Remoção de veias varicosas
A remoção da veia é uma cirurgia para remover as veias varicosas nas pernas.
As varizes são veias inchadas, torcidas e dilatadas que você pode ver sob a pele. Eles são geralmente de cor vermelha ou azul. Eles geralmente aparecem nas pernas, mas podem ocorrer em outras partes do corpo.
Normalmente, as válvulas em suas veias mantêm o sangue fluindo em direção ao coração, de modo que o sangue não se acumula em um só lugar. As válvulas nas veias varicosas estão danificadas ou ausentes. Isso faz com que as veias fiquem cheias de sangue, especialmente quando você está em pé.
A remoção da veia é usada para remover ou amarrar uma grande veia da perna chamada veia safena superficial. Isso ajuda a tratar as veias varicosas.
A remoção da veia geralmente leva cerca de 1 a 1 hora e meia. Você pode receber:
- Anestesia geral, na qual você estará dormindo e não conseguirá sentir dor.
- A raquianestesia, que fará com que a parte inferior do corpo fique dormente. Você também pode obter medicamentos para ajudá-lo a relaxar.
Durante a cirurgia:
- Seu cirurgião fará 2 ou 3 pequenos cortes em sua perna.
- Os cortes estão próximos à parte superior, média e inferior da veia danificada. Um está na sua virilha. O outro estará mais abaixo em sua perna, na panturrilha ou no tornozelo.
- O cirurgião então enfiará um fio de plástico fino e flexível na veia através de sua virilha e guiará o fio através da veia em direção ao outro corte mais abaixo em sua perna.
- O fio é então amarrado à veia e puxado pelo corte inferior, que puxa a veia com ele.
- Se você tiver outras veias danificadas perto da superfície da pele, o cirurgião também pode fazer pequenos cortes sobre elas para removê-las ou amarrá-las. Isso é chamado de flebectomia ambulatorial.
- O cirurgião fechará os cortes com pontos.
- Você usará bandagens e meias de compressão na perna após o procedimento.
O provedor pode recomendar a remoção da veia para:
- Varizes que causam problemas com o fluxo sanguíneo
- Dor e peso nas pernas
- Alterações na pele ou feridas causadas por muita pressão nas veias
- Coágulos sanguíneos ou inchaço nas veias
- Melhorando a aparência de sua perna
- Varizes que não podem ser tratadas com procedimentos mais novos
Hoje, os médicos raramente realizam cirurgias de remoção das veias, porque existem maneiras mais novas e não cirúrgicas de tratar as veias varicosas que não requerem anestesia geral e são feitas sem uma internação hospitalar durante a noite. Esses tratamentos são menos dolorosos, têm melhores resultados e têm um tempo de recuperação muito mais rápido.
A remoção da veia é geralmente segura. Pergunte ao seu provedor sobre quaisquer problemas que possam ocorrer.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos de sangue
- Infecção
Os riscos da remoção da veia incluem:
- Hematomas ou cicatrizes
- Lesão no nervo
- Retorno das veias varicosas ao longo do tempo
Sempre diga ao seu provedor:
- Se você está ou pode estar grávida
- Quais medicamentos você está tomando, incluindo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita
- Se você tem bebido mais de 1 ou 2 bebidas alcoólicas por dia
Durante os dias antes da cirurgia:
- Você pode ser solicitado a parar de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve), anticoagulantes como varfarina (Coumadin) e outros medicamentos.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
No dia da sua cirurgia:
- Provavelmente, você será solicitado a não beber ou comer nada por pelo menos 6 a 8 horas antes da cirurgia.
- Tome os medicamentos prescritos com um pequeno gole de água.
Suas pernas serão envolvidas com bandagens para controlar o inchaço e o sangramento por 3 a 5 dias após a cirurgia. Pode ser necessário mantê-los embrulhados por várias semanas.
A remoção cirúrgica da veia reduz a dor e melhora a aparência da perna. Raramente, a remoção da veia causa cicatrizes. Pode ocorrer inchaço leve nas pernas. Certifique-se de usar regularmente meias de compressão.
Retirada da veia com ligadura; Retirada da veia com avulsão; Remoção da veia com ablação; Ligadura e decapagem da veia; Cirurgia venosa; Insuficiência venosa - remoção da veia; Refluxo venoso - remoção da veia; Úlcera venosa - veias
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Varizes - o que perguntar ao seu médico
Freischlag JA, Heller JA. Doença venosa. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 64.
Iafrati MD, O'Donnell TF. Varizes: tratamento cirúrgico. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 154.
Maleti O, Lugli M, Perrin MR. Papel da cirurgia no tratamento das veias varicosas. In: Goldman MP, Weiss RA, eds. Escleroterapia. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 10.