Liberação do túnel do carpo
A liberação do túnel do carpo é uma cirurgia para tratar a síndrome do túnel do carpo. A síndrome do túnel do carpo é dor e fraqueza na mão causada pela pressão no nervo mediano do punho.
O nervo mediano e os tendões que flexionam (ou enrolam) os dedos passam por uma passagem chamada túnel do carpo no pulso. Este túnel é estreito, então qualquer inchaço pode prender o nervo e causar dor. Um ligamento espesso (tecido) logo abaixo da pele (o ligamento do carpo) constitui a parte superior desse túnel. Durante a operação, o cirurgião corta o ligamento do carpo para abrir mais espaço para o nervo e os tendões.
A cirurgia é feita da seguinte forma:
- Primeiro, você recebe um remédio anestésico para não sentir dor durante a cirurgia. Você pode estar acordado, mas também receberá medicamentos para relaxar.
- Um pequeno corte cirúrgico é feito na palma da sua mão próximo ao seu pulso.
- Em seguida, o ligamento que cobre o túnel do carpo é cortado. Isso alivia a pressão no nervo mediano. Às vezes, o tecido ao redor do nervo também é removido.
- A pele e o tecido por baixo da pele são fechados com suturas (pontos).
Às vezes, esse procedimento é feito usando uma pequena câmera conectada a um monitor. O cirurgião insere a câmera em seu pulso através de um corte cirúrgico muito pequeno e visualiza o monitor para ver dentro de seu pulso. Isso é chamado de cirurgia endoscópica. O instrumento usado é chamado de endoscópio.
Pessoas com sintomas de síndrome do túnel do carpo geralmente tentam primeiro os tratamentos não cirúrgicos. Isso pode incluir:
- Medicamentos antiinflamatórios
- Terapia para aprender exercícios e alongamentos
- Mudanças no local de trabalho para melhorar seu assento e como você usa seu computador ou outro equipamento
- Talas de pulso
- Injeções de medicamento corticosteroide no túnel do carpo
Se nenhum desses tratamentos ajudar, alguns cirurgiões testarão a atividade elétrica do nervo mediano com um EMG (eletromiograma). Se o teste mostrar que o problema é a síndrome do túnel do carpo, a cirurgia de liberação do túnel do carpo pode ser recomendada.
Se os músculos da mão e do pulso estão ficando menores porque o nervo está sendo comprimido, a cirurgia geralmente será feita em breve.
Os riscos para esta cirurgia são:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Sangrando
- Infecção
- Lesão do nervo mediano ou nervos que se ramificam dele
- Fraqueza e dormência ao redor da mão
- Em casos raros, lesão de outro nervo ou vaso sanguíneo (artéria ou veia)
- Sensibilidade da cicatriz
Antes da cirurgia, você deve:
- Informe o seu cirurgião quais medicamentos você está tomando. Isto inclui medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
- Pode ser solicitado que você pare temporariamente de tomar seus medicamentos para afinar o sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve) e outros medicamentos.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor. Fumar pode retardar a cicatrização.
- Informe o seu médico sobre qualquer resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou outra doença. Se você ficar doente, sua cirurgia pode precisar ser adiada.
No dia da cirurgia:
- Siga as instruções sobre se você precisa parar de comer ou beber antes da cirurgia.
- Tome qualquer medicamento que for solicitado a tomar com um pequeno gole de água.
- Siga as instruções sobre quando chegar ao hospital. Certifique-se de chegar a tempo.
Esta cirurgia é realizada em regime ambulatorial. Você não precisará ficar no hospital.
Após a cirurgia, seu pulso provavelmente ficará em uma tala ou bandagem pesada por cerca de uma semana. Continue assim até a sua primeira visita ao médico após a cirurgia e mantenha-o limpo e seco. Depois que a tala ou bandagem for removida, você iniciará exercícios de movimento ou um programa de fisioterapia.
A liberação do túnel do carpo diminui a dor, formigamento dos nervos e dormência, e restaura a força muscular. A maioria das pessoas é ajudada por esta cirurgia.
A duração da sua recuperação dependerá de quanto tempo você teve os sintomas antes da cirurgia e de quão danificado está seu nervo mediano. Se você teve os sintomas por um longo período, pode não estar completamente livre dos sintomas após a recuperação.
Descompressão do nervo mediano; Descompressão do túnel do carpo; Cirurgia - túnel do carpo
- Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
- Síndrome do túnel carpal
- Anatomia da superfície - palma normal
- Anatomia da superfície - pulso normal
- Anatomia do pulso
- Reparação do túnel do carpo - série
Calandruccio JH. Síndrome do túnel do carpo, síndrome do túnel ulnar e tenossinovite estenosante. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 76.
Mackinnon SE, Novak CB. Neuropatias de compressão. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Cirurgia Operatória da Mão de Green. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 28.
Zhao M, Burke DT. Neuropatia mediana (síndrome do túnel do carpo). In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 36.