Vermelhidão dos olhos
A vermelhidão ocular é mais frequentemente causada por vasos sanguíneos inchados ou dilatados. Isso faz com que a superfície do olho pareça vermelha ou injetada.
Existem muitas causas para olhos ou olhos vermelhos. Alguns são emergências médicas. Outros são motivo de preocupação, mas não uma emergência. Muitos não são motivo de preocupação.
A vermelhidão ocular costuma ser menos preocupante do que a dor ocular ou problemas de visão.
Os olhos injetados de sangue aparecem vermelhos porque os vasos na superfície da parte branca do olho (esclera) ficam inchados. Os navios podem inchar devido a:
- Secura dos olhos
- Muita exposição ao sol
- Poeira ou outras partículas no olho
- Alergias
- Infecção
- Prejuízo
Infecções ou inflamação ocular podem causar vermelhidão, bem como possíveis problemas de coceira, secreção, dor ou visão. Isso pode ser devido a:
- Blefarite: inchaço ao longo da borda da pálpebra.
- Conjuntivite: Inchaço ou infecção do tecido claro que reveste as pálpebras e cobre a superfície do olho (a conjuntiva). Isso geralmente é conhecido como "olho rosa".
- Úlceras da córnea: feridas na córnea mais frequentemente causadas por uma infecção bacteriana ou viral grave.
- Uveíte: inflamação da úvea, que inclui a íris, o corpo ciliar e a coróide. A causa geralmente é desconhecida. Pode estar relacionado a um distúrbio autoimune, infecção ou exposição a toxinas. O tipo de uveíte que causa o pior olho vermelho é chamado de irite, na qual apenas a íris inflama.
Outras causas potenciais de vermelhidão dos olhos incluem:
- Resfriados ou alergias.
- Glaucoma agudo: aumento repentino da pressão ocular que é extremamente doloroso e causa sérios problemas visuais. Isto é uma emergência médica. A forma mais comum de glaucoma é de longa duração (crônica) e gradual.
- Arranhões da córnea: Lesões causadas por areia, poeira ou uso excessivo de lentes de contato.
Às vezes, uma mancha vermelha brilhante, chamada de hemorragia subconjuntival, aparecerá na parte branca do olho. Isso geralmente acontece após esforço ou tosse, o que causa a ruptura de um vaso sanguíneo na superfície do olho. Na maioria das vezes, não há dor e sua visão é normal. Quase nunca é um problema sério. Pode ser mais comum em pessoas que estão tomando aspirina ou anticoagulantes. Como o sangue vaza para a conjuntiva, o que é claro, você não pode limpar ou enxaguar o sangue. Como um hematoma, a mancha vermelha desaparece em uma ou duas semanas.
Tente descansar os olhos se a vermelhidão for causada por fadiga ou cansaço visual. Nenhum outro tratamento é necessário.
Se você tiver dor nos olhos ou um problema de visão, chame seu oftalmologista imediatamente.
Vá ao hospital ou ligue para o número de emergência local (como 911) se:
- Seu olho fica vermelho após um ferimento penetrante.
- Você tem uma dor de cabeça com visão turva ou confusão.
- Você está vendo halos ao redor das luzes.
- Você tem náuseas e vômitos.
Ligue para seu médico se:
- Seus olhos ficam vermelhos por mais de 1 a 2 dias.
- Você tem dor nos olhos ou alterações na visão.
- Você toma remédios para afinar o sangue, como a varfarina.
- Você pode ter um objeto em seu olho.
- Você é muito sensível à luz.
- Você tem secreção amarela ou esverdeada em um ou ambos os olhos.
Seu provedor realizará um exame físico, incluindo um exame oftalmológico, e fará perguntas sobre seu histórico médico. As perguntas podem incluir:
- Ambos os seus olhos estão afetados ou apenas um?
- Que parte do olho é afetada?
- Você usa lentes de contato?
- A vermelhidão apareceu de repente?
- Você já teve vermelhidão nos olhos antes?
- Você tem dor nos olhos? Piora com o movimento dos olhos?
- A sua visão está reduzida?
- Você tem secreção ocular, queimação ou coceira?
- Você tem outros sintomas, como náuseas, vômitos ou dor de cabeça?
Seu provedor pode precisar lavar seus olhos com uma solução salina e remover todos os corpos estranhos dos olhos. Você pode receber colírios para usar em casa.
Olhos vermelhos; Olhos vermelhos; Injeção escleral; Injeção conjuntival
- Olhos vermelhos
Dupre AA, Wightman JM. Olhos vermelhos e doloridos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 19.
Gilani CJ, Yang A, Yonkers M, Boysen-Osborn M. Diferenciando causas urgentes e emergentes de olhos vermelhos agudos para o médico de emergência. West J Emerg Med. 2017; 18 (3): 509-517. PMID: 28435504 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28435504/.
Rubenstein JB, Spektor T. Conjuntivitis: infecciosa e não infecciosa. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.6.