Transplante de córnea
A córnea é o cristalino externo transparente na parte frontal do olho. Um transplante de córnea é uma cirurgia para substituir a córnea por tecido de um doador. É um dos transplantes mais comuns realizados.
Você provavelmente ficará acordado durante o transplante. Você receberá remédios para relaxar. A anestesia local (medicamento anestésico) será injetada ao redor do olho para bloquear a dor e impedir o movimento dos olhos durante a cirurgia.
O tecido para o seu transplante de córnea virá de uma pessoa (doador) que morreu recentemente. A córnea doada é processada e testada por um banco de olhos local para garantir que é segura para uso em sua cirurgia.
Durante anos, o tipo mais comum de transplante de córnea foi chamado de ceratoplastia penetrante.
- Ainda é uma operação realizada com freqüência.
- Durante este procedimento, o cirurgião removerá um pequeno pedaço redondo de sua córnea.
- O tecido doado será costurado na abertura da córnea.
Uma técnica mais recente é chamada de ceratoplastia lamelar.
- Neste procedimento, apenas as camadas internas ou externas da córnea são substituídas, ao invés de todas as camadas, como na ceratoplastia penetrante.
- Existem várias técnicas lamelares diferentes. Eles diferem principalmente em qual camada é substituída e como o tecido do doador é preparado.
- Todos os procedimentos lamelares levam a uma recuperação mais rápida e menos complicações.
Um transplante de córnea é recomendado para pessoas que têm:
- Problemas de visão causados pelo afinamento da córnea, na maioria das vezes devido ao ceratocone. (Um transplante pode ser considerado quando tratamentos menos invasivos não forem uma opção.)
- Cicatriz da córnea devido a infecções ou lesões graves
- Perda de visão causada por turvação da córnea, na maioria das vezes devido à distrofia de Fuchs
O corpo pode rejeitar o tecido transplantado. Isso ocorre em cerca de 1 em cada 3 pacientes nos primeiros 5 anos. A rejeição às vezes pode ser controlada com colírios de esteróides.
Outros riscos para um transplante de córnea são:
- Sangrando
- Cataratas
- Infecção do olho
- Glaucoma (alta pressão no olho que pode causar perda de visão)
- Perda de visão
- Cicatriz no olho
- Inchaço da córnea
Informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas que você possa ter, incluindo alergias. Informe também o seu médico quais medicamentos você está tomando, até mesmo medicamentos, suplementos e ervas que comprou sem receita.
Pode ser necessário limitar os medicamentos que dificultam a coagulação do sangue (anticoagulantes) por 10 dias antes da cirurgia. Alguns deles são aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e varfarina (Coumadin).
Pergunte ao seu médico quais dos seus outros medicamentos diários, como pílulas para água, insulina ou pílulas para diabetes, você deve tomar na manhã da cirurgia.
Você precisará parar de comer e beber a maioria dos líquidos após a meia-noite da noite anterior à cirurgia. A maioria dos provedores permite que você beba água, suco de maçã e café ou chá puro (sem creme ou açúcar) até 2 horas antes da cirurgia. NÃO beba álcool 24 horas antes ou depois da cirurgia.
No dia da cirurgia, use roupas largas e confortáveis. NÃO use joias. NÃO coloque cremes, loções ou maquiagem no rosto ou ao redor dos olhos.
Será necessário que alguém o leve para casa após a cirurgia.
Nota: Estas são as diretrizes gerais. Seu cirurgião pode lhe dar outras instruções.
Você irá para casa no mesmo dia da cirurgia. Seu provedor lhe dará um tapa-olho para usar por cerca de 1 a 4 dias.
Seu provedor prescreverá colírios para ajudar a curar seu olho e prevenir infecções e rejeição.
Seu provedor removerá os pontos em uma consulta de acompanhamento. Alguns pontos podem permanecer no lugar por até um ano ou podem nem ser removidos.
A recuperação total da visão pode levar até um ano. Isso ocorre porque o inchaço leva tempo para diminuir. A maioria das pessoas que tem um transplante de córnea bem-sucedido terá uma boa visão por muitos anos. Se você tiver outros problemas oculares, ainda poderá ter perda de visão devido a essas condições.
Você pode precisar de óculos ou lentes de contato para obter a melhor visão. A correção da visão a laser pode ser uma opção se você tiver miopia, hipermetropia ou astigmatismo após a cicatrização total do transplante.
Ceratoplastia; Ceratoplastia penetrante; Ceratoplastia lamelar; Ceratocone - transplante de córnea; Distrofia de Fuchs - transplante de córnea
- Segurança de banheiro para adultos
- Transplante de córnea - alta
- Prevenindo quedas
- Prevenção de quedas - o que perguntar ao seu médico
- Antes e depois da cirurgia da córnea
- Transplante de córnea - série
Gibbons A, Sayed-Ahmed IO, Mercado CL, Chang VS, Karp CL. Cirurgia da córnea. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.27.
Shah KJ, Holland EJ, Mannis MJ. Transplante de córnea na doença da superfície ocular. In: Mannis MJ, Holland EJ, eds. Córnea. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 160.
Yanoff M, Cameron JD. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 423.