Exposição à planta poinsétia
Plantas poinsétias, comumente usadas durante as férias, não são venenosas. Na maioria dos casos, comer essa planta não resulta em uma ida ao hospital.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Ésteres diterpênicos
Folhas, caule, seiva da planta poinsétia
A exposição à planta poinsétia pode afetar muitas partes do corpo.
OLHOS (SE OCORRER CONTATO DIRETO)
- Queimando
- Vermelhidão
ESTÔMAGO E INTESTINOS (OS SINTOMAS SÃO SUAVES)
- Nausea e vomito
- Dor de estômago
PELE
- Erupção cutânea e coceira
Siga os seguintes passos se uma pessoa for exposta à planta.
- Enxágue a boca com água se as folhas ou caules forem comidos.
- Lave os olhos com água, se necessário.
- Lave a pele de qualquer área que pareça irritada com água e sabão.
Procure ajuda médica se a pessoa tiver uma reação grave.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Não precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados conforme necessário.
O desempenho da pessoa depende da quantidade de veneno ingerido e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido a pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
Esta planta não é considerada tóxica. Na maioria das vezes, as pessoas se recuperam totalmente.
NÃO toque ou coma nenhuma planta desconhecida. Lave as mãos depois de trabalhar no jardim ou passear na floresta.
Envenenamento por flores de Natal; Envenenamento por lagosta; Envenenamento de folhas pintadas
Auerbach PS. Envenenamento por plantas selvagens e cogumelos. In: Auerbach PS, ed. Remédio para o Ar Livre. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: 374-404.
Lim CS, Aks SE. Plantas, cogumelos e medicamentos fitoterápicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 158.
McGovern TW. Dermatoses por plantas. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 17.