Reparação do músculo ocular
A reparação dos músculos oculares é uma cirurgia para corrigir problemas nos músculos oculares que causam estrabismo (estrabismo).
O objetivo desta cirurgia é restaurar os músculos oculares a uma posição adequada. Isso ajudará os olhos a se moverem corretamente.
A cirurgia dos músculos oculares é mais frequentemente realizada em crianças. No entanto, adultos com problemas oculares semelhantes também podem ter feito isso. Na maioria das vezes, as crianças recebem anestesia geral para o procedimento. Eles estarão dormindo e não sentirão dor.
Dependendo do problema, um ou ambos os olhos podem precisar de cirurgia.
Após a anestesia ter feito efeito, o cirurgião ocular faz um pequeno corte cirúrgico no tecido transparente que cobre a parte branca do olho. Este tecido é denominado conjuntiva. Em seguida, o cirurgião localizará um ou mais músculos oculares que precisam de cirurgia. Às vezes, a cirurgia fortalece o músculo, às vezes o enfraquece.
- Para fortalecer um músculo, uma seção do músculo ou tendão pode ser removida para torná-lo mais curto. Esta etapa da cirurgia é chamada de ressecção.
- Para enfraquecer um músculo, ele é recolocado em um ponto mais próximo à parte de trás do olho. Essa etapa é chamada de recessão.
A cirurgia para adultos é semelhante. Na maioria dos casos, os adultos estão acordados, mas recebem medicamentos para anestesiar a área e ajudá-los a relaxar.
Quando o procedimento é feito em adultos, um ponto ajustável é usado no músculo enfraquecido para que pequenas mudanças possam ser feitas mais tarde naquele dia ou no dia seguinte. Essa técnica geralmente tem um resultado muito bom.
Estrabismo é um distúrbio em que os dois olhos não se alinham na mesma direção. Portanto, os olhos não focalizam o mesmo objeto ao mesmo tempo. A condição é mais comumente conhecida como "olhos vesgos".
A cirurgia pode ser recomendada quando o estrabismo não melhora com óculos ou exercícios para os olhos.
Os riscos para qualquer anestesia são:
- Reações a medicamentos anestésicos
- Problemas respiratórios
Os riscos para qualquer cirurgia são:
- Sangrando
- Infecção
Alguns riscos para esta cirurgia incluem:
- Infecções de feridas
- Danos aos olhos (raro)
- Visão dupla permanente (raro)
O oftalmologista do seu filho pode pedir:
- Um histórico médico completo e exame físico antes do procedimento
- Medidas ortópticas (medidas do movimento dos olhos)
Sempre diga ao profissional de saúde do seu filho:
- Quais drogas seu filho está tomando
- Inclua quaisquer medicamentos, ervas ou vitaminas que você comprou sem receita
- Sobre qualquer alergia que seu filho possa ter a quaisquer medicamentos, látex, esparadrapo, sabonetes ou produtos de limpeza para a pele
Durante os dias que antecedem a cirurgia:
- Cerca de 10 dias antes da cirurgia, você pode ser solicitado a interromper a administração de aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), varfarina (Coumadin) e quaisquer outros anticoagulantes para seu filho.
- Pergunte ao provedor do seu filho quais medicamentos ele ainda deve tomar no dia da cirurgia.
No dia da cirurgia:
- Freqüentemente, seu filho será solicitado a não beber ou comer nada por várias horas antes da cirurgia.
- Dê ao seu filho quaisquer medicamentos que o seu médico lhe disse para dar ao seu filho com um pequeno gole de água.
- O provedor ou a enfermeira do seu filho dirá quando você deve chegar para a cirurgia.
- O provedor se certificará de que seu filho é saudável o suficiente para a cirurgia e não apresenta sinais de doença. Se seu filho estiver doente, a cirurgia pode ser adiada.
A cirurgia não requer pernoite no hospital na maior parte do tempo. Na maioria das vezes, os olhos ficam retos logo após a cirurgia.
Durante a recuperação da anestesia e nos primeiros dias após a cirurgia, seu filho deve evitar esfregar os olhos. Seu cirurgião mostrará como evitar que seu filho esfregue os olhos.
Após algumas horas de recuperação, seu filho pode ir para casa. Você deve fazer uma consulta de acompanhamento com o cirurgião oftalmologista 1 a 2 semanas após a cirurgia.
Para prevenir a infecção, você provavelmente precisará colocar gotas ou pomadas nos olhos do seu filho.
A cirurgia do músculo ocular não corrige a visão deficiente de um olho preguiçoso (amblíope). Seu filho pode ter que usar óculos ou um adesivo.
Em geral, quanto mais jovem for a criança no momento da operação, melhor será o resultado. Os olhos do seu filho devem parecer normais algumas semanas após a cirurgia.
Reparação de cross-eye; Ressecção e recessão; Reparação de estrabismo; Cirurgia do músculo extraocular
- Reparação do músculo ocular - descarga
- Walleyes
- Antes e depois do reparo de estrabismo
- Reparação do músculo ocular - série
Coats DK, Olitsky SE. Cirurgia de estrabismo. In: Lambert SR, Lyons CJ, eds. Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo de Taylor & Hoyt. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 86.
Olitsky SE, Marsh JD. Distúrbios do movimento e alinhamento dos olhos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 641.
Robbins SL. Técnicas de cirurgia de estrabismo. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 11.13.
Sharma P, Gaur N, Phuljhele S, Saxena R. O que há de novo para nós no estrabismo? Indian J Ophthalmol. 2017; 65 (3): 184-190. PMID: 28440246 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28440246/.