Aumento do queixo
O aumento do queixo é uma cirurgia para remodelar ou aumentar o tamanho do queixo. Isso pode ser feito inserindo um implante ou movendo ou remodelando ossos.
A cirurgia pode ser realizada no consultório do cirurgião, um hospital ou um ambulatório.
Você pode tirar radiografias do rosto e do queixo. O cirurgião usará essas radiografias para descobrir em que parte do queixo operar.
Quando você precisa apenas de um implante para arredondar o queixo:
- Você pode estar sob anestesia geral (dormindo e sem dor). Ou, você pode obter um medicamento para anestesiar a área, junto com um medicamento que o deixará relaxado e com sono.
- É feito um corte, dentro da boca ou sob o queixo. Um bolso é criado na frente do osso do queixo e sob os músculos. O implante é colocado dentro.
- O cirurgião pode usar osso real ou tecido adiposo, ou um implante feito de silicone, Teflon, Dacron ou inserções biológicas mais recentes.
- O implante é geralmente preso ao osso com pontos ou parafusos.
- Suturas são usadas para fechar o corte cirúrgico. Quando o corte é dentro da boca, a cicatriz mal pode ser vista.
O cirurgião também pode precisar mover alguns ossos:
- Você provavelmente estará sob anestesia geral.
- O cirurgião fará um corte dentro da boca ao longo da gengiva inferior. Isso dá ao cirurgião acesso ao osso do queixo.
- O cirurgião usa uma serra de osso ou cinzel para fazer um segundo corte no osso da mandíbula. O osso da mandíbula é movido e ligado ou aparafusado no lugar com uma placa de metal.
- O corte é fechado com pontos e uma bandagem é aplicada. Como a cirurgia é realizada dentro da boca, você não verá nenhuma cicatriz.
- O procedimento dura entre 1 e 3 horas.
O aumento do queixo é comumente feito ao mesmo tempo que uma plástica de nariz (rinoplastia) ou lipoaspiração facial (quando a gordura é removida sob o queixo e pescoço).
A cirurgia para corrigir problemas de mordida (cirurgia ortognática) pode ser realizada ao mesmo tempo que a cirurgia do queixo.
O aumento do queixo é feito principalmente para equilibrar a aparência do rosto, tornando o queixo mais longo ou maior em comparação com o nariz. Os melhores candidatos para aumento do queixo são pessoas com queixos fracos ou recuados (microgenia), mas que têm uma mordida normal.
Converse com um cirurgião plástico se você estiver pensando em aumentar o queixo. Lembre-se de que o resultado desejado é a melhoria, não a perfeição.
As complicações mais comuns do aumento do queixo são:
- Hematomas
- Movimento do implante
- Inchaço
Outras complicações possíveis incluem:
- Danos nos dentes
- Perda de sentimento
Os efeitos colaterais raros incluem:
- Coágulos de sangue
- Infecção, às vezes o implante terá que ser removido
- Dor que não vai embora
- Dormência ou outras alterações na sensação da pele
Embora a maioria das pessoas esteja feliz com o resultado, os resultados cosméticos ruins que podem precisar de mais cirurgia incluem:
- Feridas que não cicatrizam bem
- Cicatriz
- Desnivelamento do rosto
- Fluido que se acumula sob a pele
- Forma irregular da pele (contorno)
- Movimento do implante
- Tamanho de implante incorreto
Fumar pode atrasar a cura.
Você sentirá algum desconforto e dor. Pergunte ao seu médico que tipo de analgésico você deve usar.
Você pode sentir um pouco de dormência no queixo por até 3 meses e uma sensação de alongamento ao redor do queixo por 1 semana. A maior parte do inchaço desaparecerá em 6 semanas, dependendo do tipo de procedimento que você fez.
Você pode ter que seguir uma dieta líquida ou pastosa por pelo menos um ou dois dias.
Provavelmente, a bandagem externa será removida dentro de uma semana após a cirurgia. Pode ser solicitado que você use um colete enquanto dorme por 4 a 6 semanas.
Você pode retomar as atividades leves no dia da cirurgia. Você deve poder retornar ao trabalho e às suas atividades normais dentro de 7 a 10 dias. Seu médico lhe dará instruções específicas.
Se o corte foi feito sob o queixo, a cicatriz não deve ser perceptível.
A maioria dos implantes dura por toda a vida. Às vezes, os implantes feitos de osso ou tecido adiposo retirados de seu corpo são reabsorvidos.
Como você pode ter algum inchaço por meses, pode não ver a aparência final de seu queixo e mandíbula por 3 a 4 meses.
Mentoplastia de aumento; Genioplastia
- Aumento do queixo - série
Ferretti C, Reyneke JP. Genioplastia. Atlas Oral Maxillofac Surg Clin North Am. 2016; 24 (1): 79-85. PMID: 26847515 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26847515.
Sykes JM, Frodel JL. Mentoplastia. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 30.