.
- Brinquedos pintados e decorações feitas fora dos Estados Unidos
- Balas de chumbo, chumbadas de pesca, pesos de cortina.
- Encanamentos, canos e torneiras. O chumbo pode ser encontrado na água potável em casas que contêm canos conectados com solda de chumbo. Embora os novos códigos de construção exijam solda sem chumbo, o chumbo ainda é encontrado em algumas torneiras modernas.
- Solo contaminado por décadas de escapamento de automóveis ou anos de raspas de pintura de casa. O chumbo é mais comum no solo próximo a rodovias e casas.
- Hobbies envolvendo soldagem, vitral, fabricação de joias, vitrificação de cerâmica e figuras de chumbo em miniatura (sempre olhe para os rótulos).
- Conjuntos de pinturas infantis e materiais de arte (sempre olhe para os rótulos).
- Pewter, alguns jarros de vidro, cerâmica ou argila esmaltada e talheres.
- Baterias de chumbo-ácido, como as usadas em motores de automóveis.
As crianças recebem chumbo no corpo quando colocam objetos de chumbo na boca, especialmente se engolirem esses objetos. Eles também podem obter veneno de chumbo nos dedos ao tocar em um objeto empoeirado ou descascado e, em seguida, colocar os dedos na boca ou comer comida depois. As crianças também podem respirar pequenas quantidades de chumbo.
Existem muitos sintomas possíveis de envenenamento por chumbo. O chumbo pode afetar muitas partes diferentes do corpo. Uma única alta dose de chumbo pode causar graves sintomas de emergência.
No entanto, é mais comum que o envenenamento por chumbo se acumule lentamente com o tempo. Isso ocorre devido à exposição repetida a pequenas quantidades de chumbo. Nesse caso, pode não haver nenhum sintoma óbvio. Com o tempo, mesmo os baixos níveis de exposição ao chumbo podem prejudicar o desenvolvimento mental de uma criança. Os problemas de saúde pioram à medida que o nível de chumbo no sangue aumenta.
O chumbo é muito mais prejudicial para as crianças do que para os adultos porque pode afetar o desenvolvimento dos nervos e do cérebro das crianças. Quanto mais jovem for a criança, mais prejudicial pode ser o chumbo. Os nascituros são os mais vulneráveis.
Possíveis complicações incluem:
- Problemas de comportamento ou atenção
- Fracasso na escola
- Problemas de audição
- Danos nos rins
- QI reduzido
- Crescimento lento do corpo
Os sintomas de envenenamento por chumbo podem incluir:
- Dor abdominal e cólicas (geralmente o primeiro sinal de uma dose alta e tóxica de veneno de chumbo)
- Comportamento agressivo
- Anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos)
- Prisão de ventre
- Dificuldade para engravidar
- Dificuldade em dormir
- Dores de cabeça
- Perda de audição
- Irritabilidade
- Perda de habilidades de desenvolvimento anteriores (em crianças pequenas)
- Baixo apetite e energia
- Sensações reduzidas
Níveis muito elevados de chumbo podem causar vômitos, hemorragia interna, andar cambaleante, fraqueza muscular, convulsões ou coma.
Você pode reduzir a exposição ao chumbo com as seguintes etapas:
- Se você suspeitar que pode ter tinta com chumbo em sua casa, obtenha orientação sobre a remoção segura do National Lead Information Center - www.epa.gov/lead em (800) 424-5323.
- Mantenha sua casa o mais livre de poeira possível.
- Peça a todos que lavem as mãos antes de comer.
- Jogue fora os brinquedos pintados velhos se não souber se a tinta contém chumbo.
- Deixe a água da torneira correr por um minuto antes de beber ou cozinhar com ela.
- Se sua água testou alto teor de chumbo, considere instalar um dispositivo de filtragem eficaz ou mudar para água engarrafada para beber e cozinhar.
- Evite enlatados de países estrangeiros até que a proibição de latas soldadas com chumbo entre em vigor.
- Se os recipientes de vinho importado tiverem um invólucro de folha de chumbo, limpe a borda e o gargalo da garrafa com uma toalha umedecida com suco de limão, vinagre ou vinho antes de usar.
- NÃO armazene vinho, destilados ou molhos para salada à base de vinagre em decantadores de cristal de chumbo por longos períodos, porque o chumbo pode entrar no líquido.
Forneça as seguintes informações para assistência de emergência:
- A idade, peso e condição da pessoa
- O nome do produto ou do objeto que você acha que tinha chumbo nele
- A data / hora em que o chumbo foi engolido ou inalado
- A quantidade engolida ou inalada
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
Se alguém tiver sintomas graves de possível exposição ao chumbo (como vômitos ou convulsões), ligue para o 911 imediatamente.
Para outros sintomas que você acha que podem ser causados por envenenamento por chumbo, ligue para o centro de controle de intoxicações local.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Exceto em casos graves em que alguém foi exposto a uma alta dose de chumbo, não é necessário ir ao pronto-socorro. Entre em contato com seu médico ou departamento de saúde pública se suspeitar de uma possível exposição a baixo nível de chumbo.
Um teste de chumbo no sangue pode ajudar a identificar se existe um problema. Acima de 10 mcg / dL (0,48 µmol / L) é uma preocupação definitiva. Níveis entre 2 e 10 mcg / dL (0,10 e 0,48 µmol / L) devem ser discutidos com seu médico. Em muitos estados, o exame de sangue é recomendado para crianças pequenas em risco.
Outros testes de laboratório podem incluir:
- Biópsia de medula óssea (amostra de medula óssea)
- Estudos completos de hemograma (CBC) e coagulação (capacidade do sangue de coagular)
- Níveis de protoporfirina eritrocitária (tipo de proteína / composto principal nos glóbulos vermelhos)
- Nível de chumbo
- Raio-X de ossos longos e abdômen
Para crianças cujos níveis de chumbo no sangue são moderadamente altos, identifique todas as principais fontes de exposição ao chumbo e mantenha a criança longe delas. Podem ser necessários exames de sangue de acompanhamento.
A terapia de quelação (compostos que ligam o chumbo) é um procedimento que pode remover altos níveis de chumbo que se acumularam no corpo de uma pessoa ao longo do tempo.
Nos casos em que alguém potencialmente ingeriu uma alta dose tóxica de chumbo em um curto período de tempo, os seguintes tratamentos podem ser feitos:
- Irrigação intestinal (enxágue) com solução de polietilenoglicol
- Lavagem gástrica (lavagem do estômago)
Os adultos com níveis ligeiramente elevados de chumbo geralmente se recuperam sem problemas. Em crianças, mesmo um envenenamento leve por chumbo pode ter um impacto permanente na atenção e no QI.
Pessoas com níveis mais altos de chumbo têm maior risco de problemas de saúde duradouros. Eles devem ser seguidos cuidadosamente.
Seus nervos e músculos podem ser grandemente afetados e podem não funcionar tão bem como deveriam. Outros sistemas do corpo podem ser prejudicados em vários graus, como os rins e os vasos sanguíneos. Pessoas que sobrevivem aos níveis de chumbo tóxico podem ter algum dano cerebral permanente. As crianças são mais vulneráveis a problemas graves de longo prazo.
A recuperação completa do envenenamento crônico por chumbo pode levar de meses a anos.
Plumbism
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Pista. www.cdc.gov/nceh/lead/default.htm. Atualizado em 18 de outubro de 2018. Acessado em 11 de janeiro de 2019.
Markowitz M. Intoxicação por chumbo. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 739.
Theobald JL, Mycyk MB. Ferro e metais pesados. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 151.