Cianoacrilatos
O cianoacrilato é uma substância pegajosa encontrada em muitas colas. O envenenamento por cianoacrilato ocorre quando alguém engole essa substância ou a suja na pele.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os cianoacrilatos são as substâncias nocivas desses produtos.
A pele fica grudada quando esses produtos entram em contato com a pele. Eles podem causar urticária e outros tipos de irritação na pele. Podem ocorrer ferimentos graves se o produto entrar em contato com os olhos.
Os cianoacrilatos têm valor médico quando usados de maneira adequada.
Lave as áreas expostas com água morna imediatamente. Se a cola entrar em contato com as pálpebras, tente mantê-las separadas. Se o olho ficar colado, procure atendimento médico de emergência imediatamente.Se o olho estiver parcialmente aberto, lave com água fria por 15 minutos.
Não tente descascar a cola. Sai naturalmente quando o suor sobe e o remove.
Se os dedos ou outras superfícies da pele estiverem grudados, faça um movimento suave para a frente e para trás para tentar separá-los. Aplicar óleo vegetal ao redor da área pode ajudar a separar a pele que está grudada.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto
- Sempre que foi engolido ou tocado na pele
- Parte do corpo afetada
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados conforme necessário.
O desempenho de uma pessoa depende da quantidade de cianoacrilato ingerida e da rapidez com que o tratamento é recebido. Quanto mais rápido a ajuda médica for fornecida, melhores serão as chances de recuperação.
Deve ser possível separar a pele grudada, desde que a substância não tenha sido engolida. A maioria das pálpebras se separa sozinha em 1 a 4 dias.
Se esta substância ficar presa no próprio globo ocular (não nas pálpebras), a superfície do olho pode ser danificada se a cola não for removida por um oftalmologista experiente. Há relatos de feridas na córnea e problemas permanentes de visão.
Cola; Super Cola; Cola louca
Aronson JK. Cianoacrilatos. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 776.
Guluma K, Lee JF. Oftalmologia. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 61.